EDITORIAL
Por Lucila Darrigo – EBP/AMP
Coordenação Geral
É com muito entusiasmo que lançamos o primeiro boletim das IX Jornadas da EBP-SP!
O tema de uma Jornada é consequência, de uma maneira ou de outra, daquela que a precedeu. Neste caso, parece bem evidente: das parcerias à solidão.
Em psicanálise, quando procuramos pela solidão nos deparamos com o laço e quando procuramos pelo laço, lá está a solidão. Mesmo assim, essa escolha é uma consequência e não o avesso do mesmo. Isso porque de onde partimos faz toda a diferença!
ARGUMENTO
Por Daniela de Camargo Barros Affonso – EBP/AMP.
Coordenadora da Comissão de Orientação
Que o poeta tenha muito a dizer sobre a solidão, disso não se duvida. E se, para o poeta, solidão é lava que cobre tudo, o que teria a psicanálise a dizer sobre ela?
Não se pode afirmar que a solidão se configure propriamente como um conceito em Freud ou em Lacan, mas articula-se muitas vezes a importantes conceitos do ensino de ambos. As indicações que trataremos de extrair deste ensino serão as balizas para situar a solidão, da qual muito ouvimos em nossa prática clínica, e explorar, fundamentalmente, de que maneira ela concerne o inconsciente.
PERSPECTIVAS DO TEMA
“Quem fala só tem a ver com a solidão”
Se Lacan situa a solidão intrinsecamente referida ao parlêtre é para indicar, sobretudo, que “quando alguém se põe a falar, não encontra somente o fato de que o Outro está ausente, que ele não responde, mas descobre também alguma coisa que é efeito desta ausência.
CONVIDADA INTERNACIONAL
Marie-Hélène Brousse
Psicanalista AME (Analista Membro da Escola) da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e da École de la Cause Freudienne (ECF). É autora de diversos artigos e livros, dentre eles, “O inconsciente é a política” (EBP, 2018).
Entrevista “Solidão”
CARTÉIS
Por Marilsa Basso – EBP/AMP
Coordenadora Comissão de Cartéis.
“Com todos vocês naquilo que faço sozinho, haverei eu de me afirmar isolado? ”
O dispositivo de Cartel é proposto por Lacan visando a formação. Hoje, são vários os modos de trabalhar em Cartel. Standards e não standards, como os cartéis relâmpagos e fulgurantes.
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
Data limite para envio: 17/09/19
- Os textos devem ter, no máximo, 6000 caracteres (com espaços) e escritos em letra tipo Times New Roman 12. No cabeçalho do texto deve ser indicada a Perspectiva do tema em que se inclui o trabalho.
- Os textos devem ser enviados em formato Word, colocando como assunto: Jornadas EBP-SP 2019 e nome do autor.
- Enviar para: danielacbaffonso@uol.com.br e lmdarrigo@gmail.com.
- O trabalho só será aceito se o autor estiver devidamente inscrito no momento do envio do mesmo.
COMISSÕES ORGANIZADORAS
Diretoria da EBP-SP
Valéria Ferranti
Coordenação Geral das Jornadas
Lucila Darrigo