BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP - Seção São Paulo Local das Jornadas: Meliá…
Boletim Inter-dito #02
BOLETIM ELETRÔNICO DAS XI Jornadas da EBP – Seção São Paulo
Local das Jornadas: Meliá Paulista – Av. Paulista, 2181, São Paulo/SP
Nº 2
Julho de 2022
EDITORIAL
Veridiana Marucio
Membro da EBP-AMP
São diversos os momentos no percurso de Lacan em que ele se dirige aos jovens. Poderíamos até nos perguntar se todo o seu ensino não foi inicialmente dirigido aos jovens, preocupado como ele se manifestava com o futuro da psicanálise.
Para ele, o que constitui a juventude é a relação com o saber, muito mais do que a idade. De fato, nenhum sinal de uma fantasmatizacão da juventude em Lacan. Seguindo suas palavras, o momento da juventude se refere a um despertar, a isso que faz furo no saber. Talvez pudéssemos dizer que ele se dirige aos jovens, um a um.
VARIDADES
Verdade e real em João Guimarães Rosa
Elisangela Miras
Psicóloga, psicanalista, mestre em comunicação em semiótica PUC-SP.
Na novela Em conversa de bois, que se encontra em Sagarana de João Guimarães Rosa, o personagem Manuel Timborna afirma que é certo e indiscutível que os bois conversam entre si e com os homens, e isto, se comprova nos livros das fadas carochas.
Rosa o descreve da seguinte maneira: “Manuel Timborna, que, em vez de caçar serviço para fazer, vive falando invenções…
Verdade, de um lugar (a) Outro
Paula Maia Peixoto Camargo
Psicanalista, Integrante da Comissão de Boletim
É preciso partir de algum lugar, sobretudo quando é a verdade que está em causa nas XI Jornadas da EBP Seção-SP. Ao fazer ressoar o que está em questão no tema Ⱥ Verdade e o Gozo que não mente, deparamo-nos com um problema que se estabelece na condição própria e inerente à verdade: a de que, como diz Lacan, não é possível dizê-la toda. É exatamente nesse ponto que se fundamenta o que se desloca da discussão…
O truque do sonho
Cynthia Gonçalves Gindro
Associada ao CLIN-a
Como no sonho, a interpretação não trata de entender o que se quer dizer, mas sim, de um texto. Como diz Jacques Lacan no Seminário mais, ainda: “Um sonho, isso não introduz a nenhuma experiência insondável, a nenhuma mística, isso se lê do que dele se diz, e que se poderá ir mais longe ao tomar seus equívocos no sentido mais anagramático do termo”.
O que do sonho não pode ser todo, e se diz nas entrelinhas…
De uma mentira verídica à verdade mentirosa
Andressa Contó Luz
Associada ao CLIN-a
Diante da oportunidade de contribuir para este boletim das XI Jornadas da EBP/SP Ⱥ verdade e o gozo que não mente”, determinei a “satisfação que marca o fim da análise”como ponto de partida deste trabalho. É o que me faz questão, pois é este o ponto do qual se verifica o limite de uma certa ilusão da verdade que se fez presente durante todo o percurso da análise.
Para tanto, busquei algumas passagens de Lacan e de Miller, onde pude localizar referências concernentes ao tema da verdade, para contextualizar a minha questão a seguir:
Sensível à palavra
Élida Biasol
Psicanalista, Associada ao CLIN-a
Eu ainda era estudante de psicologia. Estava fazendo um estágio em que atendia uma criança psicótica 3 vezes por semana. Desde lá, já era muito envolvida pela psicanálise, mas naquela época, a orientação que seguia era da escola inglesa. A diretriz era a de que o analista, munido de uma história familiar prévia traduzida na linguagem da psicanálise, lançasse suas hipóteses ao paciente…
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Na intenção de que o levantamento das referências bibliográficas sobre o tema Ⱥ verdade e o gozo que não mente não seja apenas uma lista de consulta, esta Comissão de Referências Bibliográficas propõe uma apresentação das referências bibliográficas a partir de verbetes. Isto é, para cada número do Boletim Inter-dito, ofereceremos alguns verbetes (Clínico, Epistêmico e/ou Político), construídos a partir de uma citação e seguida de um pequeno texto.
A articulação citação-verbete é uma tentativa de introduzir nesta rubrica do Boletim, mas também nas mídias, algo do já escrito que toque o tema das XI Jornadas da EBP-SP, com uma leitura/escrita breve do responsável por apresentar essa articulação. Visamos com isso levar o leitor diretamente aos textos. Este trabalho será feito pelos integrantes da Comissão de Referências Bibliográficas e livraria.
CARTÉIS
Gustavo Oliveira Menezes
Membro da EBP e da AMP
Diretor de cartéis e intercâmbio da EBP-SP
Órgão de base da Escola, o dispositivo de cartel é fundamental para manter sua lógica de funcionamento, assim como fazer circular a transferência de trabalho. É também o espaço privilegiado para as produções epistêmicas e que irão contribuir para animar nosso evento.
Para estas XI Jornadas da EBP-SP, a diretoria incentiva a formação destes pequenos grupos em torno do tema proposto – Ⱥ Verdade e o gozo que não mente –, assim como dos eixos temáticos.
ACONTECE NA CIDADE
Comissão de acolhimento
A Pinacoteca de São Paulo empresta seu espaço à exposição de Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas. Trata-se de uma abordagem panorâmica e inédita da trajetória da artista, com mais de sessenta obras produzidas entre 1985 até 2022.
Os azulejos barrocos são a marca pela qual Adriana Varejão é conhecida mundialmente.