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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

Leituras da Biblioteca “Sobre a sexualidade feminina” (S. Freud – 1931)¹

Cristiana Gallo (EBP/AMP)

O texto “Sobre a sexualidade feminina” de Freud nos remete a uma importante questão clínica ao tratar da fase pré-edípica na menina, na qual se situa a original vinculação com a mãe.

Nestas suas últimas formulações sobre o tema, Freud considera a importância de tratar tal vinculação, sensível às “vozes do feminismo”(2) presentes ao movimento psicanalítico da época, como as de Jeanne Lampl-de Groot, Helene Deutsch e Ruth Mack Brunswick.

Da leitura destacam-se as razões que conduziriam ao desligamento da mãe, com ênfase no que Freud apresenta como a “inferioridade orgânica” da menina que, uma vez reconhecida, faz com que ela se rebele contra a mãe. A inveja fálica na menina se coloca como elemento fundamental nos destinos da sexualidade feminina, uma vez que pode determinar a detenção do “caminho evolutivo” que conduz ao pai, fazendo restar um complexo de masculinidade ao invés da realização da feminilidade.

No entanto, interessante foi notar que, a despeito das múltiplas razões que podem conduzir ao desprendimento da mãe, Freud destaca que tal vinculação está destinada a “perecer”, uma vez que estaria dominada por uma poderosa ambivalência – amor e ódio.

O “amódio” se colocou nos termos que se desprenderam do texto e conduziram às evidências clínicas do que se revela em termos absolutos na relação entre mãe e filha, em que ‘o caso a caso’ pode fazer ressaltar o que não foi cedido em termos da original satisfação aí obtida.

Pontualmente, a leitura do texto de 1931 conversou com o texto de 1932 “A feminilidade”(3), fazendo notar que a sexualidade feminina resta enigmática para Freud, não se obtendo uma final correspondência entre feminilidade e anatomia.

Neste sentido, a disposição bissexual, apontada como mais evidente nas mulheres do que nos homens, dada a existência de duas zonas sexuais dominantes (clitóris e vagina), pareceu encontrar uma nova perspectiva pela indicação de Freud de que a psicanálise

nos ensina a manejar com uma só libido, ainda que seus fins e modos de gratificação possam ser ativos e passivos.

Contudo, acrescentou-se à leitura algo das posições da mulher e do homem no amor, introduzindo-se a assertiva de Freud que aponta o que aí está separado por uma “defasagem psicológica”. Ponto que pode inaugurar uma nova conversa de Freud a Lacan.

Concluiu-se com a indicação de Freud, ao final do texto “A feminilidade”, que parece nos lançar num caminho para além do Édipo, ao falar da mulher para além da função sexual: para além ela “é um ser humano” e Freud nos convida a buscar em nossa própria experiência, na poesia ou na ciência, os meios de avançar sobre o “enigma da feminilidade”. Com Lacan, seguimos a partir de sua formulação “não-toda fálica” que nos dirige “às mulheres e seus nomes”.

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1FREUD, S. (1931) “Sobre la sexualidad femenina”. Em: Obras Completas III. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1981.

2FUENTES, M.J.S As mulheres e seus nomes:Lacan e o feminino. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012, p.91

3FREUD. S. (1932) “A feminilidade. Conferência 33”. Em: O feminino que acontece no corpo: a prática da psicanálise nos confins do simbólico.Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012.

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