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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

ACONTECE NA CIDADE

Arlequins (1943), de Emiliano Di Cavalcanti

Comissão de Acolhimento

“A coleção Imaginária de Paulo Kuczynski”, com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, se configura num panorama completo da arte brasileira durante o século XX. Com mais de duzentos trabalhos, como Alfredo Volpi, José Pancetti, Lasar Segal, Lygia Clark, Adriana Varejão e tantos outros.

Paulo Kuczynski é um marchand que iniciou sua trajetória a partir de duas lindas fachadas de Volpi que lhe foram conferidas para vendê-las. Paulo havia se encantado pelas obras, mas diante da impossibilidade de adquiri-las, sabia que teria que vendê-las. Foi o que traduziu como “vivência inaugural de um sofrimento de despedida e separação”. No entanto, o trabalho como marchand lhe mostrou que as obras acabam voltando fisicamente, como se tivessem trajetórias próprias.

Ao dar conta da sua questão “Colecionar ou vender?”, Kuczynski, guiado pela sua paixão, apresenta a sua coleção imaginária. Um recorte pessoal das diversas obras que atravessaram a sua trajetória de quase 50 anos de marchand-colecionador.

Aos olhos atentos psicanalíticos, propomos o destaque às seguintes obras: “A composição Onírica” (1922) de Antônio Gomide; “O vaso de copos de leite” (1930) e “Arlequins” (1943) de Di Cavalcanti; as esculturas “O Impossível” (1945) de Maria Martins e “O Antes é o Depois” (1960) de Lygia Clark. Haveria tantas outras obras a citar, mas, ao invés disso, preferimos deixar aqui o convite para comporem os seus próprios acervos imaginários desta exposição.

Informações

“A coleção Imaginária de Paulo Kuczynski”

  • Instituto Tomie Ohtake
  • De 20 de maio a 13 de agosto de 2023.
  • De terça a domingo, das 11h às 20h.
  • Entrada franca.
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