#06 - OUTURBRO 2023
Boletim Gaio #01
#01 – ABRIL 2023
Editorial
Maria Célia Reinaldo Kato
Membro da EBP/AMP
Coordenadora da Comissão de Boletim das XII Jornadas da EBP-SP
É com entusiasmo que apresentamos o primeiro Boletim Gaio das XII Jornadas da EBP – Seção São Paulo!
Gaio foi um termo utilizado por Lacan em “Televisão”: “No polo oposto da tristeza existe o gaio issaber [gay sçavoir] o qual, este sim, é uma virtude. Uma virtude não absolve ninguém do pecado — original, como todos sabem. A virtude que designo como gaio issaber é o exemplo disso, por manifestar no que ela consiste: não em compreender, fisgar [piquer] no sentido, mas em roçá-lo tão de perto quanto se possa, sem que ele sirva de cola para essa virtude, para isso gozar com o deciframento, o que implica que o gaio issaber, no final, faça dele apenas a queda, o retorno ao pecado”.
Apresentação
Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP/AMP
Diretor Geral da EBP-SP
Por que a Escola Brasileira de Psicanálise, Seção São Paulo, realiza suas Jornadas anuais?
Uma jornada, no singular, é uma marcha ou um percurso que se faz em um dia; é uma viagem por terra, uma caminhada, uma andada; pode ser também uma empreitada militar, uma campanha, uma expedição. É derivada da palavra viaticum: do latim, via, “caminho”, “estrada”; sendo “viagem” e “jornada”, sinônimos”. No sentido figurado, também designa uma transição de um fato ou conjunto de fatos que digam respeito a uma ou mais pessoas.
Abertura
Da verdade ao riso
Gustavo Oliveira Menezes
Membro da EBP/AMP
Coordenador Geral das XII Jornadas da EBP-SP
“Talvez a tarefa de quem ama os homens seja fazer rir da verdade, fazer rir a verdade, porque a única verdade é aprender a libertar-nos da paixão insana pela verdade”. Recorro a esta citação de Umberto Eco em O nome da rosa na tentativa de encontrar um ponto de conexão entre o que trabalhamos nas últimas jornadas sobre a verdade e o gozo, e aquilo que pretendemos explorar este ano com o tema do riso.
Argumento
Rômulo Ferreira da Silva
AME da EBP/AMP
Coordenador da Comissão de Orientação
Na festa de encerramento das XI Jornadas da EBP-SP Ⱥ Verdade e o gozo que não mente, ocorrida em novembro de 2022, surgiu a proposta para as Jornadas de 2023.
O tema? O riso! De cara uma reação que contagiou o entorno da conversa com justificativas as mais diversas: a saída do período mais grave da pandemia do COVID, possibilitando o reencontro presencial na Seção São Paulo; o resultado da eleição presidencial que trouxe perspectivas de manutenção da democracia em nosso país; férias; festas de final de ano!
Os sorrisos escancarados nos rostos, per si, já fizeram rufar os tambores para a nova empreitada.
Eixos Temáticos
Eixo I
SÓ RISO?!
Em Freud, há uma diferença entre o cômico, que se contenta com duas pessoas, e o chiste, em que a terceira pessoa é indispensável. Lacan ressalta o efeito de surpresa onde algo escapa ao sentido provocando o riso. Diferente do cômico que é dual, onde o riso se dá no eixo a–a’, o Witz inclui o Outro, enquanto “fiador da linguagem”. Por ser um dizer espirituoso, o Witz provoca o riso, fonte de satisfação, de gozo.
Eixo II
O RISO E A POLÍTICA
O riso, como objeto, é um resto de operação do cômico. O que temos no cômico? Os equívocos, os erros, os enganos e os fracassos. A comédia é o universo dos vícios dos homens, suas paixões, seus objetos de gozo, seus desejos. Seriam todas as aspirações humanas risíveis? Estaria a ironia fadada à impotência nestes tempos de identificações tão consistentes?
Eixo III
MANUAL DO RISO EM UMA ANÁLISE
ou
RISO – ‘MODOS DE USO’ NA CLÍNICA
Como o riso irrompe na clínica psicanalítica? Quais os seus modos de uso? Como a subversão cômica aponta para o incontrolável no falasser, ou seja, seus modos de gozo? E quanto à resistência exercida pelo supereu sobre qualquer barreira imposta ao gozo? O real está no encalço do falante, o sem-sentido prepondera, alijando a palavra e o sentido das possibilidades de tratamento do mal-estar.
Estão fazendo arte
Élida Biasoli
Associada ao Clin-a
Coordenadora da Comissão de Boletim das XII Jornadas da EBP-SP
O tema dessas jornadas nos convida a pensar o riso por diversos aspectos, assim sendo, não poderíamos deixar de fora a arte e sua história. A trajetória cultural e artística dos seres humanos se traduz em manifestações que se misturam à própria história da humanidade, construindo um poderoso canal de expressão de sentimentos, emoções e também de diálogo. Para começar a pesquisa nas artes, pego o gancho do cartaz das jornadas que é o quadro Democrite, de Antoine Coypel. Demócrito foi um filósofo grego que recebeu a alcunha de “o filósofo que ri”.
Cartéis
Eduardo Cesar Benedicto
Membro EBP/AMP
Diretor de cartéis e intercâmbios da EBP-SP 2023/2025
O cartel é uma célula fundamental da Escola que demonstra, em ato, o trabalho que desenvolvemos com outros colegas, preservando e destacando o produto próprio de cada um. Neste sentido, o dispositivo de cartel é onde investigamos, discutimos e produzimos textos e reflexões, dentro de um pequeno grupo, privilegiando a transferência de trabalho na EBP, para extrairmos a produção mais singular dos que orbitam ao redor da comunidade de orientação lacaniana. Assim, é um lugar de suma importância para as produções que podem ser endereçadas às próximas Jornadas da EBP-SP.
Comissões Organizadoras
Diretoria da EBP – Seção São Paulo
- Niraldo de Oliveira Santos
- Cristiana Chacon Gallo
- Camila Popadiuk
- Eduardo César Benedicto
Coordenação Geral das XII Jornadas
- Gustavo Oliveira Menezes