Escola Brasileira de Psicanálise – Boletim das X Jornadas da Seção SP – Número 01 – Julho de 2021
e-dito
Por Alessandra Sartorello Pecego
Diretora Geral EBP SP
Eis aqui nosso primeiro Boletim, inspirado na arte de nosso cartaz e no amálgama do que é o ato para a psicanálise lacaniana. Ele se chama TRAVESSIAS. Uma travessia que só pode se dar pela lógica de uma asserção antecipada, pela lógica inscrita por um tempo, ou melhor, três tempos: ver, elaborar e concluir.
É dentro dessa lógica que convidamos toda a comunidade analítica à sua leitura, ao seu uso e ao atravessamento singular.
Abertura
Por Alessandra Sartorello Pecego
Diretora Geral EBP SP
Como propor e fazer ecoar um trabalho de Escola? Pergunta que “marca passo” em minha condução nas diferentes atividades da Seção São Paulo, por vezes alcançada, e sempre relançada como aposta.
Penso que a Jornada de uma Seção é um momento ímpar dessa construção. Ela deve ser o corolário do tema de trabalho do biênio da Diretoria, desejo que se possa elucidar…
Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP e da AMP
Coordenador Geral das X Jornadas
Foi com muita satisfação que recebi o convite de Alessandra Pecego, diretora da EBP-SP, para o trabalho de Coordenação das X Jornadas, que neste ano tem como tema “Psicanálise em ato”.
As Jornadas, que acontecerão nos dias 05 e 06 de novembro deste ano, contarão com a participação de nossa colega Anna Aromi, que é de Barcelona…
Argumento
Luiz Fernando Carrijo da Cunha
AME da EBP e da AMP
Coordenador da Comissão de Orientação
O título proposto para as X Jornadas da EBP-SP, “Psicanálise em ato”, suscita de imediato a existência da psicanálise no mundo desde sua invenção por S. Freud no final do século XIX. O contexto em que foi criada, assim como a posição de seu criador, não são indiferentes quanto ao que podemos, hoje, recolher de sua presença no mundo. Se a psicanálise passa a existir a partir de um médico pesquisador e neurologista, ela deve, sobretudo, contar na sua origem o momento em que o saber da ciência, em seu pleno florescimento, deixa entrever uma hiância onde se alojará como práxis…
Eixos Temáticos
A partir do ato, o que o analista institui como experiência analítica? Freud aborda o ato falho enquanto formação do inconsciente. É o que emerge e que ultrapassa o sujeito. Lacan, no Seminário 11, dirá que aí se instaura a dimensão da perda e introduz a concepção de que o inconsciente se manifesta como o que vacila num corte do sujeito. Assim, o importante no ato nesta perspectiva é o que escapa. Como o advento do ato falho dá abertura para o ato do analista?
Orientações para envio de trabalhos
Data limite para envio dos trabalhos: 26 de setembro
Os textos devem ter, no máximo, 6000 caracteres (com referências e espaços), escritos em Times New Roman 12, justificado, espaçamento simples, com notas (referências) no fim de página.
Colocar no Cabeçalho o título do trabalho, o nome do(a) autor(a) e o Eixo Temático no qual o trabalho se insere.
Cartéis
Cartéis em torno das X Jornadas da EBP-SP
Órgão de base da Escola, o dispositivo de cartel é fundamental para manter sua lógica de funcionamento, assim como fazer circular a transferência de trabalho. É também o espaço privilegiado para as produções epistêmicas e que irão contribuir para animar nosso evento.
Para estas X Jornadas da EBP-SP, a diretoria incentiva a formação destes pequenos grupos em torno do tema proposto – Psicanálise em ato –, assim como dos cinco eixos temáticos.