skip to Main Content

Na quadratura do círculo, às vezes, o círculo é uma elipse

A arte não reproduz o visível, mas torna visível. Paul Klee, “Credo criativo” Como discursos, corpos e a causa do dizer poderiam se transformar em imagens-convites ao trabalho? Após mais de um século de intensos debates na arte, política e psicanálise, poderíamos falar em “representação” ou “figuração”? Não haveria aí o perigo de abrir mão…

Importância da Jornada para a Seção

Célia Ferreira Carta Winter (EBP/AMP) = Diretora Geral da EBP-Sul Boa noite! É com muita alegria que nos reunimos hoje para o lançamento da 5ª Jornada da Seção Sul, Discursos e corpos: a causa do dizer. Estamos presencialmente em Curitiba, Florianópolis, Tubarão, Ponta Grossa, Joinville e Londrina, e on-line para as demais regiões, atestando essa…

Editorial Boletim Corpografias #1

O lançamento da 5° Jornada da EBP-Seção Sul, acontecido no dia 08 de maio, causou efeitos. Orientações, questões e inquietações surgidas na conversação marcam o início do caminho rumo a outubro. Fazendo série com esses efeitos, eis a publicação de nosso primeiro número. Entendemos o Boletim como uma superfície, um corpo – por que não?…

A jornada da formação

Gresiela Nunes da Rosa Membro da EBP/AMP – Coordenadora da 5ª Jornada da EBP-Sul O trabalho do psicanalista é solitário. Estando ele no seu consultório privado ou mesmo trabalhando em instituições multiprofissionais, ao fim e ao cabo, seu fazer, seu ato, será sempre o ato de Um sozinho. Esta solidão não está presente apenas no…

EDITORIAL MODOS DE USAR #05

Teresa Pavone Diretora de Biblioteca da EBP- Seção Sul Na Escola de Lacan, procede-se pela imersão do sujeito em um meio que agita a falta de saber, e é o que mais importa. (Miller, 2001) Modos de Usar é um Boletim que tem a pretensão de ser não apenas um registro da variedade de temas,…

Incurável da estrutura

Célia Ferreira Carta Winter (EBP/AMP) No final do Congresso da AMP, “Todo mundo é louco”, Cristiane Alberti faz referência a estrutura tripartite, que serve de bússola e orienta a escolha do próximo Congresso em 2026, assim como ocorreu nos Congressos anteriores. Seguindo essa lógica de três, os aforismos de Lacan nos convocam ao trabalho: o…

O que se traduz em psicanálise?

 Paula Lermen “O que está em jogo no ato da tradução?” e “De onde se traduz?” são perguntas que Teresinha do Prado (EBP/AMP), tradutora de Lacan, nos traz na Noite de Biblioteca e que ficam conosco, abrindo outras perguntas. A questão da primazia da forma ou do conteúdo, que é uma questão sempre presente na tradução, especialmente…

Tren de Sombras (1997)

Valéria Beatriz Araujo No segundo semestre de 2023, a Comissão de Biblioteca da Seção Sul teve a atividade Conexão Psicanálise e Cinema com a presença ímpar de Marcela Antelo (AME/EBP-BA/AMP), que apresentou um filme inclassificável. Tren de Sombras, El espectro de Le Thuit, filme de José Luis Guerín (1977), dialoga com as imagens do filme…

O cartel como “máquina de guerra” e a formação do analista

Mauro Agosti Adriana Rodrigues A atual Diretoria de Cartéis e Intercâmbio da EBP Seção Sul elegeu como tema de trabalho “o cartel como forma de resistência ao mal-estar na cultura e a formação do  analista”. A partir deste ponto várias questões nos surgiram, dentre elas: “a que tipo de mal-estar um cartel pode vir a…

RESENHA LIVRO LACAN CHINÊS

Paula Nocquet O livro Lacan Chinês de Cleyton Andrade surpreende pela sua originalidade ao passo que permite compreender o que possibilita a Jacques Lacan pensar no ato de leitura em uma experiência de análise. Sabemos que, dentre as faculdades atribuídas ao analista, uma delas é saber ler. Não se trata apenas de saber ouvir, mas…

SEMINÁRIO POR CONTA E RISCO

 Zelma Galesi (EBP/AMP) No ano de 2023 dimensionamos uma das temáticas candentes da contemporaneidade: “Os afetos negativos na cultura: na família, na escola e nas ruas: Ódio, violência, racismo e segregação.” Situamos o mal-estar na cultura e os sintomas atuais sob os quais os sujeitos estão submetidos, incluindo as crianças. A contingência da cultura advém da…

