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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

JOGO

Venho sendo
um tanto bruto, me desculpe
Não respondo rápido
Nem tanto quanto deveria
Recebo pouca visita
Venho dando pouco abraço
Pego pouco em outras mãos
Pouco importa, está provado
Dois corpos físicos
de fato nunca fazem contato
Mas fito teu rosto em silêncio
Vez ou outra, noto
a palavra que te aquece o ouvido
O calor acende o teu sorriso
Anoto tudo mais tarde
no meu caderninho
Ou num bloco de notas qualquer
Junto tuas peças
Escrevo tuas regras
Escondo minhas faltas
À medida que lembro do jogo

FELIPE FUTADA

Foto : Instagram @smashtransit
Foto : Instagram @smashtransit

#Editorial

Por Carmen Cervelatti

Ao propor o tema das VIII Jornadas evidentemente era esperado que provocasse, conectasse as pessoas ao redor dele. Devo confessar que o trabalho de nossa comunidade se fez notar, ressoou, conectou: surpreendentemente as inscrições tiveram que ser encerradas antes mesmo que o prazo do envio dos trabalhos para as simultâneas se encerrasse. Foi uma surpresa, caso contrário, teríamos escolhido outro local que pudesse receber aqueles que não conseguiram se inscrever a tempo. Lamentamos não poder receber a todos, nossos objetos ausentes, que põem “em ato a ‘não-relação sexual’”, como disse Leonardo Gorostiza, que tão gentilmente respondeu à nossa provocação. Ele falou: “os laços virtuais fazem uso, cada vez mais, das imagens. As quais, se bem não se confundem com o objeto ‘carnal’, estão longe de produzir, como as cartas de amor o fazem, uma circunscrição, um contorno, em torno do objeto ausente.”

Foto: Peter Stackpole, bloglovin.com

#Pergunta e resposta

Por Leonardo Gorostiza

Não poderia afirmar que “o sucesso das relações virtuais” possa ser explicado pela menção que você faz ao que eu dizia em tal entrevista. Como costumamos dizer, não existem para nós, psicanalistas de Orientação lacaniana, orientações que possam ser consideradas de alcance universal. Sempre tratar-se-á do caso a caso. Assim, em alguns casos talvez ocorra o que você sugere: que a escrita via internet, que por sua brevidade em geral se diferencia muito das clássicas cartas ou poemas do amor cortês, possa cumprir a função de acentuar a ausência do objeto enquanto presença carnal. Enquanto que em outros casos, por exemplo mediante o uso do WhatsApp, a aceleração temporal do intercâmbio de mensagens entre grandes distâncias geográficas, pode ter o efeito inverso: provocar a ilusão de que o objeto está “presente”. Assim mesmo, não esqueçamos que os laços virtuais fazem uso, cada vez mais, das imagens. As quais, se bem não se confundem com o objeto “carnal”, estão longe de produzir, como as cartas de amor o fazem, uma circunscrição, um contorno, em torno do objeto ausente.

Foto: Instagram @olheosmuros

#Orientação

Tinder: primeiro a gente transa, depois a gente vê. O simbólico mudou de ritmo

Por Christiane Alberti

Desde a chegada do Tinder, o mundo do namoro mudou. O princípio deste aplicativo? Colocar em contato homens e mulheres geograficamente próximos, por meio de um sistema de geolocalização. Qual é o impacto do Tinder nos relacionamentos amorosos? Para Christiane Alberti, psicanalista, os encontros virtuais não eliminarão a magia.

Foto: Instagram @lovematch90

O sexo e a coragem 

Por Rômulo Ferreira da Silva
Temos verificado  muitos depoimentos de casais que se formaram a partir de aplicativos fornecidos pela internet. São histórias que apresentam versões do que antes podíamos ouvir “como nos encontramos no aniversário de 15 anos da minha amiga”, ou “fomos apresentados pelo namorado da minha melhor amiga”. Esses casais, unidos pelas redes, comentam como foi a primeira vez que a mensagem do outro “tocou fundo” e  definiu a decisão de marcar um primeiro encontro. Um encontro para “dar certo”.
Foto: Instagram @helmut_breineder

#Ecos de Quarta

Match: o estatuto do sintoma nos sujeitos conectados

Por Niraldo de Oliveira Santos

É bastante conhecido em nosso meio o trecho de Lacan de 1953, em “Função e campo da fala e da linguagem”: “Que antes renuncie a isso, portanto, quem não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época. Pois, como poderia fazer de seu ser o eixo de tantas vidas quem nada soubesse da dialética que o compromete com essas vidas num movimento simbólico. Que ele conheça bem a espiral a que o arrasta sua época na obra contínua de Babel, e que conheça sua função de intérprete na discórdia das línguas”

Foto: Instagram @mariussperlich

#Conversa.com

Felipe Futada

Por Camila Popadiuk e Mirmila Musse

Talvez uma relação possível seja o inevitável deparar-se com algum tipo de vazio na experiência com o outro. Não necessariamente o vazio como a ausência de alguém, mas um vazio como impossibilidade de ação. Afinal de contas existe uma grande diferença entre um vazio marcado pela falta do que ali já se fez presente, e um vazio que nunca foi preenchido. A poesia habita essa interface, dado que é uma materialização do nada. O Amor também.

The Wolf Man’s Dream by Sergei Pankejeff

#Freud e a vida amorosa

A “vida amorosa” e o caso do Homem dos Lobos

Por André Antunes da Costa

“Contribuições à psicologia do amor” é sob este título que Freud agrupa três textos escritos com um intervalo de oito anos entre eles. Para quem ainda não os conhece, eu os apresento: “Um tipo especial de escolha de objeto feita pelo homem” (1910), “Sobre a mais comum depreciação na vida amorosa” (1912), e “O tabu da virgindade” (1918)…

Referências bibliográficas

Por Daniela de Barros Affonso e Comissão

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Não perca o timing!

Para participar das Jornadas da EBP-SP de 2018 é preciso, em primeiro lugar, que você esteja inscrito. Certifique-se disto e depois escreva um texto com até 6000 caracteres (com espaços) na fonte Times New Roman 12, e envie-o a mcferretti@uol.com.br e verimarucio@gmail.com até o dia 29/09. Fique atento também às citações, cujas referências bibliográficas devem vir na forma de nota de final de texto, e não de rodapé! As orientações para citação podem ser encontradas aqui.

Equipe do Boletim #Cupid

Milena Vicari Crastelo – Paula Caio – Eliana Figueiredo  – Alessandra Pecego
Marcelo Augusto Fabri de Carvalho  – Fabiola Ramon  – Felipe Bier

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