A Fonte (1919), Marcel Duchamp. Flavia Corpas Coordenadora da Comissão de Arte e Cultura das…
Textos de referência sobre o tema das Jornadas
Diversos autores do Campo Freudiano
– Abreu, T. (2015). “A solidão globalizada na infância e na adolescência”. Conversação VII ENAPOL. Grupo de trabalho: Tânia Abreu (coordenadora e relatora) Ana Martha W. Maia, Anamaria Vasconcelos, Daniela Araujo, Mônica Hage e Valéria Ferranti. Disponível em:http://oimperiodasimagens.com.br/pt/faq-items/a-solidao-globalizada-na-infancia-e-na-adolescencia-tania-abreu/
– Baio, V. (2006). “Joe, o menino da cordinha: o trabalho da equipe e dos pais. O que a criança autista nos ensina”. In: Acolher a demanda, produzir transferência. Rio de Janeiro: ICP. Publicação Original: “Joe, el niño de la curdecilla: el trabajo del equipo y de los padres” … Publicado originalmente pela Antenne 110 e pelo Instituto Italiano di cultura. In: Desarollos Actuales en la Investigación del autismo y psicosis.
– Bardón, C. (déc., 2009). “De l’enfance à l’adolescence, rupture ou continuité?” Mental, Revue internationale de psychanalyse, (FEEP), (23):125.
– Barreto, C. (nov., 2004). “O despertar sexual na adolescência”. Curinga,: (20).
– Barros, M. R. C. R. (agosto, 2015). “Trilogia das Novas Famílias”. Sobre o filme de Isabel Noronha. CIEN Digital, (18). Disponível em: http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n18/cinecien3.html
– Barros, M. R. C. R. (2015). “O que não se vê. Crianças fascinadas, seduzidas e educadas pela tela”. Conversação do VII ENAPOL. Grupo de trabalho: Analícea Calmon, Astréa da Gama e Silva, Bibiana Poggi, Cristina Vidigal, Fátima Sarmento, Fábio Malcher, Jorge Carvalho, Maria Inês Lamy, Maria Elizabeth da Costa Araújo, Valéria Ferrant. Disponível em:http://oimperiodasimagens.com.br/pt/faq-items/o-que-nao-se-ve-maria-do-rosario-collier-do-rego-barros/
– Barros, M. R. C. R. (1995). “A resistência na psicanálise com crianças”. Revista Fort-Da, (3).
– Barros, M R. C. R. (agosto, 1995). “Deixar a criança cair”. Opção Lacaniana, (13): 42-46.
– Barroso Faleiro, S. (dez., 2013). “O saber da criança e o saber da ciência”. Curinga, (37):51.
– Barroso Faleiro, S. (jul-dez, 2010). “A criança, de Freud a Lacan: do ideal ao objeto”.Almanaque online, Ano 4, (07).
– Barroso Faleiro, S. (jun, 2007). “A polêmica dos tipos clínicos na psicanálise com crianças: da dispersão à reordenação do saber clínico”. Curinga, (24):111.
– Bassols, M. “La infancia bajo control”. El Niño, (13).
– Béraud, A. (déc., 2009). “Du corps-machine à l’analyste-machine”. Mental, (23):133.
– Blancard, M.-H. (déc., 2009). “Être ‘unique’”. Mental, (23):138.
– Botrel, M. R. (jun., 2014). “Corpo, corte e costura”. Curinga, (38):59-66.
– Brisset, F. O. (dez., 2010). “Os jovens que falam – a torto e a direito!”. Latusa digital, Ano 7, (42/43). http://www.latusa.com.br/pdfs/pdf_latusa_digital_42_43_a1.pdf
– Brisset, F. (O. “Prega” leve no mundo do furor dominandis. CIEN Digital n.14http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n14/apresentacao.html
– Brisset, F. O; Santiago, A. L; Miller, Judith. (2013). Crianças falam! e têm o que dizer. Belo Horizonte: Scriptum.
– Brousse, M.-H. [25/10/2007]. “Da criança objeto aos objetos da criança”. Objetos soletrados no corpo. Boletim, (4). Escola Brasileira de Psicanálise.
– Coccoz, V. (2016). “A clínica dos adolescentes: entradas e saídas do túnel”. Almanaque online Revista Eletrônica do IPSM, (16).
– Coccoz, V. (déc., 2009). “La clinique de l’adolescent : entrées et sorties du tunnel”. Mental, (23): 87.
