#06 - OUTURBRO 2023
Boletim Gaio #05
#05 – SETEMBRO 2023
Editorial
Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP/AMP
Diretor da EBP-Seção São Paulo
Chegamos à edição #5 do Boletim Gaio, o que indica que estamos, aproximadamente, a um mês das Jornadas R.I.S.o. Do lançamento, no mês de abril, até aqui, foram muitas as vias abertas em torno do tema. Um apanhado de perguntas, hipóteses e elaborações, vindo de diversos colegas da EBP e do Campo Freudiano, deu corpo aos números anteriores do Gaio e pôde ser lido e utilizado na produção dos muitos trabalhos enviados para as Mesas Simultâneas. O tema, como havíamos apostado desde o momento inicial, pôde provocar ressonâncias e causou o desejo de investigação em nossa comunidade.
Escrita Gaia
Rir-se
Marcus André Vieira
AME da EBP/AMP
De que rimos? Humor é coisa grande. Neste universo quase sem fim, Lacan, em seu quinto seminário, entra cortando: uma coisa é o cômico, outra é o chiste. Começa por separar nossos risos em dois grandes rios.
De um lado, as vídeo-cassetadas, as crianças fofas, os gatinhos mais inteligentes que os cães e tudo mais que nos leva a rir pelas trapalhadas da existência, que é sempre mais destrambelhada do que nossos cálculos…
Rir de tudo é desespero
Cassandra Dias Farias
Membro da EBP/AMP
Os versos desse poema sempre me impressionaram por se referirem ao riso como desespero.
De fato, me ocorre pensar que a relação do falante com o riso, tão explorada nas comédias, programas de humor e mais recentemente, nos stand ups, baseia-se em extrair graça e riso de situações em que, muitas vezes, prevalecem o sofrimento e a dificuldade na vida ou até mesmo, aquilo que é grotesco. Rir de tudo é levado ao pé da letra, como na expressão “tudo para não perder a piada”.
Leia+
A literatura rosiana ensina à psicanálise sobre o riso?
Flávia M. S. Leibovitz
Associada ao Clin-a
Participante da Comissão de Boletim das XII Jornadas da EBP-SP
“O nada é uma faca sem lâmina da qual se tirou o cabo”. Passemos ao nada na intenção de encontrar aí uma sorte de demonstração da ligação do riso ao fora do sentido, por vezes ao nada, nas “anedotas de abstração” contadas e comentadas: narrativas simples, algumas colhidas da sabedoria popular, da literatura internacional, ou de sua lavra, que Guimarães Rosa faz desfilar quase que topologicamente ao esburacar o primeiro dos quatro prefácios de Tutaméia, “Aletria e hermenêutica”, com anedotas algo absurdas; “anedotas que mais colidem com o não-senso (…) estas visariam o nada (…) com alguma coisa excepta – as de pronta valia no que aqui se quer tirar: seja o leite que a vaca não prometeu”.
Viva o humor, porque, sem humor, não haveria humoristas!
Perpétua Medrado Gonçalves
Priscila Tavares Viviani
Participantes da Comissão de Livraria das XII Jornadas da EBP-SP
É possível pensar o lugar e a função dos dispositivos artísticos, como a charge e o teatro, sendo espaços e acontecimentos de transmissão crítica sobre a política, onde há um ganho de prazer, pelo riso, pela zombaria, pelo belo, pelo fantástico, objetos de amarração entre um Simbólico e Imaginário para se tocar um Real. Será aí uma forma de fazer laço frente a um mal-estar vivido um a um e compartilhado no coletivo, buscando um triunfo do Eu, quanto ao desprazer presente em determinados níveis da realidade?
Esp de um riso
O que faz rir na Comédia dos Sexos ?
José Wilson R. Braga Júnior
Associado à CLIPP
Participante da Comissão de Referências Bibliográficas das XII Jornadas da EBP-SP
Mas, atendo-nos à função do falo, podemos apontar as estruturas a que serão submetidas as relações entre os sexos. Digamos que essas relações girarão em tomo de um ser e de um ter que, por se reportarem a um significante, o falo, têm o efeito contrário de, por um lado, dar realidade ao sujeito nesse significante e, por outro, irrealizar as relações a serem significadas. E isso pela intervenção de um parecer que substitui o ter, para, de um lado, protegê-lo e, de outro, mascarar sua falta no outro, e que tem como efeito projetar inteiramente as manifestações ideais ou típicas do comportamento de cada um dos sexos, até o limite do ato da copulação, na comédia.
Estão fazendo arte
O riso, a fotografia e o objeto a
Marcella Pereira de Oliveira
Associada ao Clin-a
Participante da Comissão de Arte e Cultura das XII Jornadas da EBP-SP
Uma máquina fotográfica, muitas vezes, pode ser considerada um objeto que causa o sorriso. Nesta fotografia, temos avó e neta, negras, livres, numa festa que convoca ao relaxamento e liberação do prazer. Walter Firmo é um fotógrafo, também negro, cujo estilo é atravessado pela dignificação da raça negra no Brasil. Também foi nomeado de documentarista de festas populares brasileiras, as quais são retratadas partindo de suas pesquisas sobre o folclore brasileiro.
“O coro e o cômico” – Entrevista com Fábio Cordeiro
No dia 29 de maio de 2023, a Comissão de Arte e Cultura realizou uma entrevista, conduzida por Magno Azevedo e Elisangela Miras, com Fábio Cordeiro.
Fabio Cordeiro é antes de tudo um homem de teatro e que ao longo de sua carreira combinou o exercício do fazer teatral com uma carreira acadêmica onde chegou aos grados de Pós Doc pela Universidade de São Paulo. Além de ensaísta, com o próximo livro CORALIDADES EMANCIPADAS (itinerários da cena colaborativa brasileira) ainda sem data e editora, Fabio é artista da NONATA CIA DE ARTE, criada por ele em 2004. Atualmente dirige e atua na leitura dramatizada de O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena.
Acontece na cidade
O vivo da exposição “Marta Minujín: Ao vivo”
Comissão de Acolhimento
A escolha por essa exposição foi pelo efeito que ela causou em uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo – um lugar lindo que já vale a pena a visita. Durante a exposição, que na exposição “Marta Minujín: Ao vivo”, escutando as pessoas rirem constantemente – coisa que não é tão comum em exposições – a decisão foi tomada, e tomada pelo efeito do riso que também me causou.
Hospedagem
Você já sabe onde se hospedar em São Paulo durante as XII Jornadas da EBP?
O Hotel Meliá preparou um desconto especial para os inscritos das Jornadas que desejem se hospedar no próprio hotel durante o evento!
O link para reserva está na bio https://events.melia.com/pt/events/melia-paulista/Escola-Brasileira-de-Psicanalise
RSRSRS
INSCRIÇÕES
DATA FINAL DE INSCRIÇÃO ONLINE – 25/10/23
COMISSÕES
HOSPEDAGEM