Sobre os Cartéis em torno das Jornadas EBP-SP 2020
O dispositivo de cartel em psicanálise é, desde sua criação, uma subversão na lógica do funcionamento dos pequenos grupos. Nada mais apropriado do que esta maneira de trabalhar para se engajar no tema de nossas Jornadas fora da série.
O componente real implícito no funcionamento do cartel, pela sua própria estrutura e pela função do “mais-um”, possibilita um movimento e um laço de trabalho que sustenta de modo vivo a causa analítica.
Em torno de um tema pré-definido, os cartéis chamados de fulgurantes provocam a investigação de cada um de seus integrantes e são um meio facilitador de uma produção que, embora passe pelo coletivo, comporta o singular de cada um.
As versões dessas Jornadas 2020 da EBP-SP propostas pela Comissão de Orientação são norteadoras do trabalho a ser desenvolvido por todos os interessados. Trazem uma primeira organização dos eixos fundamentais que irão compor esta temporada de estudo.
Para formar seu cartel fulgurante em torno desse tema – Subversões – cada um pode buscar seus colegas de trabalho ou se dirigir à nossa Comissão de Cartéis pelo e-mail abaixo, preferencialmente com um eixo escolhido. Tentaremos operar como facilitadores na composição de seu grupo, futuro cartel, cujo “mais-um” será de escolha dos integrantes de cada cartel.
Aguardamos o entusiasmo de cada um para que possamos juntos nos lançar mais uma vez na experiência, que dessa vez terá o formato inusitado do exclusivamente virtual, respeitando nossa posição política e social e, ao mesmo tempo, que nossa ética diante da investigação analítica permanente .