skip to Main Content

Seminário A Construção do Caso Clínico

Coordenação: Blanca Musachi Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise

Trata-se de um espaço para argumentar tudo o que podemos considerar obvio: Como se contrói um caso? Por que e para que haveria de construir-se um caso? Quem constrói o caso? Da história à lógica. A crise do relato de caso em psicanálise: Falsas oposições; falsos dilemas. Função da supervisão, dos seminários clínicos, da apresentação de pacientes. Dos dois tipos de sequências nas construções de caso: As do início do tratamento; As do final. Os testemunhos de pase fazem parte da construção de um caso clínico? Essas e outras questões clínico-epistêmicas serão abordadas no seminário, onde eventualmente contaremos com convidados para apresentar casos e deixar-nos ensinar.

Seminário “A vítima, seu mestre, seu objeto”

Responsável: Luiz Fernando Carrijo da Cunha

Significante mestre de prevalência de nossa época, seu uso extrapola seu sentido clássico, assim como o abuso, a violência, extrapolam seus contornos e passam a tomar a cena do mundo. Nessa perspectiva, e com Lacan, tentaremos delimitar as características do mestre contemporâneo assim como delimitar a posição subjetiva da vítima para além de seu potencial identificatório. Quando tratamos da posição subjetiva, a implicação do objeto torna-se uma condição lógica.

Back To Top