Tel.:(11) 3081-8947  |   CONTATO
  |    |    |  

BIBLIOTECA EM TEMPO REAL

by secao_sp in Biblioteca em Tempo Real

Imagem: Instagram @rguidon

Imagem: Instagram @rguidon

BIBLIOTECA EM TEMPO REAL

 Milena Vicari Crastelo – EBP/AMP

Como pensar o tempo em tempos do Coronavírus? Como manter o laço mesmo em isolamento? Como se servir do virtual sem que ele substitua o encontro dos corpos?

Muitas questões se colocaram desde que fomos invadidos pelo COVID-19 – inimigo invisível, que chegou sem pedir licença, operando uma mudança radical em nossas vidas. Fazendo referência ao texto de Lacan de 1945: “O tempo lógico e a asserção de certeza antecipada”[1], o instante de ver foi como um relâmpago que imediatamente nos arremessou ao tempo para compreender.

Marie-Hélène Brousse em seu texto Os tempos do vírus se pergunta: Diante do vírus, o que se passa? E nos dirá: “Não se trata, portanto, de uma sucessão cronológica que nivela o tempo como um continuum. A ênfase é colocada sobre o que Lacan chama, então, uma “descontinuidade tonal” ou uma “sucessão real”, cada momento podendo ter ou não ter lugar, se resolver ou não, no seguinte. […] O tempo para compreender, de fato, exige uma reconfiguração de enquadres extremamente estreitos da realidade psíquica. Estes últimos permitem, em tempos normais, que os corpos falantes organizem sua vida cotidiana pela rotina de automatismos adquiridos a partir dos discursos que os constituem.” [2]

Essa rotina foi abruptamente interrompida, quebrada, o Real mostrou sua face de maneira devastadora, não temos mais esse tempo para organizar nossa vida cotidiana, mas seguimos – operando com as invenções – fazendo uso da tecnologia, que pode nos aproximar, mesmo em isolamento, e permitir que algum laço se faça, vamos inventando modos inéditos e inusitados de fazer laço.

Nesses tempos que correm sem o encontro dos corpos, nossa biblioteca se coloca a trabalho, a partir do desejo de cada um dos que compõem a comissão, trazendo suas elaborações e contribuições da leitura de textos de Freud, Lacan, de psicanalistas e também de outros campos do saber.

Os textos circularão na nossa Biblioteca em Tempo Real através das mídias digitais. Boa leitura!


[1] Lacan, Jacques. “O tempo lógico e a asserção de certeza antecipada. Um novo sofisma. In: Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 197-213.
[2]  Brousse, Marie-Hélène. “Os tempos do vírus. In: Correio Express Extra n° 07, Abril de 2020, disponível em: https://www.ebp.org.br/correio_express/2020/04/04/os-tempos-do-virus/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>