BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP - Seção São Paulo Local das Jornadas: Meliá…
Editorial Boletim Inter-dito #05
Alessandra Pecego
Diretora da EBP-SP – Membro da EBP e da AMP
Imagem: Instagram @nicokokartinspiration
Fecho essa empreitada com esse último número de nosso boletim INTER-DITO! Aposto que eles foram, ao menos, cinco catalisadores para o trabalho da comunidade analítica que bordeia a Seção São Paulo para que possamos ter um debate vivo nos dias 04 e 05 de novembro em nossas Jornadas!
Em VARIDADES, subverto um pouco a ordenação dos textos. Começo com o texto “Desajuste entre a verdade e o real” de Joaquim Carrasco, colega da NEL e convido à leitura de um texto que nos leva a percorrer verdade e gozo nos vários momentos de uma análise que dura e naquelas que podem “cingir o desajuste entre a verdade e o real,” ao seu final. Depois, sou instigada, incomodada. E digo que aflita é como me senti após mergulhar no texto “Verdades Intercambiáveis” de Teresinha N. M. do Prado, onde temos uma aguda leitura sobre o nosso momento contemporâneo dizendo de um “relativismo desbussolado”, em que “a narrativa de cada um é sua verdade”, e que todas essas reivindicações querem ser elevadas ao zênite. Estamos claramente, presos às redes, aos algoritmos e sendo triturados, absortos em um modo que nos “faz sentir objetos de um panóptico universal sem precisar do coma induzido”. Gostaria depois de ler esse texto que nos fisga na carne, de me encontrar com a avó da cena cotidiana descrita no texto “Duas cenas infantis relativas à verdade” de Cassia M. R Guardado, dizendo “Você não vai virar estrelinha!”, como um desejo, um respiro em tempos absolutamente nefastos, antidemocráticos e de tanta incerteza! Apostando em uma verdade pautada em um traço do amor e que possa nos fazer atravessar esses tempos de mãos dadas e com esperança.
A rubrica ATIVIDADES PREPARATÓRIAS, traz as contribuições de Luiz Fernando Carrijo da Cunha, Fernando Prota e Gustavo Meneses para a terceira atividade preparatória das Jornadas e discutem três vetores do Argumento, respectivamente: O Outro (que não Existe) é o da Verdade; O gozo que não mente é o gozo como tal e Verdade mentirosa.
RESSONÂNCIAS DOS EIXOS TEMÁTICOS nos trazem um olhar cuidadoso e incisivo, que derivam para os textos “O Cogito lacaniano e o corpo que se goza, sob a perspectiva do parlêtre” de Cynthia Gindro e “O que não se formaliza se torna som” de Elisangela Miras.
Em REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS temos uma provocação “a interpretação analítica alcança o além do princípio do prazer?” e o trabalho de um verbete que os leva a tocar na questão do conceito de “aparola”. Vale a leitura!
Por fim, o ACONTECE NA CIDADE nos convida ao respiro, à arte, à cultura e ao humano! Um convite às exposições artísticas em nossa cidade. Afinal: “a gente não quer só comida, diversão, balé…. a gente quer inteiro e não pela metade! Necessidade, desejo, vontade!”
É tudo isso que desejo ao nosso trabalho, e mais além, ao nosso país!
Boa leitura dos textos desse boletim e boa leitura desse país a ser revelada nas urnas!