– Coccoz, V. (jul., 1999). “Una cura fuera del sentido”. Carretel, (2).
– Cosenza, D. (déc., 2009). “L’initiation à l’adolescence : entre mythe et structure. Mental, (23):46.
– Cosenza, D. (2016). “A iniciação na adolescência: entre mito e estrutura”. Almanaque online Revista Eletrônica do IPSM – MG, (16).
– Cottet, S. (2006). “Eles não falam, nem veem, nem entendem; eles se agitam”. In: Acolher a demanda, produzir transferência. Rio de Janeiro: ICP/Andamento.
– Cunha, C de F. [01/02/15]. “Adolescência, a mais delicada das transições”. In: EBP-Minas Gerais – Resenhas e textos.
– Deltombe, H. (2016). “Sair da adolescência”. Almanaque online Revista Eletrônica do IPSM – MG, (16).
– Deltombe, H. (déc. 2009). “Sortir de l’adolescence”. Mental, (23).
– Deltombe, H.; Freda, D. A. (março, 2016). Entrevista Hélène Deltombe, Damasia Amadeo Freda. CIEN-digital, (19). Disponível emhttp://www.institutopsicanalisemg.com.br/ciendigital/n19/entrevista.html
– Drummond, C. (jul-dez., 2007). “A criança objetalizada”. Almanaque online Revista Eletrônica do IPSM – MG, Ano 01, (01).
– Drummond, C. (jun., 2005). “A orientação do objeto”. Curinga, (21).
– Drummond, C. (abr., 2004). “Diferença sexual e inconsciente”. Papéis de psicanálise, v.1, (1).
– Drummond, C. (abr., 2004). “Caso clínico: Quero ser uma menina – uma aplicação da psicanálise”. Papéis de psicanálise., v.1, (1). Comentário de Cristiana Pittella de Mattos, p.37.
– Drummond, C. (nov., 2003). “O caso clínico na psicanálise com crianças e seus efeitos de transmissão”. Almanaque de Psicanálise e Saúde Mental, Ano 6, (9):31-34.
– Eres, L. (2015). “Os adolescentes nos meios digitais e seus novos laços”. Um saldo de saber: do jogo aberto nas redes sociais à declaração de amor. Conversação VII ENAPOL. Disponível em:http://oimperiodasimagens.com.br/pt/faq-items/um-saldo-de-saber-do-jogo-aberto-nas-redes-sociais-a-declaracao-de-amor-ludmilla-faria/
– Ferranti, V. (out., 2002). “Um saber sobre a criança”. Scielo, Ano. 4, Col. LEPSI IP/FE-USP.On-line ISBN 85-86736-12-0
– Ferreira da Silva, R. (nov., 2013). “Me inclui fora dessa! – a bússola que cada um inventa”.CIEN-digital, (15). Disponível em: http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n15/orbita.html
– Focchi, M. (2016). “A adolescência como abertura do possível”. Almanaque online Revista Eletrônica do IPSM – MG, (16).
– Focchi, M. (déc., 2009). “L’adolescence comme ouverture du possible”. Mental, (23).
– Forbes, J. (jan., 2012). Entrevista com Jorge Forbes. CIEN-digital, (11).
– Forbes, J. (25/09/11). “Órfãos do explicável”. In: O ESTADO DE SÃO PAULO – Caderno Aliás. Também disponível em CIEN-digital, (11).
– Freda, F. H. (déc., 2009). “L’adolescent freudien”. Mental, (23).
– Freitas Farias, C. N; Gomes de Lima, G. (jun., 2004). A relação mãe criança: esboço de um percurso na teoria psicanalítica. Scielo, v.9, (16).
– Garcia, C. (nov., 2013). “De como escutei a expressão me inclui fora dessa”. CIEN Digital, (15). Disponível em
http://www.institutopsicanalisemg.com.br/ciendigital/n15/apresentacao2.html
– Gault, J-L. (jul-dez., 2008). “Tratamento psicanalítico de um caso de hiperatividade de uma jovem adolescente”. Almanaque online, Ano 2, (03).
– Lacadée, P. (jun., 2015). “Violência: marcas nos corpos e nas cidades”. Curinga, (39).
– Lacadée, P. (14/04/2015). “Del insulto al caos de la violencia ciega”. Lacan cotidiano, (482).
– Lacadée, P. (jun., 2015). Jérôme e as marcas do corpo. Reizinho e a violência na cidade.Curinga, (39).
