BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP - Seção São Paulo Local das Jornadas: Meliá…
Editorial Boletim Inter-dito #03
Por Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP e da AMP
É com satisfação que lançamos o terceiro número do Boletim Inter-dito, nosso veículo mensal destinado às elaborações em torno das XI Jornadas da EBP-SP: Ⱥ verdade e o gozo que não mente. Nosso boletim está abastado de contribuições em torno do referido tema e nos permite verificar o quanto a referência à verdade e ao gozo ocupam um lugar fundamental no ensino de Lacan.
A rubrica Varidades – que nesta edição recebe as inestimáveis contribuições de Jésus Santiago, Maria de Lourdes Mattos e Fabiola Ramon – abriga também outras duas seções: Atividades Preparatórias e Ressonâncias dos Eixos Temáticos.
Em Atividades Preparatórias, estão dispostos os textos decorrentes das intervenções de Valéria Ferranti e Maria Cecília Galletti Ferretti na primeira atividade preparatória rumo às XI Jornadas da EBP-SP, versando sobre dois vetores que integram o Argumento das Jornadas: “O amor à verdade em Freud” e “A verdade como estrutura de ficção”, respectivamente.
Visando amplificar e propagar os Eixos Temáticos – que têm função norteadora para o envio de trabalhos para as Mesas Simultâneas durante as XI Jornadas, Camila Colás, Silvia Sato e Janaina Veríssimo colocaram suas lupas sobre o Eixo 1: “O amor à verdade e as entrevistas preliminares” e o tomaram como matéria candente para elaborar questões acerca do que está em jogo nas entrevistas preliminares na clínica atual.
Temos também novidades na rubrica Referências Bibliográficas, que além dos verbetes e das indicações das referências, conta com a inserção da seção “Um dizer: a obra comentada”, na qual estão contidos os textos de Maria do Carmo Dias Batista “Uma joia intramuros”, que versa sobre as três aulas do Seminário O saber do psicanalista, de Lacan, reunidas no livro “Estou falando com as paredes”, e de Fernando Prota “Giacometti – implosão do olhar”, que nos traz um comentário sobre o impacto da obra de Alberto Giacometti.
Não deixe também de conferir a seção “Acontece na cidade”, com as dicas da Comissão de Acolhimento sobre o que de especial acontece na cidade de São Paulo.
Para encerrar este editorial e convida-los imediatamente à leitura, destaco um trecho do texto de Jésus Santiago:
“Enquanto semi-dizer, ela (a verdade) jamais poderá constituir-se numa espécie de metalinguagem que permitiria dizer o “verdadeiro sobre o verdadeiro” pois “ela é contradição, e se enraíza sempre sobre o “não”, e o seu desígnio consiste na “denúncia da não-verdade”. Se de um lado, a verdade padece desta limitação, de outro, “ela é sem limite, ela é abertura” em condições de vir à tona sob o modo de denúncia do falso. A firmeza com a qual Lacan abraça essa leitura diz respeito ao fato de que se a carta/letra encarna o falo como portador da verdade da castração, mais dia, menos dia, ela chegará ao seu destinatário”.
A Comissão de Boletim aposta, desde já, que a produção contida nesta edição promova esta função de abertura e que chegue ao seu destinatário!