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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.
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Ano 23 – nº2 – 2016

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5 – Editorial.

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA .
9 – Nossas construções – Daniel Roy.
23 – Sexo e gênero no tempo da infância e da adolescenciaou As (des)aventuras do falo – Daniel Roy.

TESTEMUNHOS DOS ANALISTAS DA ESCOLA .
39 – Simplesmente Jovem – Débora Rabinovich.
49 – O exílio no sinthoma; a solidão como parceira -Luiz Fernando Carrijo da Cunha.

IRRUPÇÕES E INVENÇÕES DA ADOLESCÊNCIA
57 – Habitar a Solidão – Silvia Roxana Jacobo.
65 – Pornografia: a fantasia na prateleira – Niraldo de Oliveira Santos
73 – “O insuportável do desejo do Outro para além de mim” – Maria Célia Reinaldo Kato.

A CRIANÇA E OS DISCURSOS
83 – A criança, o saber, as instituições – Heloisa Prado Rodrigues da Silva Telles
91 – A Prática do CIEN: uma resposta da psicanálise – Siglia Cruz de Sá Leão
101 – O analista na cidade e a criança objeto – Raquel Diaz Degenszajn
113 – “Poros Respiradouros” – Lucíola Freitas de Macêdo

BRICOLAGENS E ANCORAGENS
119 – O tratamento psicanalítico como suporte à travessia da adolescência – Gabriel Bartolomeu.
127 – Urgência de Letra – Maria Noemi de Araujo.
133 – Análise da uma psicose afetiva: um saber-fazer no plano da demanda” – Cesar Skaf.
139 – O Risco do Encontro – Ana Maria de Almeida Guerra.
145 – O ponto de ancoragem na mais delicada das transições – Ana Martha Wilson Maia.
153 – Jovens não binários num mundo binário: a diferença sexual questionada – Blanca Musachi.

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