BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP - Seção São Paulo Local das Jornadas: Meliá…
Acontece na cidade
COMISSÃO DE ACOLHIMENTO
Maria Veridiana Sampaio Paes de Barros
Associada ao CLIN-a
Marilice Dos Santos Guerra
Associada ao CLIN-a
Em plena Avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo, situa-se o Itaú Cultural, voltado ao incentivo de manifestações artístico-intelectuais. Está em cartaz, até o dia 01 de outubro de 2022 a exposição “Bispo do Rosário – Eu vim: Aparição, impregnação e impacto”.
Sim, somos impactados por uma mostra de 404 peças da vasta obra deste artista, que em 22 de dezembro de 1938, teve uma visão: Sete anjos anunciaram sua missão. Era Jesus, aquele que viera ao mundo para julgar os vivos e os mortos.
Sua obra foi feita nos confins de um manicômio. Um bordar para o fim do mundo, com um inventário sobre o que existe no mundo para o dia do julgamento final. O artista explicou que era obrigado a fazer, pois as vozes o ordenavam. Confeccionou seu manto, todo escrito sobre as coisas do mundo para que ele pudesse vestir neste dia especial.
Não há como não nos remeter ao escabelo, tão bem traduzido por Miller: “(…) é, de modo geral, aquilo sobre o qual o falasser se ergue, sobe para se fazer belo. É seu pedestal, que lhe permite elevar a si mesmo à dignidade da Coisa”[1].
Nesta exposição nos deparamos com objetos velhos, restos encontrados no manicômio, quinquilharias elevadas a dignidade da Coisa. A exposição nos faz testemunhar a grandeza de um objeto de arte.
Como nos lembra Miller,
“(…) Analisar o falasser demanda jogar uma partida entre delírio, debilidade e tapeação. É dirigir um delírio de maneira que sua debilidade ceda à tapeação do real. (…) No lugar do recalcado, a análise do falasser instala a verdade mentirosa que decorre do que Freud reconheceu como recalque originário. Isso quer dizer que a verdade é intrinsecamente da mesma essência que a mentira. O proton pseudos é também o falso último. O gozo, ou os gozos do corpo falante, porém, é aquilo que não mente”[2].
Vale conferir essa exposição que nos ensina como a arte sabe fazer com o real!
Bispo Do Rosário – Eu Vim: Aparição, Impregnação E Impacto
De quarta 18 de maio a sábado 1 de outubro de 2022.
Terça a sábado 11h às 20h
Domingo e feriados 11h às 19h
Entrada gratuita
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo