Por Niraldo de Oliveira Santos EBP/AMP “Alguns sendo singulares, se ajuntam, e podem ser colocados…
Laços em Sampa
Por Camila Popadiuk – Associada ao CLIN-a
Edifício Martinelli
É no centro de São Paulo, entre as ruas São Bento, São João e Libero Badaró que se encontra o Edifício Martinelli, uma construção icônica que já foi o mais alto arranha-céu da América do Sul.
Sua construção foi idealizada pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetada pelo arquiteto húngaro William Fillinger. O edifício começou a ser construído em 1924 e, inicialmente, foi projetado para ter 12 andares. Porém, ao longo da obra, novos andares foram sendo construídos, até o momento em que ela foi embargada, pois desobedecia às leis municipais e não havia licença para a edificação de um prédio tão alto. Finalmente, uma comissão técnica certificou a seguridade do prédio, delimitando sua altura máxima a 25 andares. Mas, Martinelli, com sua meta de alcançar uma altura relativa a 30 andares, ergueu por fim mais cinco andares, fixando ali sua moradia.
De faixada luxuosa e rica ornamentação, o edifício foi ocupado durante muitos anos por jornais, partidos políticos, sindicatos, restaurantes, boates e hotéis. Atualmente, ele acomoda órgãos municipais, tais como a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.
Devido a sua altura, o Edifício Martinelli é considerado um mirante da cidade de São Paulo, cuja vista panorâmica nos mostra certos pontos turísticos, tais como a Catedral da Sé, o Vale do Anhangabaú, o Pico do Jaraguá, as antenas da Avenida Paulista. Uma visita ao Edifício Martinelli é um ótimo programa para contemplar a paisagem urbana de Sampa. A vista é realmente incrível!
Informações sobre a visita ao mirante:
- Entrada: GRATUITA
- Todos os dias
- Horários: 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30
- Inscrição prévia 30 minutos antes de cada visita
- Número máximo de participantes por visita: 15
- Localização: Avenida São João, 35
- Contato: rp@prediomartinelli.com.br
- Saiba mais: https://www.prediomartinelli.com.br/index.php
Bar dos Arcos
Imagem: Instagram @vivacultura_sp
Inaugurado em dezembro de 2018, o Bar dos Arcos situa-se no subsolo do Theatro Municipal, um dos cartões de visita da cidade de São Paulo. O projeto foi encabeçado pelo empresário paulistano Facundo Guerra, que também tem outros empreendimentos na região central de São Paulo: Mirante 9 de Julho, Lions, Yatch e Cine Joia.
O bar é uma espécie de taberna do século XIX, com uma “argamassa” feita de conchas, gordura de baleia e areia e tem como estrutura de sustentação os arcos, daí a origem de seu nome. Antigamente, a parte subterrânea do Municipal era o local onde ficavam os dutos de ventilação.
Seu cardápio saboroso oferece entradas variadas, alguns pratos principais, sobremesas, uma seleção de vinhos e cervejas e uma vasta opção de coquetéis: dos mais clássicos àqueles de autoria da casa.
O Bar dos Arcos possui dois ambientes diferentes: um deles dispõe de balcões iluminados que são compartilhados pelos clientes, facilitando assim o contato entre eles e formando novos laços sob os arcos e um outro ambiente, composto por sofás, poltronas e mobílias requintadas, criando um clima mais aconchegante e tranquilo para conversas. Uma ótima opção para ir sozinho, acompanhado ou com amigos e ouvir música instrumental ao vivo.
Como sugestão de coquetel de autoria, o Tosca é um excelente pedido. Feito à base de tequila, vinho branco, gengibre, limão taiti, soda de hibisco e raspas de laranja ele tem um sabor cítrico e refrescante. #ficadica
Um lugar diferente para conhecer, tanto pela sua arquitetura, quanto pelo clima agradável e intimista do ambiente!
- Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n subsolo do Theatro Municipal de São Paulo
- Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 19h30 às 2h30.