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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

Boletim Inter-dito #05

BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP – Seção São Paulo
Local das Jornadas: Meliá Paulista – Av. Paulista, 2181, São Paulo/SP
Nº 5
Outubro de 2022

EDITORIAL

Por Alessandra Pecego
Diretora da EBP-SP – Membro da EBP e da AMP

Fecho essa empreitada com esse último número de nosso boletim INTER-DITO!  Aposto que eles foram, ao menos, cinco catalisadores para o trabalho da comunidade analítica que bordeia a Seção São Paulo para que possamos ter um debate vivo nos dias 04 e 05 de novembro em nossas Jornadas!

Em VARIDADES, subverto um pouco a ordenação dos textos.  Começo com o texto “Desajuste entre a verdade e o real”…

VARIDADES

DUAS CENAS INFANTIS RELATIVAS À VERDADE

Pore Cássia Maria Rumenos Guardado
AME, membro da EBP/AMP

Uma ficção

Em A Caça, filme sueco dinamarquês de 2012, uma menina de 4 anos, cujo vizinho era também seu professor na escola, e de quem gostava muito, diz que ele havia feito algo com ela que de fato não era verdade, mas que, no entanto, provoca de imediato uma reação das autoridades da escola em relação ao professor, como também…

DESAJUSTE ENTRE A VERDADE E O REAL

Por Joaquín Carrasco
Membro da NEL e da AMP

A relação entre o sujeito e a verdade varia entre o começo de uma análise e uma análise que dura. Este ponto, que encontramos no argumento sob o subtítulo “O parentesco da verdade com o gozo”, causa-me especial interesse. Proponho-me, então, um pequeno desenvolvimento em torno desta variação, tomando como principal…

‘VERDADES’ INTERCAMBIÁVEIS

Por Teresinha Natal Meirelles do Prado
Membro da EBP/AMP

Um fenômeno cada vez mais evidente na atualidade é o papel das redes sociais na vida dos seres humanos, algo que se intensificou ainda mais com a pandemia. Contudo, enquanto nos deliciamos com posts anódinos de belas paisagens, comidas apetitosas, bichinhos e bebês bonitinhos, todo um mercado se realiza, cujos produto…

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “O OUTRO (QUE NÃO EXISTE) É O DA VERDADE” – O LUGAR DA VERDADE EM LACAN

Por Luiz Fernando Carrijo da Cunha
AME, membro da EBP e da AMP

O sentido do retorno a Freud no dito primeiro ensino de Lacan não dispensa o lugar que a verdade ocupa nos desenvolvimentos de Freud. Lacan lhe é fiel: O fracasso da linguagem “premia seu mais secreto anseio”, ao localizar a verdade nas entrelinhas do fio da linguagem que, ao fracassar com seus “atos falhos”, demonstra ali um efeito…

INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “O GOZO QUE NÃO MENTE É O GOZO COMO TAL?”

Por Fernando Prota
Membro da EBP e da AMP

O vetor que me foi solicitado trabalhar foi: “O gozo que não mente é o gozo como tal?”. A formatação da frase nos remete à citação de Miller sobre o último ensino de Lacan, a qual se apresenta no próprio argumento no terceiro parágrafo: “o gozo feminino, esse que é concebido ‘como princípio do regime do gozo como tal (…)

INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “VERDADE MENTIROSA”

Por Gustavo Menezes
Membro da EBP e da AMP

Gostaria de destacar dois pontos a partir do vetor que me foi atribuído: 1) o passe é a revelação que a verdade é mentirosa; 2) na contemporaneidade, em nome da verdade, o S1 descolado do S2 consiste em uma verdade totalizante. Iniciarei pelo segundo.
Em nossa época, a evidente desvalorização da verdade a qualifica de pós-verdade. Em pesquisa recente…

RESSONÂNCIAS DOS EIXOS TEMÁTICOS

O COGITO LACANIANO E O CORPO QUE SE GOZA, SOB A PERSPECTIVA DO PARLÊTRE

Por Cynthia Gonçalves Gindro
Associada ao CLIN-a

Jacques Lacan, em R.S.I., traz o neologismo que condensa a fala e o ser, traduzido para o português por falasser. Chama-me a atenção o lêtre, quando escrito parlêtre, pois parece pôr em evidência a relação do falante com a letra quando se fala.
Para que essa ideia se esclareça, recorro à referência de Jacques-Alain Miller, quando ele cita uma localização..

O QUE NÃO SE FORMALIZA SE TORNA SOM

Por Elisangela Miras

A partir da citação acima que se encontra no Eixo 4 das Jornadas, ressoou para mim a fala que passa pelo corpo afetando-o. A partir dessa ressonância, voltei à Freud quando afirma que o eu é primeiro e acima de tudo um eu corporal.
Lacan, em seu Discurso de Roma, trata a ordem simbólica como a ordem em que se situa a psicanálise…

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VERBETE EPISTÊMICO:

A interpretação analítica alcança o além do princípio do prazer?
“A potencialidade infinita do discurso livre põe apenas como único limite ao gozo o princípio do prazer. O limite da interpretação deve ser outro […] Em vez de recorrer ao princípio do prazer e às suas possibilidades indefinidas, trata-se de introduzir a modalidade do impossível como limite”. (LAURENT, E. “O além do falo, a desordem do ilimitado”. Opção lacaniana, nº. 84, 2022, p. 71)

O LITORAL E O SONHO

Magno Azevedo
Mariana Galletti Ferretti
Rubens Berlitz
Pela Comissão de Referências Bibliográficas destas Jornadas da EBPSP

Nosso convidado das XI Jornadas da EBP-SP, “Ⱥ verdade e o gozo que não mente “, Laurent Dupont, escreveu um texto para o Papers 4 Sonho, real, verdade, do XII Congresso da AMP de Buenos Aires que tinha como título: O Sonho, sua interpretação e seu uso no tratamento lacaniano.
No texto, “Da decifração à letra…

ACONTECE NA CIDADE

Comissão de acolhimento

No Instituto Tomie Ohtake acontece a exposição “O Rinoceronte: 5 séculos de gravura do Museu Albertina” (The Albertina Museum Vienna). O Instituto acolhe o maior acervo de desenhos e gravuras do mundo, com 154 trabalhos de 41 artistas, que vão desde mestres do Renascimento à artistas da contemporaneidade.

O Rinoceronte: 5 séculos de gravuras do Museu Albertina
De 02 de setembro a 20 de novembro de 2022
De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo
Entrada pela Rua Coropés, 88.
A 800m do metrô Faria Lima (linha amarela)

COMISSÕES

INSCRIÇÕES

Jovita Carneiro de Lima (coordenadora),
Niraldo de Oliveira Santos (coordenador) Andressa Luz,
Cynthia Gindro, Élida Biasoli, Elisângela Miras,
Gabriela Malvezzi, Paula Maia, Veridiana Marucio
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