ACERVO VIVO CONVIDA Fabiola Ramon (Diretora de Biblioteca EBP-SP, 2021-2023) Um convite foi lançado para…
ACERVO VIVO
Acervo é o nome mais geral pelo qual se entende uma junção de mídias, dentre elas, os livros. A biblioteca da EBPSP é composta por um conjunto de livros prioritariamente do campo da psicanálise de orientação lacaniana, textos clássicos e fundamentais da psicanálise e de sua história e obras de áreas afins, com recortes e características próprias ao campo freudiano. Essas características dão identidade e corpo à nossa biblioteca.
Em 2020 a EBPSP recebeu a doação do acervo pessoal de livros do psicanalista membro da EBP/AMP Carlos Augusto Nicéas, que nos deixou em 2018. Com cerca de 1520 títulos, em sua maioria publicações psicanalíticas e de campos do saber que dialogam com a psicanálise, são inúmeras preciosidades que vão de primeiras edições de clássicos da psicanálise, primeiras publicações de interlocutores contemporâneos de Lacan a diversos números de revistas que contam a história do campo freudiano na França e no Brasil. Enfim, uma verdadeira arca de tesouros, que conforme vasculhamos e nos debruçamos, nos remetem a estudos, pesquisas e investigações, abrindo pontos importantes sobre a função da biblioteca na transmissão da psicanálise e na formação de um analista.
Por ser um acervo pessoal, ele transmite marcas do percurso de um analista, que não é um percurso qualquer. Na medida que mergulhamos nesse acervo, percebemos que ele vai se ampliando, abrindo, e nos conduzindo a caminhos possíveis para os mais diversos percursos de formação.
A incorporação desse acervo pessoal no conjunto total do acervo da EBPSP, que juntos somam 3184 títulos, e sua inclusão na catalogação geral da Biblioteca Una, coordenada pela Diretoria de Bibliotecas da EBP, tem colocado a trabalho alguns integrantes[1] que compõem a comissão de biblioteca da EBPSP, juntamente com o Bibliotecário Felipe Salles, em torno de questões e pontos que foram sendo extraídos à medida que mergulhávamos na biblioteca. Eles têm orientado alguns eixos de trabalho. Algumas dessas questões são:
– Como transmitir para a comunidade analítica sobre a função da biblioteca na formação de um analista e qual é a importância dessa transmissão?
– Se o acervo da EBPSP não sai da sede física, ou seja, os livros não são emprestados, como podemos fazer circular o vivo pulsante presente em suas obras e seus títulos? Como fazer dessa moldura, que são os livros, uma parte viva e constituinte do corpo amplo da seção São Paulo?
Em torno desses pontos é que neste ano de 2022 desenvolveremos atividades, entrevistas e publicações que buscam colocar em ato o vivo da letra e do escrito.
A Aba “Acervo Vivo”, no site da EBPSP, publicará textos de alguns participantes da Comissão de Biblioteca, que depositarão parte do produto do trabalho que essa comissão vem desenvolvendo, procurando ampliar o debate e fazê-lo ressoar.
O primeiro texto já saiu do forno. Outros ainda virão.
Boas leituras!