skip to Main Content

Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.
[eikra-vc-text-title style=”style2″ title=”Referências Bibliográficas”][/eikra-vc-text-title]
(Foto: Pinterest.com)

SIGMUND FREUD

1) “Um tipo especial de escolha de objeto feita pelos homens (Contribuições à Psicologia do Amor I) (1910)”

2) “Sobre a tendência universal à depreciação na esfera do amor (Contribuições à Psicologia do Amor II) (1912)”

3) “O tabu da virgindade (Contribuições à Psicologia do Amor III) (1917)”

(Estes três textos encontram-se na Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, vol. XI.)

4) “Psicologia de grupo e análise do ego (1921)”.

(Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, vol. XVIII.)

5) “O Mal-estar da civilização (1930)”

(Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, vol. XXI.)

“Introdução ao narcisismo” (1914);

“Os instintos e seus destinos” (1915);

“Luto e melancolia” (1917).

In: Obras completas, v. 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

“Além do princípio do prazer” (1920).

In: Obras Completas, v. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

JACQUES LACAN

1) O Seminário livro 8: A transferência

A mola do amor – Um comentário sobre o Banquete de Platão (pág.27 a 165).

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

2) O Seminário livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise

Capítulo XV: Do Amor à Libido

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1973.

3) O Seminário livro 17: O avesso da psicanálise

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992

4) «Le rêve d’Aristote. Conférence à l’unesco, Jacques Lacan»

Internet avec Lacan – La cause du désir, 97 – novembro de 2017

5) “Televisão”

Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor. 2003.

O Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise – cap. XXI Sósia

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

 

O Seminário, livro 3: as psicoses – cap. XIII A questão histérica (II): “O que é uma mulher?”

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

 

O Seminário, livro 4: a relação de objeto – cap. VIII Dora e a jovem homossexual; cap. IX A função do véu; cap. X A identificação ao falo; cap. XI O falo e a mãe insaciável; cap. XII Sobre o complexo de Édipo; cap. XVI Como se analisa o mito.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

 

O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente – cap. XVIII As máscaras do sintoma; cap. XIX O significante, a barra e o falo; cap. XXI Os sonhos da “água parada”; cap. XXIII O obsessivo e seu desejo.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

 

O Seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação – cap. VII A mediação fálica do desejo.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2016.

 

O Seminário, livro 8: a transferência (todo)

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

 

O Seminário, livro 10: a angústia – cap. IX Passagem ao ato e acting out; cap. X De uma falta irredutível ao significante; cap. XV Coisa de macho.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

 

O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise – cap. XIV A pulsão parcial e seu circuito; XV Do amor à libido; XVIII Do Sujeito Suposto Saber, da díade primeira e do bem; XIX Da interpretação à transferência; XX Em ti mais que tu.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

 

O Seminário, livro 19: …ou pior – cap. II A função Φx

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012,

Este seminário pode ser complementado com livro Estou falando com as paredes: conversas na Capela de Sainte-Anne

Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

 

O Seminário, livro 20: mais, ainda – cap. I Do gozo; II A Jakobson; IV O amor e o significante; VI Deus e o gozo d’A/ Mulher; VII Letra de uma carta de amor.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

 

O Seminário, livro 23: o sinthoma – cap. IV Joyce e o enigma da raposa; VIII Do sentido, do sexo e do real; X A escrita do ego.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

JACQUES-ALAIN MILLER

1) Los divinos detalles

Buenos Aires: Paidós, 2010

Capítulos:

IV – Degradación de la vida amorosa, p. 77

V – El tabú de un goce, p. 101

VI – Del mito de Edipo al objeto a, p. 121

VII – Deseo, amor Y pulsión, p. 143

2) El amor en la psicosis

Buenos Aires: Paidós, 2006

3) El partenaire-síntoma – Capítulo VII Revalorización del amor

Buenos Aires: Paidós, 2016

4) El otro que no existe y sus comité de ética

Buenos Aires: Paidós, 2005

5) Uma conversa sobre o amor

Opção Lacaniana Online – Nova série, ano 1, julho de 2010

(http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/numero2/texto1.html)

Transferência: (des)conexão?

