Conexões com a Cidade

45ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Imagem: Instagram #45mostrainternacionaldecinemadesp

A tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo está em sua 45ª edição e acontece dos dias 21/10/2021 ao 03/11/2021. A Mostra este ano vem com uma programação repleta de filmes premiados nos festivais internacionais do mundo, apresentando tendências, temáticas, narrativas e estéticas do cinema contemporâneo.

A programação da Mostra conta com 264 filmes de mais de cinquenta países, divididos em seções: Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Apresentação Especial e Retrospectiva Paulo Rocha. Também exibirá o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Titane, dirigido por Julia Ducournau, diretora francesa.

Destaque da Mostra Brasil para o filme Deserto particular, de Aly Muritiba o representante do Brasil no Oscar 2022.

O cartaz da divulgação da 45ª Mostra tem a assinatura do cartunista Ziraldo.

Os filmes da Mostra poderão ser vistos nos cinemas da cidade, mas mantém parte da programação on-line para todo Brasil.

Saiba mais: 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Rainha do rock! Rita Lee ganha exposição inédita no MIS SP

Crédito: Guilherme Samora/ divulgação/ Casa do Bom ConteúdoExposição sobre Rita Lee tem curadoria do filho da artista, João Lee

A exposição Rainha do Rock retrata, dentre vários pontos, o encontro e o amor de Rita Lee e Roberto de Carvalho; retrata também a família, a repressão da ditadura, a causa animal e obras de arte.

Rita Lee é cantora, compositora, instrumentista, atriz, escritora e ativista pelo direito dos animais. É também considerada a rainha do rock, uma multiartista, uma das mulheres mais influentes do Brasil!

Com a curadoria de João Lee, a exposição mostra os momentos mais emblemáticos da carreira de Rita Lee, as particularidades da sua trajetória, além de compartilhar aspectos inéditos da vida particular dela.

A exposição Rainha do Rock a fica em cartaz até o dia 28 de novembro de 2021.

Saiba mais: Rainha do rock! Rita Lee ganha exposição inédita no MIS SP (catracalivre.com.br)

Moderno onde? Moderno quando? A Semana de 22 como motivação

Imagem: Instagram @mamoficial

Em 2022 será o aniversário do Movimento Modernista de 22. O MAM organizou uma mostra que nomeou Moderno onde? Moderno quando? A Semana de 22 como motivação. A mostra traz uma excelente oportunidade de ver pinturas, esculturas, desenhos e fotografias que expressam uma inquietação de artistas participantes do evento no Theatro Municipal, que ficou marcado como a Semana de 22 – muitas vezes considerados nem sempre tão modernos.

Saiba mais: Moderno onde? Moderno quando? A Semana de 22 como motivação | MAM

“Equilíbrio”

Imagem: Instagram @japanhousesp

A dupla japonesa Daisy Balloon criou uma instalação com 9 mil balões na Japan House. “Equilíbrio” é uma instalação com 11 metros de comprimento por três metros de altura e ocupa a área expositiva no térreo, onde o visitante pode observar a passagem do tempo.

A instalação é inspirada nos ciclos da natureza, a ideia da obra é propor uma reflexão sobre o conceito de “Wa”, que simboliza o equilíbrio e a harmonia na cultura japonesa. Embora não haja uma tradução literal para a expressão “Wa”, seu sentido mais próximo é a valorização da ordem, da harmonia e da polidez no ambiente coletivo. Observa-se que à medida que os balões vão murchando, revelam sinais da passagem do tempo.

Por conta de ter na superfície dos balões uma camada externa de película polarizada, reflete a luz que incide sobre a instalação, projetando no espaço um efeito semelhante ao da aurora boreal.

Saiba mais: Equilíbrio – DAISY BALLOON | Exhibition | JAPAN HOUSE (São Paulo) (japanhousesp.com.br)

Ópera: Os sete pecados Capitais

Imagem: Instagram @ theatrosaopedro

A ópera Os 7 pecados capitais de Kurt Weill terá estreia em novembro. O espetáculo transita entre a música e o teatro para mergulhar nos aspectos de cada pecado capital.

Sobre a ópera

“A obra narra a história de Anna, que parte em viagem para conseguir trabalho e, mais tarde, poder retornar à Louisianna e construir uma casa para sua família. Brecht e Weill dividem Anna em duas. Anna I é cuidadosa e equilibrada; Anna II é uma menina transformada em mercadoria.”

Saiba mais: Estreia Os sete pecados Capitais no São Pedro | Theatro São Pedro – São Paulo (theatrosaopedro.org.br)