Boletim Fora da Série das Jornadas da Seção SP - Número 05 - Novembro de…
Boletim Fora da Série #04
Boletim Fora da Série das Jornadas da Seção SP – Número 04 – Outubro de 2020
EDITORIAL
As Exações nossas de cada dia…
Por Paola Salinas – Coordenadora da Comissão de Orientação das Jornadas (fora da série)
Subversões da EBP-SP
Este precioso Boletim reúne pontos importantes para nossa discussão: gozo, cultura, laço social e invenção. Conduzindo-nos, imediatamente, a desejar localizar a psicanálise e seu movimento, não somente no momento atual, mas em seus fundamentos enunciados já há algum tempo por Lacan.
Mônica Bueno de Camargo, localiza com precisão um ponto teórico que permite abordar um lugar para a psicanálise. Sustenta que a formulação de Lacan acerca do gozo feminino, se constitui em um orientador fundamental para a clínica atual…
SUB-VERSÕES
Política do sintoma e extravio do gozo
Miquel Bassols (ELP)
Uma política do sintoma também se orienta por esta resposta que Jacques Lacan deu a Jacques-Alain Miller, em um documento que mantém sua atualidade. A pergunta era sobre a indicação que Lacan fizera nos anos 60…
Subversões do feminino
Mônica Camargo (EBP/AMP)
O feminino e as subversões é um dos eixos desta jornada da EBP-SP, que numa primeira apreciação soa enigmático: subversão é um termo que remete diretamente ao texto de Lacan dos Escritos, de 1960…
Uma aposta subversiva, encontrar Um analista
Sílvia Sato (EBP/AMP)
O encontro com a psicanálise foi subversivo para mim por tratar do que faz furo no real e incluir na vida o que fica fora de sentido. Assim o tema das Jornadas foi de entrada uma bela surpresa que seguiu com a pergunta…
O syngué sabour de uma mulher
Patricia Badari (EBP/AMP)
Sabemos o que é ser um homem ou uma mulher no Afeganistão? Sim, se tomarmos pelo viés religioso, pelas tradições, pelos valores, pelos significantes amos, pois estes orientam, organizam e dão sentido à existência, à vida. Mas, se formos ser mais precisos…
INVENÇÕES <> SUBVERSÕES
Eliana Machado Figueiredo (EBP/AMP)
Nuno Ramos, artista plástico, escritor e compositor brasileiro destaca numa entrevista que a escolha do atual Presidente Jair Bolsonaro “potencializou o traço brasileiro de ser indiferente a mortes e de tolerar o intolerável”. Prossegue ele: “A indiferença pela vida, o Brasil…
A subversão do gesto: uma forma de lidar com o real da fantasmagoria
Bianca Dias (Psicanalista, crítica de arte e escritora)
É a partir de um poema de Paul Celan que o fantasma do contemporâneo se inscreve: “A morte é uma flor que só abre uma vez / mas quando abre, nada se abre com ela / abre…
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS E VERSÕES DO TEMA
Data limite para envio dos trabalhos: 25 de outubro de 2020.
Por se tratar de uma Jornada que ocorrerá no meio virtual, não será possível acolher textos que versem sobre casos clínicos, exceção feita a casos clínicos publicados.
Os textos devem ter, no máximo, 6000 caracteres (com referências e espaços), escritos em Times New Roman 12. Colocar no Cabeçalho a Versão do Tema escolhida.
Os textos devem ser enviados em formato Word, colocando como assunto: Jornadas EBP-SP 2020 (Fora da Série) – Subversões, e o nome do autor. Enviar para: paolasalinas11@yahoo.com.br e danielacbaffonso@uol.com.br
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lacan, J. (1960/1998). “Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano”. In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 807-842.
“O douto que faz ciência é também um sujeito, ele próprio, e até particularmente qualificado em sua constituição, como o demonstra o fato de a ciência não ter vindo ao mundo sozinha (de o parto não ter sido sem vicissitudes, e de ter sido precedido por alguns fracassos: abortos ou prematuração).
NOTAS SOBRE CARTÉIS
Sobre os Cartéis em torno das Jornadas EBP/SP 2020
O dispositivo de cartel em psicanálise é, desde sua criação, uma subversão na lógica do funcionamento dos pequenos grupos. Nada mais apropriado do que esta maneira de trabalhar para se engajar no tema de nossas Jornadas fora da série.