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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

Boletim Gaio #05

#05 – SETEMBRO 2023

Editorial

Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP/AMP
Diretor da EBP-Seção São Paulo

Chegamos à edição #5 do Boletim Gaio, o que indica que estamos, aproximadamente, a um mês das Jornadas R.I.S.o. Do lançamento, no mês de abril, até aqui, foram muitas as vias abertas em torno do tema. Um apanhado de perguntas, hipóteses e elaborações, vindo de diversos colegas da EBP e do Campo Freudiano, deu corpo aos números anteriores do Gaio e pôde ser lido e utilizado na produção dos muitos trabalhos enviados para as Mesas Simultâneas. O tema, como havíamos apostado desde o momento inicial, pôde provocar ressonâncias e causou o desejo de investigação em nossa comunidade.

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Instagram: @monicapiloni
Instagram: @monicapiloni

Escrita Gaia

Rir-se

Marcus André Vieira
AME da EBP/AMP

De que rimos? Humor é coisa grande. Neste universo quase sem fim, Lacan, em seu quinto seminário, entra cortando: uma coisa é o cômico, outra é o chiste. Começa por separar nossos risos em dois grandes rios.

De um lado, as vídeo-cassetadas, as crianças fofas, os gatinhos mais inteligentes que os cães e tudo mais que nos leva a rir pelas trapalhadas da existência, que é sempre mais destrambelhada do que nossos cálculos…

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Medusa Marinara (1997), Vik Muniz.

www.vikmuniz.net
Medusa Marinara (1997), Vik Muniz. www.vikmuniz.net

Rir de tudo é desespero

Cassandra Dias Farias
Membro da EBP/AMP

Os versos desse poema sempre me impressionaram por se referirem ao riso como desespero.

De fato, me ocorre pensar que a relação do falante com o riso, tão explorada nas comédias, programas de humor e mais recentemente, nos stand ups, baseia-se em extrair graça e riso de situações em que, muitas vezes, prevalecem o sofrimento e a dificuldade na vida ou até mesmo, aquilo que é grotesco. Rir de tudo é levado ao pé da letra, como na expressão “tudo para não perder a piada”.

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Clown skull (1987), Vik Muniz.

Fonte: https://vikmuniz.net/pt/
Clown skull (1987), Vik Muniz. Fonte: https://vikmuniz.net/pt/

A literatura rosiana ensina à psicanálise sobre o riso?

Flávia M. S. Leibovitz
Associada ao Clin-a
Participante da Comissão de Boletim das XII Jornadas da EBP-SP

O nada é uma faca sem lâmina da qual se tirou o cabo”. Passemos ao nada na intenção de encontrar aí uma sorte de demonstração da ligação do riso ao fora do sentido, por vezes ao nada, nas “anedotas de abstração” contadas e comentadas: narrativas simples, algumas colhidas da sabedoria popular, da literatura internacional, ou de sua lavra, que Guimarães Rosa faz desfilar quase que topologicamente ao esburacar o primeiro dos quatro prefácios de Tutaméia,  “Aletria e hermenêutica”, com anedotas algo absurdas; “anedotas que mais colidem com o não-senso (…) estas visariam o nada (…) com alguma coisa excepta – as de pronta valia no que aqui se quer tirar: seja o leite que a vaca não prometeu”.

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Viva o humor, porque, sem humor, não haveria humoristas!

Perpétua Medrado Gonçalves
Priscila Tavares Viviani
Participantes da Comissão de Livraria das XII Jornadas da EBP-SP

É possível pensar o lugar e a função dos dispositivos artísticos, como a charge e o teatro, sendo espaços e acontecimentos de transmissão crítica sobre a política, onde há um ganho de prazer, pelo riso, pela zombaria, pelo belo, pelo fantástico, objetos de amarração entre um Simbólico e Imaginário para se tocar um Real. Será aí uma forma de fazer laço frente a um mal-estar vivido um a um e compartilhado no coletivo, buscando um triunfo do Eu, quanto ao desprazer presente em determinados níveis da realidade?

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Ubu roi (1935), René Auberjonois.

Fonte: https://www.mcba.ch/collection/ubu-roi/
Ubu roi (1935), René Auberjonois. Fonte: https://www.mcba.ch/collection/ubu-roi/

Esp de um riso

O que faz rir na Comédia dos Sexos ?

