skip to Main Content

Boletim Inter-dito EXTRA

BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP – Seção São Paulo
Local das Jornadas: Meliá Paulista – Av. Paulista, 2181, São Paulo/SP
EXTRA
Agosto de 2022

EDITORIAL

Apresentamos neste Boletim Extra os Eixos de Trabalho elaborados pela Comissão de Preparatórias e Simultâneas das XI Jornadas da EBP-SP. Os Eixos seguem a direção dada pelo Argumento das Jornadas e visam provocar, nortear e convidar nossa comunidade para a produção e envio de trabalhos clínicos e epistêmicos em torno do nosso tema. São eles: Eixo 1 – O amor à verdade e as entrevistas preliminaresEixo 2: Transferência: paradoxos entre saber, amor e gozo; Eixo 3: A mentira verídica e a interpretação na experiência da psicanálise e Eixo 4: O cogito lacaniano e o corpo que se goza.

Neste Boletim Extra também enviamos as orientações para o envio de trabalhos para as Mesas Simultâneas, cuja data-limite para o envio é 25 de setembro.

Boa leitura e boa escrita!

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO 1 – O AMOR À VERDADE E AS ENTREVISTAS PRELIMINARES

Freud indicava aos psicanalistas a realização de um tratamento de “ensaio” com o objetivo de diagnóstico e “sondagem” da atitude transferencial, visando colocar à “prova” a possibilidade da oferta do tratamento àquele que o procurava. Colocar à prova as condições do paciente se lançar na empreitada analítica da busca da verdade do seu sintoma, com a finalidade de deslindá-lo.

EIXO 2: TRANSFERÊNCIA: PARADOXOS ENTRE SABER, AMOR E GOZO

A proposição de Lacan de que “o analista faz parte do conceito de inconsciente” incide de forma radical sobre o operador da experiência analítica que Freud nomeou “transferência”. Para este operador, Lacan formulou um matema, no qual o “significante da transferência” deve ser entendido como uma questão e, como tal, ele pode instalar um “lugar vazio”. A transferência assim sustentada…

EIXO 3– A MENTIRA VERÍDICA E A INTERPRETAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DA PSICANÁLISE

Com Lacan se descortina um giro no modo de pensar a interpretação, de um significante que produziria uma verdade, antes recalcada, para um dizer que afeta o corpo, que ressoa nele e altera a satisfação, sob a forma de um acontecimento. Tomar a interpretação a partir do mistério do corpo falante, é tomá-la como uma operação que visa capturar o real, que pretende ler o sintoma e destacar sua vertente…

EIXO 4: O COGITO LACANIANO E O CORPO QUE SE GOZA

O mundo não pede licença para mudar, nem por isso o mal-estar deixa de existir, ele é travestido de acordo com a época. O psicanalista deve acompanhar, como Lacan orienta, a subjetividade de sua época para melhor conduzir sua prática.

A pergunta “Quem eu sou?” é da ordem da verdade do sujeito, do sujeito dividido, traz um enigma…

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS

De uma mentira verídica à verdade mentirosa

Data limite para envio dos trabalhos: 25 de setembro 

  • Os textos devem ter, no máximo, 6000 caracteres (com espaços), escritos em Times New Roman 12, justificado, espaçamento simples, com notas (referências) no fim de página.
  • Colocar no Cabeçalho o título do trabalho, o nome do(a) autor(a) e o Eixo Temático no qual o trabalho se insere.
  • Os textos devem ser enviados em formato Word, anexado ao e-mail, colocando como assunto: Jornadas Ⱥ verdade e o gozo que não mente – envio de trabalhos.
  • Enviar para: mvcrastelo@yahoo.com.br com cópia para lepecego@hotmail.com

COMISSÕES

INSCRIÇÕES

Jovita Carneiro de Lima (coordenadora),
Niraldo de Oliveira Santos (coordenador) Andressa Luz,
Cynthia Gindro, Élida Biasoli, Elisângela Miras,
Gabriela Malvezzi, Paula Maia, Veridiana Marucio
Back To Top