– Lacadée, P. (déc., 2009). “Si les adolescents sont notre avenir, alors quelle transmission?”.Mental, (23).
– Lacadée, P. (jan-jun, 2009). “A autoridade da língua”. Almanaque on line, Ano 3, (04).
– Lacadée, P. (mai-out, 2007). “A passagem ao ato nos adolescentes”. aSEPHALLUS, (11).
– Lacadée, P. (nov., 2006). “Arnaud ou a criança hiperativa: um sintoma de enurese”. Carta de São Paulo – Boletim da Escola Brasileira de Psicanálise – São Paulo,. Ano XIII, (2).
– Lacadée, P. (nov., 2006). “Fuga e errância na clínica com adolescentes”. Carta de São Paulo – Boletim da Escola Brasileira de Psicanálise – São Paulo. São Paulo, Ano XIII, (2).
– Lacadée, P. (nov., 2006). “A modernidade irônica e a cidade de Deus”. Curinga, (23).
– Lacadée, P. (nov., 2006). “O uso do Nome-do-Pai: a ferramenta do pai e a prática analítica”.Curinga, (23).
– Lacadée, P. (jun., 2006). “O pai, do mito ao sintoma: montar a cavalo sobre o nome-do-pai”.Curinga,.(22).
– Lacadée, P. (2003). “La Demi-Lune: Una versión de un trabajo entre varios. Una clínica de la orientación en un hospital de día para adolescentes”. Freudiana, (36).
– Lacadée, P. (mai, 2003). “Aichhorn 1925, une version de la psychanalyse appliquée”. La petite girafe, (17):84-91.
– Lacadée, P. (nov., 1996) “Duas referências essenciais de J. Lacan sobre o sintoma da criança”.Opção Lacaniana, (17):74-82.
– Lacadée, P. (ago., 2014). “A bússola do sim e do não”. CIEN-Digital, (16). Disponível em: http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n16/hifen.html.
– Lacadée, P. (2007). O púbere em que circula o sangue do exílio e de Um pai”. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rel/v1n2/v1n2a04.pdf
– Lacadée, P. (out., 2010). “Da pele saturada de inconsciente ao mal-estar na pele. In: CIEN-digital, (9). Disponível em http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/pdf/CIEN-Digital09.pdf
– Lacadée, P. (oct., 2007). “Ce qui s’écrit à propos de…”. Lectures croisées de Laure Naveau et Daniel Roy du dernier livre de Philippe Lacadée sur l’adolescence. La petite girafe, (26):116-120.
– Lamy, M I. (out., 2012). “Por que a criança brinca?”. Latusa, (17).
– La Sagna, P. “A adolescência prolongada, ontem, hoje e amanhã”. Almanaque online Revista Eletrônica do IPSM -MG, (16).
– La Sagna, P. (déc., 2009). “L’adolescence prolongée, hier aujourd’ hui et demain”. Mental, (23).
– Leão, S. C. S.; Pacheco, C. M. (2013). “A ‘nova lei’ da adoção e seu mercado”. In: Crianças falam! e têm o que dizer: experiências do CIEN no Brasil. Belo Horizonte: Scriptum, p.79-84. ISBN 978-85-89044-74-4.
Léguil, F. (nov., 2001). “As crianças contumazes”. Curinga, (17).
– Macedo, L. (jul-dez, 2010). “A inquirição da criança e do adolescente no âmbito do judiciário: notas sobre a violência, o sexual e o testemunho”. Almanaque on- line, Ano 4, (07).
– Maia, A. M. (jul, 2012). “Entre fugas e errâncias, um lugar para si”. Opção Lacaniana online nova série, Ano 3, (8).
– Meseguer, O. (déc., 2009). “L’éveil de la sexualité et le symptôme”. Mental, (23).
– Maleval, J-C. (déc., 2009). “Fantasme nécrophile et structure psychotique”. Mental, (23).
– Mezêncio, M. (jul-dez, 2008). “Adolescentes e o desatino do gozo”. Almanaque on line, Ano 2, (03).
– Miller, J. (set., 1999). “Las mil y una ficciones del niño”. El Niño, (7).
– Musachi, B. (2015). Entre a captura pelas imagens e a função capital da imagem. Conversação VII ENAPOL. Disponível em: http://oimperiodasimagens.com.br/pt/faq-items/entre-a-captura-pelas-imagens-e-a-funcao-capital-da-imagem-blanca-musachi/
– Naparstek, F. (jun., 2005). “Do pai universal ao pai singular”. Curinga, (21).
