BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP - Seção São Paulo Local das Jornadas: Meliá…
Boletim Inter-dito #03
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BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP – Seção São Paulo
Local das Jornadas: Meliá Paulista – Av. Paulista, 2181, São Paulo/SP
Nº 3
Agosto de 2022
EDITORIAL
Por Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP e da AMP
É com satisfação que lançamos o terceiro número do Boletim Inter-dito, nosso veículo mensal destinado às elaborações em torno das XI Jornadas da EBP-SP: Ⱥ verdade e o gozo que não mente. Nosso boletim está abastado de contribuições em torno do referido tema e nos permite verificar o quanto a referência à verdade e ao gozo ocupam um lugar fundamental no ensino de Lacan.
VARIDADES
A VERDADE COMO CONTRADIÇÃO ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO
Jésus Santiago
AME, Membro da EBP e da AMP
O início do ensino de Lacan toma as formações do inconsciente – o sonho, o lapso e os chistes – como dependentes da verdade do desejo a respeito da letra e, no contexto desta elaboração, trata-se da letra alojada no inconsciente. No início dos anos cinquenta, em seu célebre comentário sobre a “A carta roubada”, de Edgar Alan Poe, confirma-se a importância concedida à carta/letra, pois esta se apresenta…
UMA VERDADE VARIÁVEL
Maria de Lourdes Mattos
Membro da EBP e da AMP
Inicialmente quero destacar a atualidade do tema das XI Jornadas da EBP-SP, tanto do ponto de vista clínico como político, dado que vivemos num tempo de falsas verdades.
A atual presidente da AMP Christiane Alberti, em intervenção no evento de permutação da diretoria do Bureau da FAPOL, trouxe contribuições importantes ao nosso tema.
VERDADE, UM LUGAR
Fabiola Ramon
Membro da EBP e da AMP
Cristiane Alberti em recente intervenção intitulada “Liberdade de expressão: a verdade é amável?”[i] traz importantes contribuições para pensarmos o tema das XI Jornadas da Seção São Paulo.
Destacarei um ponto específico de sua explanação: de que Lacan situou a verdade como um lugar. Trata-se de um lugar necessário, assim como também é necessário que este lugar esteja vazio, para que possa produzir saber. Essa é uma condição fundamental para que uma experiência analítica possa se dar…
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “O AMOR À VERDADE EM FREUD”
Velária Ferranti
Membro da EBP e da AMP
Em 1896, em uma carta endereçada a Fliess , encontramos o primeiro modelo do Aparelho Psíquico. Pareceu-me interessante tomá-lo tanto no tempo – já que escrito há mais de um século-, como por aquilo que escapa ao próprio aparelho: os fueros. Já de saída, algo falha no maquinário da representação. Ao inventar um método e orientar seus pacientes a falar livremente, Freud busca, naquilo que falha..
INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “A VERDADE COMO ESTRUTURA DE FICÇÃO”
Maria Cecília Galletti Ferretti
AME, Membro da EBP e da AMP
Freud e Lacan, depararam-se, ambos, com a questão da verdade, questão tratada pela filosofia desde os seus primórdios. Marie-Hélène Brousse, abordando o uso que faz Lacan da filosofia e fazendo notar o quanto Lacan refere-se a ela, afirma que ele “utiliza alguns filósofos de uma maneira que lhe é própria. Depois da descontinuidade radical que Freud produziu no discurso por meio de uma definição inédit…
RESSONÂNCIAS DOS EIXOS TEMÁTICOS
O QUE EM NOSSA PRÁTICA TEM SE APRESENTADO COMO PRELIMINAR?
Camila Colás
Associada ao CLIN-a
Nas X Jornadas da EBP-SP “Psicanálise em Ato” (2021) Anna Aromí levantou questões importantes em sua conferência sobre como entendemos e praticamos as entrevistas preliminares nos tempos de hoje: “o mínimo que podemos dizer das entrevistas preliminares é que são o tempo necessário e variável em cada caso, para que o discurso do inconsciente se estabeleça e o sintoma se apresente”…
URGÊNCIA E SATISFAÇÃO NAS ENTREVISTAS PRELIMINARES
Sílvia Sato
Membro da EBP e da AMP
Podemos dizer que ao considerar o empuxo à satisfação no início do tratamento, é preciso repensar o lugar do amor à verdade nas entrevistas preliminares?
Alberti retoma Lacan ao dizer que “Dar essa satisfação é a urgência que a análise preside” e propõe que, desde seu início, a direção do tratamento seja orientada pela urgência de satisfação…
ANTES DE CONCLUIR, CORTAR
Janaina de Paula Costa Veríssimo
Associada ao CLIN-a
Tomo como ponto de partida, para escrever estas breves notas, o Eixo 1 – O amor à verdade e as entrevistas preliminares – das XI Jornadas da EBP-SP, do qual extrai o seguinte fragmento de Jacques-Allain Miller: “(…) a verdade é intrinsecamente da mesma essência que a mentira”. Mais ainda: “o gozo, ou os gozos do corpo falante, porém, é aquilo que não mente”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UM DIZER: A OBRA COMENTADA
UMA JOIA INTRAMUROS
Maria do Carmo Dias Batista
AME, membro da EBP e da AMP
Estou falando com as paredes [Je parle sux murs] é um pequeno livro, último da série dos pequenos livros Paradoxos de Lacan, lançada pela Zahar no Brasil entre a primeira e a segunda década dos anos 2000 e dirigida por Judith e Jacques-Alain Miller.
Estou falando com as paredes reúne três aulas do Seminário O saber do psicanalista, proferidas por Lacan na capela do Hospital…
GIACOMETTI – IMPLOSÃO DO OLHAR
Fernando Prota
Membro da EBP e da AMP
O próprio, o particular, da arte moderna do século XX é o profundo questionamento da noção de representação. A partir dessa particularidade, interessa ao psicanalista se deixar tocar pela questão: qual é o modo singular, a afirmação criativa com a qual cada artista responde a algo que o ultrapassa após essa queda da representação?
A resposta que encontramos na obra de Alberto Giacomett…
VERBETES E REFERÊNCIAS
Na intenção de que o levantamento das referências bibliográficas sobre o tema Ⱥ verdade e o gozo que não mente não seja apenas uma lista de consulta, esta Comissão de Referências Bibliográficas propõe uma apresentação das referências bibliográficas a partir de verbetes. Isto é, para cada número do Boletim Inter-dito, ofereceremos alguns verbetes (Clínico, Epistêmico e/ou Político), construídos a partir de uma citação e seguida de um pequeno texto.
ACONTECE NA CIDADE
Comissão de acolhimento
A cidade futurista de David Cronenberg, em Crimes of the future (2022), é uma cidade de vazios pontuados por algumas performances. Por um lado, uma burocracia estatal nada opressiva, mas curiosamente interessada naquilo que é o tema do filme – o que é o humano no momento em que estes evoluem para não sentir a dor orgânica? Por outro, performances artísticas nas quais este mistério – o que é o humano?…
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