skip to Main Content

“O coro e o cômico” – Entrevista com Fábio Cordeiro

Espetáculo Macunaima, dirigido por Antunes Filho.
Foto: Emidio Luisi. Instagram: @emidioluisi
Magno Azevedo e Elisangela Miras
Comissão de Arte e Cultura

No dia 29 de maio de 2023, a Comissão de Arte e Cultura realizou uma entrevista, conduzida por Magno Azevedo e Elisangela Miras, com Fábio Cordeiro.

Fabio Cordeiro é antes de tudo um homem de teatro e que ao longo de sua carreira combinou o exercício do fazer teatral com uma carreira acadêmica onde chegou aos grados de Pós Doc pela Universidade de São Paulo. Além de ensaísta, com o próximo livro CORALIDADES EMANCIPADAS (itinerários da cena colaborativa brasileira) ainda sem data e editora, Fabio é artista da NONATA CIA DE ARTE, criada por ele em 2004. Atualmente dirige e atua na leitura dramatizada de O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena.

Os pontos abordados em nossa conversa são muito pertinentes à investigação sobre o riso, o chiste, a comédia e suas relações com a psicanálise.
No “Seminário, livro 7: ética da psicanálise”, no capítulo “O brilho de Antígona”, Lacan se pergunta: “O Coro, o que é? Dir-lhe-ão – São vocês. Ou então – Não são vocês. A questão não é essa. Trata-se de meios, meios emocionais. Eu diria – O Coro são pessoas que se emocionam.”[1]
“O Coro e o Cômico”, é um convite à nossa comunidade para mais um mergulho nesse universo do R.I.S.o das XII Jornadas da EBP-SP.
Aqui vocês encontrarão o início dessa conversa.

Clique aqui para ouvir o áudio

Para acessar a entrevista completa cliquem no link.
Boa escuta!

Clique aqui para ouvir o áudio


[1] LACAN, J. Seminário, livro 7: a ética da psicanálise, 2 ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2008, p. 299.
Back To Top