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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

Atualidade do texto Além do princípio do prazer: um retorno à letra de Freud. 

Relatoria do texto: Eduardo Vallejos
Integrantes da sub-comissão Leituras da Biblioteca: Eduardo Vallejos, Gabriela Malvezzi, Mirmila Musse, Raquel Diaz Degenszajn, Rosângela Turim e Silvia Jacobo.                    

A comissão de biblioteca da EBP-SP (2021-2023), sob as orientações da Diretora de Biblioteca, Fabiola Ramon, seguindo na esteira do tema  de trabalho sugerido pela diretoria nacional de bibliotecas da EBP, promoveu entre agosto de 2021 e março de 2022 a atividade Leituras da Biblioteca que consistiu em três conversações em torno do texto de Freud Além do princípio do prazer[1]. Na época de seu centenário, tal proposta de retorno à letra de Freud nos inspirou a problematizar a atualidade deste texto, interrogando seu edifício teórico construído até então sobre a base do princípio do prazer e do princípio da realidade.

Partimos de quatro questões centrais extraídas de nossas primeiras conversas na comissão: qual a atualidade deste texto e o que ele comporta de subversivo? Quais as consequências do texto no interior da teoria freudiana e qual sua importância na prática da psicanálise hoje? A partir da leitura singular de cada integrante da comissão, o texto foi desdobrado e novas questões puderam ser lançadas ao debate.

Em nosso primeiro encontro, Mirmila Musse nos apresentou o percurso que fez do texto freudiano, partindo da hipótese de que o estilo da própria estrutura do texto apresenta algo que escapa à construção teórica daquilo que está além do princípio do prazer. As tensões e distensões apresentadas no decorrer do texto marcariam um movimento que parece fundamental para forjar o conceito de pulsão de morte.

Silvia Jacobo localizou o ponto de virada que marca um antes e um depois no modo de pensar a paradoxal satisfação que habita o ser falante, no momento em que Freud conceitualiza a compulsão a repetição de onde deriva a pulsão de morte. Este giro o leva a reconsiderar o trauma vinculado à exigência pulsional, localizando assim um resto irredutível e inaugurando a experiência analítica orientada pelo real.

No segundo encontro Gabriela Malvezzi e Raquel Degenszajn animaram a conversação, também apontando de maneira clara para a relação do Além do princípio do prazer com a teoria do gozo em Lacan. Gabriela pautou sua questão a partir de uma afirmação de Fabián Fajnwaks em seu texto Jacques Lacan, precursor das teorias queer: “o gozo sexual, entendido como aquele que designa uma relação particular dos seres falante com o prazer, não é o gozo tal como Lacan o entende”[2]. Neste sentido, seria a pulsão e não o gozo sexual que situaria os seres falantes em uma relação particular e irredutível com o além do princípio do prazer.

Pela via do conceito de compulsão à repetição, Raquel nos introduziu à mesma temática. Ao revelar sua face oculta, a compulsão à repetição seria a própria manifestação da pulsão de morte ou o real impossível de ser simbolizado? Neste sentido, como poderíamos entender a noção de gozo formulada por Lacan em seu segundo ensino?

No último encontro Eduardo Valejjos e Rosângela Turim se encarregaram de disparar a conversação. Eduardo problematizou se poderíamos estabelecer alguma aproximação entre o afeto do ódio e “o gozo que se faz presente na violência concebida como satisfação da pulsão de morte”[3], ideia desenvolvida por J.-A. Miller a partir do ensino de Lacan. Nessa mesma lógica prosseguiu interrogando se poderíamos dizer que o amor já viria como resposta e tratamento ao ódio, uma vez que este é anterior em relação ao amor no que se refere à constituição do sujeito.

Por fim, Rosângela articulou o texto de Freud com o tema do ato a partir de Miller. Segundo ele, “todo ato verdadeiro é de fato um suicídio do sujeito”[4], indicando a passagem ao ato como paradigma do ato. Neste sentido que sua questão se colocou: qual a relação entre a pulsão de morte e o suicídio do sujeito, na medida em que há no suicídio e na passagem ao ato seu apagamento? No ato o sujeito pode renascer, diferente. Teria o ato do analista alguma relação com a pulsão de morte, tal como Freud propõe em Além do Princípio do prazer?

O trabalho desta subcomissão produziu uma discussão que localizou no conceito de pulsão de morte um uso para ler nossa época e sua especial conexão com a teoria do gozo em Lacan. Os sintomas contemporâneos evidenciam a tese de Freud, de que há um além do princípio do prazer em jogo nos sintomas. A assunção da própria posição sexuada, o tema das identificações, das identidades e das comunidades de gozo exigem que sigamos este fio que Freud nos deixou, indicando a dimensão de uma satisfação desprazerosa do sintoma, que resiste ao sentido. Ele ainda nos revela que a pulsão de morte é ineliminável, assim como o trauma da sexualidade, sempre contingente e a partir do qual cada sujeito deve se fazer responsável.  Em outras palavras, Freud nos indica que a castração escava um furo que não é passível de simbolização e que produz efeitos no sujeito a partir de sua relação com a pulsão e seus objetos. Trata-se, agora seguindo o ensino de Lacan, do real do sintoma, da parcela de gozo que não se inscreve no simbólico, mas que pode ser lida e escrita no corpo.


[1] Freud, S. (1920). Além do princípio do prazer. In: Obras incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
[2] Fajnwaks, F. Jacques Lacan, precursor das teorias queer. In: Psicanálise e psicopatologia lacanianas: impasses e soluções. Curitiba: CRV, 2020, p. 17.
[3] Miller, J.-A. (2017). Crianças violentas, 2017. In: Opção Lacaniana. nº 77, p. 26.
[4] Miller, J-A. (2014) Jacques Lacan: observações sobre seu conceito de passagem ao ato. In: Opção Lacaniana online – ano 5, nº 13.
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