Boletim Fora da Série das Jornadas da Seção SP - Número 05 - Novembro de…
Editorial Boletim Fora da Série #2
Por Alessandra S. Pecego (EBP/AMP)
Aos leitores, só posso adiantar que irão encontrar boas versões de escritas nesse segundo Boletim Fora da Série.
Resultado de um trabalho vivo de nossa comunidade analítica via Escola Brasileira de Psicanálise – Seção SP, sua interface com outras áreas e o efeito do contemporâneo em nossa produção. O isolamento, imposto pela pandemia, não nos fez recuar e estamos inventando meios de ressoar nossas falas, de experimentar novos arranjos e de sustentar laços.
Na rubrica Sub-versões encontrarão textos que fazem avançar a questão da subversão do sujeito, desde a primazia do simbólico até o ultimíssimo Lacan. Nossos membros que se puseram ao trabalho foram Heloisa Telles, Bernardino Horne, Eduardo Benedicto, Leny Mrech e Maria Helena Barbosa.
Publicamos em Pontuações, os textos apresentados em 26 de agosto de 2020, como indicação de disciplina do comentário e que tomaram proporções de ir além disso. Cada autor pôde colocar sua questão que articula o inconsciente como hiância, seu efeito de furo que subverte e uma articulação com o que a psicanálise pode propor para tratar o coletivo como o Um singular. Trabalharam aqui: Fabíola Ramon, Camila Popadiuk e Alessandra S. Pecego.
Em Invenções<>Subversões o espaço para pensar e trazer o que temos de efeito nas artes, no mundo, o que nos interpreta e o que nos antecipa. Marise Nubile, autora do texto “Arte e Subversão” aí apresentado, nos traz algo sobre a “inquietante estranheza” da arte, a perda do objeto agalmático e a efemeridade.
Fora da Série quer ter como marca: o que lhe causa surpresa? o que irrompe? o que não faz par? o que escapa? Espaço onde Cristiana Gallo fala de seu incalculável, como pode ser tocada.
Destaco que teremos alguns Marcadores de Leitura na rubrica Referências Bibliográficas. São breves comentários sobre a bibliografia indicada nos números anteriores e o pinçamento de trechos que podem se articular ao trabalho em andamento.
Poderão retomar como inscrever-se, consultar nosso programa, enviar trabalhos para as mesas simultâneas, participar de um cartel fulgurante.
O convite está feito e refeito! Que possamos nos encontrar aqui!