 

MILLER, J-A. Como alguém se torna psicanalista na orla do século XXI. Opção Lacaniana. São Paulo, n. 55, p. 15-21, nov. 2009.

 

MILLER, J-A. A psicanálise, seu lugar entre as ciências. Correio: Revista da Escola Brasileira de Psicanálise, São Paulo, n. 69, p. 15-30, set. 2011.

 

Tempos de (des)conexão

 

MILLER, Jacques-Alain. Décima sexta lição. In: Perspectivas dos Escritos e Outros escritos de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

MILLER J.-A. Uma conversa sobre o amor. In: Opção Lacaniana online. Nova série. Ano I, julho de 2010, n. 2. www.opcaolacaniana.com.br.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES DA ECF

Naveau, Pierre. “La comédie du phallus”

La cause du désir, 95: Virilités

Briole, Guy. “Clairs-obscurs: amour, virilité et jalousies”

La cause du desir, 95: Virilités

La Sagna, Philippe. “Pense avec son âme ou parler avec son corps”

La cause du désir, 93: Affects et Passions

Naveau, Pierre. “L’Amour entre émotion et angoisse”

La cause du désir, 93: Affects et Passions

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE CHRISTIANE ALBERTI

Christiane Alberti et Hervé Castanet. Parler(s) d’enfance (s): Que dit aujourd’hui la psychanalyse de l’enfance? Pleins Feux, 2008.

Christiane Alberti avec Marie-Jean. La Psychanalyse

Sauret, Milan, 1996.

 

Artigos:

Homme ou homard? La Cause Du Désir 2017/1 (n° 95)

Que rest-t-il de nos fantasmes? La Cause Du Désir 2016/3 (n° 94)

L’avenir du transfert. La Cause Du Désir 2016/1 (n° 92)

Plus loan que l’amour. La Cause Du Désir 2016/1 (n° 92)

Une psychanalyse a structure de fiction. Avec Jacques-Alain Miller et Philippe Hellebois. Dans La Cause Du Désir 2014/2 (no.87)

Publicações do Campo Freudiano.

  • Revista Virtualia 

Gerardo Battista (EOL) (Una vuelta al amor cortés- Revista Virtualia Nº 31) http://www.revistavirtualia.com/articulos/60/soledades/una-vuelta-al-amor-cortes

Ernesto Anzalone (Uruguai) (El amor en los tiempos del WhatsApp – Revista Virtualia Nº 30) http://www.revistavirtualia.com/articulos/111/dossier-enapol-el-imperio-de-las-imagenes/el-amor-en-los-tiempos-del-whatsapp

Claudio Spivak (EOL) (El amor electrónico y su droga- Revista Virtualia Nº 34 ) http://www.revistavirtualia.com/articulos/799/malestar-en-la-civilizacion/el-amor-electronico-y-su-droga

François Ansermet (ECF/NLS) (Elegir el propio sexo: Usos contemporáneos de la diferencia sexual – Revista Virtualia Nº 29) http://revistavirtualia.com/articulos/137/lo-femenino-y-la-sexualidad/elegir-el-propio-sexo-usos-contemporaneos-de-la-diferencia-sexual

  • XXV Jornada Anual da EOL: Hipeconectados 2016.

XXV Jornada Anual da EOL: Hipeconectados 2016. (http://www.jornadaseol.com/025/index.php)

(http://www.radiolacan.com/pt/topic/862/3)

(Dossier Virtualia Nº 32 – http://www.revistavirtualia.com/static/static/ediciones/32/dossier)

  • Publicações relacionadas a NEL

Gustavo Dessal (ELP) (http://nel-medellin.org/bloglo-virtual-y-lo-real-seguiran-siendo-diferentes/)

Lorena Greñas Contreras (NEL/Guatemala) ( http://nel-medellin.org/la-prueba-de-amor-en-la-epoca-virtual/)

Gabriela Medín (ELP) – Los tempos que corren adolescente y videojuegos (http://nel-medellin.org/bloglos-tiempos-que-corren-adolescentes-y-videojuegos/

  • Publicações do ENAPOL.

