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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

Editorial Boletim Traços #05

Instagram @hlhandang
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Por Veridiana Marucio
(EBP/AMP)

Espelho da evolução social, a solidão é um tema universal e uma marca na história da humanidade. Idealizada, fantasiada, uma ilusão do ser falante, inspirou e ainda inspira inúmeros trabalhos literários e artísticos, como pudemos acompanhar a elaboração de nossos colegas nos boletins anteriores rumo à IX Jornadas da EBP-SP.

Agora apresento a vocês o boletim Traços número 5! Composto por quatro textos que abordam o tema da Solidão de maneira diversa e que se servem também da literatura e de temas candentes, esta edição nos orienta em direção ao nosso encontro já muito esperado!

Para abrir, Bianca Coutinho Dias, psicanalista e crítica de arte, através da escrita “feita com o próprio corpo a beira do abismo”, de Juliano Garcia Pessanha, mais precisamente a de seu último livro – Recusa do não-lugar -, constrói uma elaboração interessantíssima sobre a solidão, a partir da ideia do autor de solidão fecunda. Para a autora, esse conceito coincide com o que Brousse trabalha na entrevista publicada em nosso primeiro boletim.

Logo após, nossa colega de Minas Fernanda Otoni Brisset reapresenta seu trabalho: “Dona Flor, a solidão entre dois”. Nesse texto belíssimo, acompanhamos a invenção de Dona Flor, da obra de Jorge Amado, “cuja ousadia está em bem dizer como o tumulto do gozo de uma mulher pode se arranjar com a ousadia de um casal…”.

Em seguida, Ariel Bogochvol, de forma precisa e com uma escuta atenta, nos apresenta, a partir de uma declaração do atual presidente Jair Bolsonaro a propósito da sua não solidão no poder, como o autor mesmo diz:  um testemunho e, de forma involuntária, uma contribuição ao tema das nossas jornadas.

Para finalizar, Maria Helena Barbosa faz uma articulação teórica aprofundada sobre a constituição do sujeito à luz do último ensino de Lacan, cotejando com o primeiro ensino, a partir da solidão estrutural intrínseca ao parlêtre.

Asseguro a vocês que vale a pena conferir essas produções interessantíssimas e instigantes dos nossos colegas.

Nos vemos em breve!

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