skip to Main Content

Editorial Boletim Traços #05

Instagram @hlhandang
Instagram @hlhandang
Por Veridiana Marucio
(EBP/AMP)

Espelho da evolução social, a solidão é um tema universal e uma marca na história da humanidade. Idealizada, fantasiada, uma ilusão do ser falante, inspirou e ainda inspira inúmeros trabalhos literários e artísticos, como pudemos acompanhar a elaboração de nossos colegas nos boletins anteriores rumo à IX Jornadas da EBP-SP.

Agora apresento a vocês o boletim Traços número 5! Composto por quatro textos que abordam o tema da Solidão de maneira diversa e que se servem também da literatura e de temas candentes, esta edição nos orienta em direção ao nosso encontro já muito esperado!

Para abrir, Bianca Coutinho Dias, psicanalista e crítica de arte, através da escrita “feita com o próprio corpo a beira do abismo”, de Juliano Garcia Pessanha, mais precisamente a de seu último livro – Recusa do não-lugar -, constrói uma elaboração interessantíssima sobre a solidão, a partir da ideia do autor de solidão fecunda. Para a autora, esse conceito coincide com o que Brousse trabalha na entrevista publicada em nosso primeiro boletim.

Logo após, nossa colega de Minas Fernanda Otoni Brisset reapresenta seu trabalho: “Dona Flor, a solidão entre dois”. Nesse texto belíssimo, acompanhamos a invenção de Dona Flor, da obra de Jorge Amado, “cuja ousadia está em bem dizer como o tumulto do gozo de uma mulher pode se arranjar com a ousadia de um casal…”.

Em seguida, Ariel Bogochvol, de forma precisa e com uma escuta atenta, nos apresenta, a partir de uma declaração do atual presidente Jair Bolsonaro a propósito da sua não solidão no poder, como o autor mesmo diz:  um testemunho e, de forma involuntária, uma contribuição ao tema das nossas jornadas.

Para finalizar, Maria Helena Barbosa faz uma articulação teórica aprofundada sobre a constituição do sujeito à luz do último ensino de Lacan, cotejando com o primeiro ensino, a partir da solidão estrutural intrínseca ao parlêtre.

Asseguro a vocês que vale a pena conferir essas produções interessantíssimas e instigantes dos nossos colegas.

Nos vemos em breve!

Back To Top