Gloria Askman (EOL) http://oimperiodasimagens.com.br/pt/faq-items/a-sexualidade-virtual-homens-e-mulheres-gloria-askman/

María Elena Lora (NEL-La Paz) http://oimperiodasimagens.com.br/es/faq-items/enjambre-digital-y-el-auge-de-la-transparencia-maria-elena-lora/

Beatriz Udenio (EOL) http://oimperiodasimagens.com.br/es/faq-items/cuando-la-palabra-no-es-performativa-la-imagen-reina-beatriz-udenio/

  • Publicações de revistas brasileiras.

Ana Lydia Santiago (EBP/MG) (Amores nômades na sociedade do individualismo de massa – Opção Lacaniana Nº 48.)

Ondina Machado (EBP/RJ) (Sexualidade Virtual – Opção Lacaniana Online Nº 18.) http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/numero18/texto3.html)

Romildo do Rêgo Barros (EBP/RJ) (O que a psicanálise tem a ver com o amor? – Revista Letra Clínica Nº 2)

  • Publicações da Revista “El Psicoanalisis”

Miquel Bassols (ELP) (La transferencia, entre el goce y el amor) El Psicoanalisis Nº 32) http://elpsicoanalisis.elp.org.es/uncategorized/la-transferencia-%E2%80%A8entre-el-goce-y-el-amor/)

Enric Berenguer (ELP) (¿De qué (real) hablamos cuando hablamos de amor?) El Psicoanalisis Nº 23) http://elpsicoanalisis.elp.org.es/numero-23/de-que-real-hablamos-cuando-hablamos-de-amor/

José Ramon Ubieto (ELP) (La crisis de lo mismo) El Psicoanalisis Nº 27 ( http://elpsicoanalisis.elp.org.es/numero-27/la-crisis-de-lo-mismo/)

Santiago Castellanos (ELP) (Crisis ¿qué dicen los psicoanalistas?) El Psicoanalisis Nº 27 ( http://elpsicoanalisis.elp.org.es/numero-27/crisis-que-dicen-los-psicoanalistas/)

  • Revistas e livros.

Marcus André Vieira A ética da paixão: uma teoria psicanalítica dos afetos Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001

Aleph Nº 1 – As relações amorosas no século XXI (http://www.ebp.org.br/publicacoes/aleph-1/)

Revista Curinga Nº 11 – Formas de desencontro, segregação e solidão. (http://www.ebp.org.br/publicacoes/curinga-11/)

Opção Lacaniana 70 – Ler um sintoma. (http://www.ebp.org.br/publicacoes/opc%CC%A7a%CC%83o-lacaniana-70/)

Revista Colofón 36 Amor y sacrificio (http://www.ebp.org.br/colofon/colofon-36/)

Mutaciones del sujeto contemporáneo (http://www.eol.org.ar/template.asp?Sec=publicaciones&SubSec=impresas&File=impresas/col/Mutaciones-del-sujeto-contemporaneo.html)

La mirada de las imágenes – Textos psicoanalíticos – Mauricio Tarrab) (http://www.gramaediciones.com.ar/serie-tri/la-mirada-de-las-imagenes-textos-psicoanaliticos-mauricio-tarrab/)

Los decires del amor – Oscar Zack (http://www.gramaediciones.com.ar/serie-tri/los-decires-del-amor-oscar-zack/)

Un amor menos tonto. Una lectura del Seminario XXI de Lacan – Carmen González Táboas. (http://www.gramaediciones.com.ar/otras-publicaciones/un-amor-menos-tonto-una-lectura-del-seminario-xxi-de-lacan-carmen-gonzalez-taboas/)

Back To Top