Diretora de Cartel e Intercâmbio: Mirmila Musse – Membro da EBP/AMP
Comissão: Eliane Costa Dias, Emelice Prado, Francine Negrão, Jefferson Nascimento, Licene Garcia, Maria Veridiana Paes de Barros, Patrícia Bichara, Romulo Ferreira, Rosângela Turim, Rubens Berliz e Síglia Leão.
O que é um cartel?
Em 1964 Lacan funda a Escola e designa o Cartel como ferramenta para execução desse trabalho. Trata-se de um “órgão de base” e um dos fundamentos da formação em psicanálise. Essa orientação foi proposta por Lacan no texto intitulado Ato de fundação: “Para execução desse trabalho, adotaremos o princípio da elaboração sustentada em um pequeno grupo de no “mínimo três pessoa e no máximo cinco, sendo quatro a justa medida”[1].
O Cartel é uma ferramenta para viabilizar o estudo da psicanálise lacaniana articulado ao desejo de saber de cada cartelizante. Um pequeno grupo que se organiza em torno de um tema comum, sustentada a partir de uma questão individual. Cada integrante, a partir do seu próprio desejo de saber, explora o tema em questão. Trata-se de uma experiência coletiva de transferência de trabalho, mas que se formaliza em um produto individual, próprio a cada um, e não coletivo.
Um desejo de saber
O Cartel tem por objetivo criar condições para provocar o desejo de saber. Dois momentos podem ser destacados em um trabalho de cartel. Em um primeiro, cada membro do Cartel formula uma questão própria em torno de um tema comum de trabalho, decidido em conjunto com os outros integrantes. Em um segundo momento, a escrita de um texto que visa materializar a produção do trabalho desenvolvido a partir de uma questão inicial: um avanço teórico, um empasse clínico, um efeito de formação e porque não, um obstáculo e um impasse que relançar o trabalho de um novo Cartel. Esses dois momentos são fundamentais para reenviar cada um à transferência de trabalho com a Escola, e a formação de cada um.
Participantes
Qualquer um pode propor ou participar de um Cartel. Não é preciso ter um saber prévio nem sobre o tema e nem sobre psicanálise. A única condição para fazer um cartel é o desejo de querer saber sobre a psicanálise.
Tema comum
O tema de investigação de um Cartel pode ser qualquer assunto vinculado à psicanálise – conceitos, práxis, clínica, textos de referência, conexões e etc. A partir de um tema comum, cada um define o objeto de sua pesquisa pessoal.
O mais-um
O mais-um é o quinto integrante desse pequeno grupo escolhido pelos outros quatro integrantes a partir da transferência de trabalho: “A conjunção dos quatro se faz em torno de um mais-um, que, sendo qualquer um, deve ser alguém”. Ele ocupa uma função de movimentar o trabalho, despertando e provocando o desejo e a elaboração em torno de um querer saber: “Cabe a ele zelar pelos efeitos internos da iniciativa e provocar a elaboração”[2]. Nenhum dos integrantes ocupam o lugar de um mestre detentor de um saber pré-adquirido porque todos alí estão movidos por um desejo de um novo saber. O mais-um ocupa um lugar diferente do líder tradicional, sem encarnar a maestria ou um suposto saber. Ele também tem uma questão e pode produz seu próprio produto
Como se trabalha em um cartel?
Qualquer um pode propor a formação de um Cartel, a frequência dos encontros e a forma de trabalho. É necessário apenas encontrar mais três integrantes que tenham interesse na investigação sobre o tema comum.
No texto D’Écolage[3] Lacan propõe a dissolução do Cartel para evitar “o efeito de cola” e a formação de grupo. O término do Cartel deve se fazer em um ou dois anos no máximo.
E-mail para contato: cartelebpsp@gmail.com
[1] Lacan. J –Ato de Fundação. (1964). In: Outros escritos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. Ed. 2003. p. 235-236
[2] Ibid
[3] LACAN, J. – D’écolage disponível em: https://www.ebp.org.br/wp-content/uploads/2020/02/22DE%CC%81colage22-Jacques-Lacan.pdf
2º semestre de 2025
Manhã de Cartel e Procura-se Cartel:
- Data: 30 de agosto
- Horário: Das 9h às 11h
- Local: sede da EBP – Seção SP e online (Zoom)
- Atividade gratuita
Noite de Cartéis e Intercâmbio
- Data: 17 de setembro
- Horário:às 20h30
- Local: sede da EBP – Seção SP e online (Zoom)
- Atividade gratuita
Jornada de Cartéis:
- Data: 06 de dezembro
- Horário:A definir
- Local: sede da EBP – SP