– Naveau, L. (déc., 2009). “Solitude de l’être parlant”. Mental, (23).
– Naveau, P. (déc., 2009). “Le symptôme à la croisée des chemins: un cas extrême de refus”.Mental, (23).
– Nogueira, C.S.P. “Adolescência e drogas: um caso que atravessa toda a cidade”. Curinga, (34). [Escola Brasileira de Psicanálise, 9ª Conversação da Seção Clínica – caso a caso – “Adolescência e drogas: um caso que atravessa toda a cidade. Curinga, (34):125-162.
– Nuñez, V. (set., 1999). “La infancia pós-moderna”. El Niño, (6).
– Palomera, V. (set., 1999). “Las madres de Barbie”. El Niño, (6).
– Pimenta Filho, J. A. (jun., 2005). “Adolescência como sintoma”. Curinga, (21).
– Pimenta Filho, J. A. (nov., 2004). “Adolescentes, qual transição hoje?”. Curinga, (20):123-130.
– Pittela de Mattos, C. (jun., 2005). “Jovens em análise”. Curinga, (21).
– Ramírez, M. E. [nov., 2014]. “Apresentação do livro: Despertar da adolescência. Freud e Lacan leitores de Wedekind”. Opção Lacaniana online nova série, Ano 5, (15). Texto em PDF.(
– Ribeiro, J. M. de L. C. (2006). “Da equipe interdisciplinar à prática entre vários”. In Acolher a demanda, produzir transferência. ICP – Rio de Janeiro: Andamento.
– Roma, D. (déc., 2009). “Un lycée où le coupable peut devenir le roi”. Mental, (23).
– Santiago, A. L. (mar., 2016). “Apresentação do texto ‘Em direção à adolescência’ de Jacques-Alain Miller”. CIEN-digital, (19).
– Santiago, A. L.[Relatora]. (abr., 2004). “Como o sexo chega às crianças”. Papéis de psicanálise, v.1, (1).
– Santiago, A. L. (abr., 2004). “A menina-homem”. Papéis de psicanálise, v.1, (1).
– Sarmento, F. (out., 2002). “A entrada em análise na clínica com crianças”. Opção Lacaniana, (34):38-41.
– Segui, L. (déc., 2009). “Le discours du maître dans la société adolescente”. Mental, (23).
– Sinatra, E. (2014). “Las tribus urbanas, micrototalidades de goce”. In: L@s nuev@s adict@s. Buenos Aires: Tres Haches.
– Souto, S. (jun., 2005). “O futuro de uma desilusão”. Curinga,(21).
– Stavy, Y.-C.; Lacadée, P.; Dhéret, J.; Roy, D.; Chabot, N.; Schabelmann, R. (déc., 2009). “Les adolescents, à l’avant-garde”. Mental, (23).
– Stevens, A. (mar., 2016). “The Case against adolescence de Epstein”. CIEN-digital, (19). Disponível http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n19/contribuicoes2.html
– Stevens, A. (nov., 2004). “Adolescência como sintoma da puberdade”. Curinga, (20):27-39.
– Suárez, E. S. (2004). “A criança em questão”. Incidências da Psicanálise na Cidade. Murta, A. (org.). Vitória: Edufes, p.11- 48.
– Tarrab, M. (jun., 2015). “O trauma e o real na clínica: o que as crianças inventam?” Curinga, (39).
– Tendlarz, S. (jun., 2012). “Crianças Autistas”. Curinga, (34).
– Tendlarz, S. E. (dez., 2008). “A atenção que falta e a atividade que sobra. Reflexões sobre o ADD-ADHD”. Almanaque on line, Ano 2, (03).
– Tendlarz, S. E. (ago., 1995). “Objeto e imagem em crianças autistas”. Opção Lacaniana, (13):47-50.
– Veras, M. (11/03/15). “A medicalização ou a vida?”. Disponível emhttp://minascomlacan.com.br/blog/a-patologia-da-vida-cotidiana/.
– Vidigal, C. (jun., 2015). “As crianças e seus analistas: traumatismos e invenções”. Curinga, (39).
– Vidigal, C. (ago., 1995). “Saber e gozo na psicanálise com crianças”. Opção Lacaniana. (13).
– Wedekind, F. (2008). “O despertar da primavera”. 3ª ed. (Trad. Maria Adélia Silva Melo). Lisboa: Editora Estampa.