Editorial Boletim Fora da Série #05

Imagem: Instagram @puntoazulgaleria
Imagem: Instagram @puntoazulgaleria
Valéria Ferranti – Membro EBP/ AMP – Diretora Geral da EBP – Seção São Paulo

Chegamos ao último número do boletim “Fora da Série”  – produção que acompanhou toda a jornada Subversões, da Escola Brasileira de Psicanálise, Seção São Paulo, com a colaboração dos colegas da AMP e daqueles que foram tocados pelo tema. O vigor presente em cada texto publicado, apesar dos dias que seguem, reafirma que a psicanalise pode ser um espaço de respiro.

Então, para concluir, por enquanto, o leitor encontrará uma preciosa  contribuição de Cássia Maria Guardado que, ao ler tenazmente o texto  “A subversão do sujeito ou a dialética do desejo no inconsciente freudiano” extrai do Lacan “clássico” e da subversão relativa a regulação do gozo as linhas que levam ao nó borromeano.

Maria Célia Reinaldo Kato debruçou-se sobre o ato analítico e a subversão do sujeito instituída pelo ato, a destituição das amarras significantes para que se possa suportar o vazio da existência.

O leitor encontrará, através da pena de Veridiana Marucio, um modo instigante para abordar as Subversões: o riso. Citando Baudelaire  a autora diz da dimensão profunda e humana presente no riso e se pergunta se há algo de subversivo. Passando pela filosofia e pelo clássico freudiano acerca do Witz propõe: “Resta-nos definir de que forma o riso é subversivo e nos perguntarmos se a psicanálise tem algo a dizer sobre isso, já que é dessa mesma maneira que Miller[1] a define, dizendo que a psicanálise não é revolucionária, mas subversiva.”

Eliana Machado Figueiredo e Blanca Musachi  se deixam ensinar pelo artista. Eliana se serve de uma obra audio visual “A monster call” para abordar o despertar, o umbigo do sonho, o real até chegar no final da análise e ao sinthoma e Blanca nos traz suas impressões da atividade com a artista Rosana Paulino enfatizando o trauma da escravidão e as suturas e costuras na história-Brasil.

Que o leitor possa desfrutar destas contribuições!


[1] Miller, J.A. Anguille en Politique, in https://ebpsp.wordpress.com/anguille-en-politique-jacques-alain-miller/ Acessado em 24/10/2020. O texto é transcrição da conferência “Anguille en politique”, proferida na rádio France-Culture em 2005.