BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP - Seção São Paulo Local das Jornadas: Meliá…
Boletim Inter-dito #05
BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP – Seção São Paulo
Local das Jornadas: Meliá Paulista – Av. Paulista, 2181, São Paulo/SP
Nº 5
Outubro de 2022
EDITORIAL
Por Alessandra Pecego
Diretora da EBP-SP – Membro da EBP e da AMP
Fecho essa empreitada com esse último número de nosso boletim INTER-DITO! Aposto que eles foram, ao menos, cinco catalisadores para o trabalho da comunidade analítica que bordeia a Seção São Paulo para que possamos ter um debate vivo nos dias 04 e 05 de novembro em nossas Jornadas!
Em VARIDADES, subverto um pouco a ordenação dos textos. Começo com o texto “Desajuste entre a verdade e o real”…
VARIDADES
DUAS CENAS INFANTIS RELATIVAS À VERDADE
Pore Cássia Maria Rumenos Guardado
AME, membro da EBP/AMP
Uma ficção
Em A Caça, filme sueco dinamarquês de 2012, uma menina de 4 anos, cujo vizinho era também seu professor na escola, e de quem gostava muito, diz que ele havia feito algo com ela que de fato não era verdade, mas que, no entanto, provoca de imediato uma reação das autoridades da escola em relação ao professor, como também…
DESAJUSTE ENTRE A VERDADE E O REAL
Por Joaquín Carrasco
Membro da NEL e da AMP
A relação entre o sujeito e a verdade varia entre o começo de uma análise e uma análise que dura. Este ponto, que encontramos no argumento sob o subtítulo “O parentesco da verdade com o gozo”, causa-me especial interesse. Proponho-me, então, um pequeno desenvolvimento em torno desta variação, tomando como principal…
‘VERDADES’ INTERCAMBIÁVEIS
Por Teresinha Natal Meirelles do Prado
Membro da EBP/AMP
Um fenômeno cada vez mais evidente na atualidade é o papel das redes sociais na vida dos seres humanos, algo que se intensificou ainda mais com a pandemia. Contudo, enquanto nos deliciamos com posts anódinos de belas paisagens, comidas apetitosas, bichinhos e bebês bonitinhos, todo um mercado se realiza, cujos produto…
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “O OUTRO (QUE NÃO EXISTE) É O DA VERDADE” – O LUGAR DA VERDADE EM LACAN
Por Luiz Fernando Carrijo da Cunha
AME, membro da EBP e da AMP
O sentido do retorno a Freud no dito primeiro ensino de Lacan não dispensa o lugar que a verdade ocupa nos desenvolvimentos de Freud. Lacan lhe é fiel: O fracasso da linguagem “premia seu mais secreto anseio”, ao localizar a verdade nas entrelinhas do fio da linguagem que, ao fracassar com seus “atos falhos”, demonstra ali um efeito…
INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “O GOZO QUE NÃO MENTE É O GOZO COMO TAL?”
Por Fernando Prota
Membro da EBP e da AMP
O vetor que me foi solicitado trabalhar foi: “O gozo que não mente é o gozo como tal?”. A formatação da frase nos remete à citação de Miller sobre o último ensino de Lacan, a qual se apresenta no próprio argumento no terceiro parágrafo: “o gozo feminino, esse que é concebido ‘como princípio do regime do gozo como tal (…)
INTERVENÇÃO SOBRE O VETOR: “VERDADE MENTIROSA”
Por Gustavo Menezes
Membro da EBP e da AMP
Gostaria de destacar dois pontos a partir do vetor que me foi atribuído: 1) o passe é a revelação que a verdade é mentirosa; 2) na contemporaneidade, em nome da verdade, o S1 descolado do S2 consiste em uma verdade totalizante. Iniciarei pelo segundo.
Em nossa época, a evidente desvalorização da verdade a qualifica de pós-verdade. Em pesquisa recente…
RESSONÂNCIAS DOS EIXOS TEMÁTICOS
O COGITO LACANIANO E O CORPO QUE SE GOZA, SOB A PERSPECTIVA DO PARLÊTRE
Por Cynthia Gonçalves Gindro
Associada ao CLIN-a
Jacques Lacan, em R.S.I., traz o neologismo que condensa a fala e o ser, traduzido para o português por falasser. Chama-me a atenção o lêtre, quando escrito parlêtre, pois parece pôr em evidência a relação do falante com a letra quando se fala.
Para que essa ideia se esclareça, recorro à referência de Jacques-Alain Miller, quando ele cita uma localização..
O QUE NÃO SE FORMALIZA SE TORNA SOM
Por Elisangela Miras
A partir da citação acima que se encontra no Eixo 4 das Jornadas, ressoou para mim a fala que passa pelo corpo afetando-o. A partir dessa ressonância, voltei à Freud quando afirma que o eu é primeiro e acima de tudo um eu corporal.
Lacan, em seu Discurso de Roma, trata a ordem simbólica como a ordem em que se situa a psicanálise…
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VERBETE EPISTÊMICO:
A interpretação analítica alcança o além do princípio do prazer?
“A potencialidade infinita do discurso livre põe apenas como único limite ao gozo o princípio do prazer. O limite da interpretação deve ser outro […] Em vez de recorrer ao princípio do prazer e às suas possibilidades indefinidas, trata-se de introduzir a modalidade do impossível como limite”. (LAURENT, E. “O além do falo, a desordem do ilimitado”. Opção lacaniana, nº. 84, 2022, p. 71)
O LITORAL E O SONHO
Magno Azevedo
Mariana Galletti Ferretti
Rubens Berlitz
Pela Comissão de Referências Bibliográficas destas Jornadas da EBPSP
Nosso convidado das XI Jornadas da EBP-SP, “Ⱥ verdade e o gozo que não mente “, Laurent Dupont, escreveu um texto para o Papers 4 Sonho, real, verdade, do XII Congresso da AMP de Buenos Aires que tinha como título: O Sonho, sua interpretação e seu uso no tratamento lacaniano.
No texto, “Da decifração à letra…
ACONTECE NA CIDADE
Comissão de acolhimento
No Instituto Tomie Ohtake acontece a exposição “O Rinoceronte: 5 séculos de gravura do Museu Albertina” (The Albertina Museum Vienna). O Instituto acolhe o maior acervo de desenhos e gravuras do mundo, com 154 trabalhos de 41 artistas, que vão desde mestres do Renascimento à artistas da contemporaneidade.
O Rinoceronte: 5 séculos de gravuras do Museu Albertina
De 02 de setembro a 20 de novembro de 2022
De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo
Entrada pela Rua Coropés, 88.
A 800m do metrô Faria Lima (linha amarela)