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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

O narcisismo ontem e hoje

Rosângela Carboni Castro Turim (associada da CLIPP)

O tema da atividade Leituras na Biblioteca da Seção São Paulo “Freud e o amor”, que aconteceu na CLIPP, no dia 13 de setembro, coordenada por Perpétua Medrado, com a convidada Marizilda Paulino, foi “Introdução ao Narcisismo”(1), texto de Freud de 1914. Marizilda resgatou o conceito trazido para a psicanálise por Freud, contextualizando na clínica das psicoses e nas parcerias (escolha objetal).

O termo narcisista atualmente faz parte do nosso vocabulário, está incluído na cultura. Derivado do mito grego de Narciso, Freud retoma o termo narcisismo utilizado por P. Näcke “para designar a conduta em que o indivíduo trata o próprio corpo como se este fosse o de um objeto sexual”, porém afirma que “o narcisismo não seria uma perversão, mas o complemento libidinal do egoísmo do instinto de autoconservação, do qual justificadamente atribuímos uma porção a cada ser vivo”.

A partir da noção de aparelho psíquico e dualidade das pulsões (sexual e autoconservação) sob os princípios do prazer, da constância e da realidade, Freud pergunta qual seria o destino da libido retirada dos objetos nos parafrênicos. E desenvolve, a partir da dualidade libido do Eu e libido do objeto:“a libido retirada do mundo externo foi dirigida ao Eu, de modo a surgir uma conduta que podemos chamar de narcisismo”. Segundo ele, a megalomania seria a ampliação e a explicitação de um estado que já havia existido antes e o consequente abandono do interesse pelo mundo externo (pessoas e coisas).

No entanto, Freud retoma a oposição entre os instintos sexuais e os instintos do eu observadas na análise das neuroses de transferência (neurose obsessiva e histeria), para desenvolver a teoria da libido do Eu a partir do estudo das parafrenias e das neuroses narcísicas (melancolia, paranoia e esquizofrenia). Denominava neuroses atuais: a neurastenia, hipocondria e neurose de angústia. O hipocondríaco, segundo Freud, retira o interesse e a libido dos objetos do mundo exterior e concentra ambos no corpo. E relaciona a hipocondria com a parafrenia naquilo que ambas dependem da libido do Eu, enquanto as outras (neuroses de transferência) dependem da libido de objeto.

Freud, com a observação da vida psíquica das crianças, forma a ideia de um “originário investimento libidinal do Eu, de que algo é depois cedido aos objetos, mas que persiste, relacionando-se aos investimentos de objeto”. As primeiras satisfações sexuais autoeróticas são experimentadas em conexão com funções vitais de autoconservação. O bebê tem originalmente dois objetos sexuais: ele mesmo e a mulher que o cria. Na oposição entre libido do Eu e libido do objeto, “quanto mais se emprega uma, mais empobrece a outra”. No enamoramento, haveria um empobrecimento libidinal do Eu em favor do objeto.

Freud questiona “de onde vem a necessidade que tem a psique de ultrapassar as fronteiras do narcisismo e pôr a libido em objetos?” E responde: “Um forte egoísmo protege contra o adoecimento, mas afinal é preciso começar a amar para não adoecer, e é inevitável adoecer, quando, devido à frustração, não se pode amar”. A escolha objetal se dá, ou uma pessoa ama, para Freud, conforme o tipo narcísico (o que ela mesma é, foi ou gostaria de ser, ou ainda a pessoa que foi parte dela mesma) ou conforme o tipo de apoio (a mulher nutriz ou o homem protetor).

Atualmente, ao se tratar da vida amorosa dos humanos, parece improvável que as escolhas objetais se reduzam ainda a esta categorização.

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1 FREUD, S. “Introdução ao narcisismo”. In: Obras Completas, volume 12, Companhia das Legras, São Paulo, 2010. (Publicado originalmente em 1914)

 

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