Caixa de Entrada

Como alojar de uma boa maneira, por meio de nosso Boletim TRAVESSIAS, uma transferência de trabalho, recortando os ditos espalhados pelas redes? A ideia consiste em abrir um espaço disposto à invenção, de modo a tecer uma expressão de laço entre o Boletim e a comunidade analítica.

Caixa de entrada terá como finalidade garimpar do chat do Zoom, os conteúdos produzidos durante as atividades preparatórias para as X Jornadas da EBP-SP – “Psicanálise em ato”, ali onde a palavra encontrou novas vias de circulação através de um comentário, uma questão sustentada, uma inquietação. Afinal, as palavras seguem sendo o alicerce primordial da invenção de Freud: o inconsciente participa!

Um canal de comunicação aberto à contingência que, posteriormente, poderá esclarecer sua utilidade e, talvez, algo sobre nossos tempos e sobre o laço com o Outro no terreno do discurso analítico.

Por Emelice Prado Bagnola (Associada ao CLIN-a)

01/09/2021 – Atividade preparatória das X Jornadas da EBP-SP “Psicanálise em ato”

Veridiana Marucio (EBP/AMP):

 O social sempre mobiliza os afetos: seja o amor, o ódio, a angústia ou a ignorância. Isso me parece que faz com que se torne impossível uma teoria puramente lógica e/ou pragmática da política. É a partir das questões dos afetos e das paixões que podemos dizer com Lacan que o Inconsciente é a política.