skip to Main Content

Leituras da Biblioteca

A comissão de Biblioteca[1] da EBPSP vem realizando reuniões de trabalho e atividades abertas à comunidade em torno de alguns textos e escritos de Freud e de Lacan, tendo como orientador o retorno a Freud e a “transferência decidida com o texto de Lacan”[2] e com a letra lacaniana como suporte de transmissão da psicanálise.

Em 2021, ano de centenário de Além do Princípio do Prazer, a subcomissão Leituras da Biblioteca se debruçou sobre esse texto, tomando-o como objeto de trabalho do qual as reuniões, as leituras e discussões giraram em torno. O texto foi o ponto de causa e o trabalho em torno dele foi no sentido de extrair consequências a partir de algumas questões disparadoras.

Essa forma de trabalho possibilitou que cada um pudesse colocar seu grão de contribuição e abrir questões, elaborações e articulações. Um trabalho vivo de Escola tomando o escrito como causa.

Em um segundo momento, o movimento da subcomissão foi de transmitir à comunidade algo do trabalho que vinha realizando, e, ao mesmo tempo, convidá-la a tomar parte. A forma escolhida foram três encontros abertos em formato de conversação.

Como produto desse trabalho, a subcomissão elaborou um texto, publicado abaixo, um breve relato localizando o ponto que cada integrante levantou, se debruçou e colocou para a conversa na atividade “Leituras da Biblioteca”.

A subcomissão já está trabalhando com um escrito de Lacan e no segundo semestre deste ano convidará a comunidade a tomar parte no trabalho. Aguardem!

Fabiola Ramon (Diretora de Biblioteca EBPSP, 2021-2023)


[1] Integrantes da subcomissão Leituras da Biblioteca: Eduardo Vallejos, Gabriela Malvezzi, Mirmila Musse, Raquel Diaz Degenszajn, Rosângela Turim e Silvia Jacobo.
[2] Miller, J. El campo freudiano y la acción lacaniana. Colofón. Número extraordinário. Abril, 2018.
Back To Top