José Wilson R. Braga Júnior
Associado à CLIPP
Participante da Comissão de Referências Bibliográficas das XII Jornadas da EBP-SP

Mas, atendo-nos à função do falo, podemos apontar as estruturas a que serão submetidas as relações entre os sexos. Digamos que essas relações girarão em tomo de um ser e de um ter que, por se reportarem a um significante, o falo, têm o efeito contrário de, por um lado, dar realidade ao sujeito nesse significante e, por outro, irrealizar as relações a serem significadas. E isso pela intervenção de um parecer que substitui o ter, para, de um lado, protegê-lo e, de outro, mascarar sua falta no outro, e que tem como efeito projetar inteiramente as manifestações ideais ou típicas do comportamento de cada um dos sexos, até o limite do ato da copulação, na comédia.

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Estão fazendo arte

O riso, a fotografia e o objeto a

Marcella Pereira de Oliveira
Associada ao Clin-a
Participante da Comissão de Arte e Cultura das XII Jornadas da EBP-SP

Uma máquina fotográfica, muitas vezes, pode ser considerada um objeto que causa o sorriso. Nesta fotografia, temos avó e neta, negras, livres, numa festa que convoca ao relaxamento e liberação do prazer. Walter Firmo é um fotógrafo, também negro, cujo estilo é atravessado pela dignificação da raça negra no Brasil. Também foi nomeado de documentarista de festas populares brasileiras, as quais são retratadas partindo de suas pesquisas sobre o folclore brasileiro.

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“O coro e o cômico” – Entrevista com Fábio Cordeiro

No dia 29 de maio de 2023, a Comissão de Arte e Cultura realizou uma entrevista, conduzida por Magno Azevedo e Elisangela Miras, com Fábio Cordeiro.

Fabio Cordeiro é antes de tudo um homem de teatro e que ao longo de sua carreira combinou o exercício do fazer teatral com uma carreira acadêmica onde chegou aos grados de Pós Doc pela Universidade de São Paulo. Além de ensaísta, com o próximo livro CORALIDADES EMANCIPADAS (itinerários da cena colaborativa brasileira) ainda sem data e editora, Fabio é artista da NONATA CIA DE ARTE, criada por ele em 2004. Atualmente dirige e atua na leitura dramatizada de O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena.

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Acontece na cidade

O vivo da exposição “Marta Minujín: Ao vivo”

Comissão de Acolhimento

A escolha por essa exposição foi pelo efeito que ela causou em uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo – um lugar lindo que já vale a pena a visita. Durante a exposição, que na exposição “Marta Minujín: Ao vivo”, escutando as pessoas rirem constantemente – coisa que não é tão comum em exposições – a decisão foi tomada, e tomada pelo efeito do riso que também me causou.

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Hospedagem

Você já sabe onde se hospedar em São Paulo durante as XII Jornadas da EBP?

O Hotel Meliá preparou um desconto especial para os inscritos das Jornadas que desejem se hospedar no próprio hotel durante o evento!
O link para reserva está na bio  https://events.melia.com/pt/events/melia-paulista/Escola-Brasileira-de-Psicanalise

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El pago de la deuda externa con maíz, oro latino-americano.
Instagram: @martaminujin
El pago de la deuda externa con maíz, oro latino-americano. Instagram: @martaminujin

RSRSRS

Instagram: @dedepaiva.ilustra

INSCRIÇÕES

DATA FINAL DE INSCRIÇÃO ONLINE – 25/10/23

COMISSÕES

HOSPEDAGEM

Diretoria da EBP – Seção São Paulo: Niraldo de Oliveira Santos, Cristiana Chacon Gallo, Camila Popadiuk, Eduardo César Benedicto
Coordenação Geral das XII Jornadas: Gustavo Oliveira Menezes
Comissão do Boletim: Maria Célia Reinaldo Kato (coordenação), Élida Biasoli (coordenação), Cláudia Reis, Diva Rubim Parentoni,
Flávia M. Seidinger Leibovitz, Luciana Ernanny Legey, Mariana Galletti Ferretti, Mônica Bueno de Camargo
Designer: Bruno Senna
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