Seminário por conta e risco

Reviramentos topológicos e política do sintoma na clínica lacaniana. Leituras dos Seminário 24 e 25 de Lacan Eneida Medeiros (EBP/AMP), Gustavo Ramos (EBP/AMP) e Liège Goulart (EBP/AMP) O primeiro encontro do seminário foi todo dedicado a trabalhar o título do Seminário XXIV e sua quase impossibilidade de tradução, em função da variedade de homofonias e…

NOTA SOBRE A ARTISTA GIOVANNA LIMA

Andrea Tochetto Com a assinatura de G.L. a artista Giovanna Lima transforma muros e paredes em papel para desenhar sua poesia. Com versos como: “Vandalismo é não falar de amor” e “arquitetei universos só com minha paranoia”, G.L. deixa arte urbana em paredes e muros da cidade que escolhe sempre que uma inspiração a invade.…

Boletim Fora de Linha #05

#04 - SETEMBRO 2023 Editorial - Em direção ao Solar do Rosário Gustavo Ramos da Silva (EBP/AMP) Estamos chegando à estação Solar do Rosário, em Curitiba, no Paraná. Este é o último número do Boletim Fora de Linha e desde já quero agradecer a cada um que contribuiu com seus textos, suas reflexões e suas…

Editorial – Em direção ao Solar do Rosário

Gustavo Ramos (EBP/AMP) Estamos chegando à estação Solar do Rosário, em Curitiba, no Paraná. Este é o último número do Boletim Fora de Linha e desde já quero agradecer a cada um que contribuiu com seus textos, suas reflexões e suas imagens, em especial à equipe do Boletim composta por Licene Garcia e Andrea Tochetto.…

As Loucuras dos discursos e a experiência do singular

Teresa Pavone (EBP/AMP) Inicialmente agradeço ao Leonardo pelo convite para estar na última preparatória para nossa IV Jornada da EBP- Seção Sul, que está próxima de acontecer nos dias 13 e 14 de outubro. Quando recebi o convite, conversando com o Leonardo a respeito do que ele estava pensando sobre o tema dessa preparatória ele…

Princípios diante da causa: sobre a entrevista de Lacan com a Mademoiselle B.

Diego Cervelin Licene Garcia Psicanalistas. Participantes das atividades da EBP-Seção Sul Há momentos em que as indicações de acolher e aguardar podem surgir como encaminhamentos cruciais em uma experiência analítica. Longe de isso implicar uma posição meramente passiva, trata-se, antes, de colocar em ato um saber que não se desfaz do furo em torno do…

Boletim Fora de Linha #04

#04 - SETEMBRO 2023 Editorial Boletim Fora de Linha Por Gustavo Ramos (EBP/AMP) Na última preparatória à 4a Jornada da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise, Raúl Antelo e Bianca Tomaselli nos presentearam com a maneira pela qual a arte abordou a questão da locomotiva, em especial o que fica de fora dos trilhos.…

EDITORIAL Modos de Usar #4

Teresa Pavone (EBP/AMP) Gustavo Ramos (EBP/AMP) “[…] a topologia é um domínio da ciência através do qual a ciência dá conta de seu fracasso a suturar o sujeito: é por isso que topologia e psicanálise são solidárias” “Essa topologia – que faz parte do porquê a psicanálise procede da ciência, é correlativa à ciência –…

Escola: um refúgio inquietante!

Celia Winter Um ditado popular diz que “em time que está ganhando não se mexe”. Pensar a Seção Sul como um time me agrada, pelo que evoca: pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes, que buscam um fim comum. Concebendo como fim comum justamente uma Seção Sul, a proposta não poderia ser outra, que não a…

Um SOL para 2023:

Flávia Cêra Presidente do Conselho da EBP-Sul Um dos horizontes de trabalho de um seminário é poder semear ideias, hipóteses, proposições, leituras. Dos seus efeitos de ensino, espera-se que essas sementes germinem, dando frutos, flores, novas ideias, caminhos, outras sementes. É pensando nesta lógica que o conselho da EBP-Sul vem trabalhando o Seminário de Orientação…

SUSTENTAR O REAL PARA QUE A PSICANÁLISE SOBREVIVA: A PRESENÇA DOS PSICANALISTAS NO MUNDO

Samyra Assad INTRODUÇÃO Primeiramente, agradeço à colega Teresa Pavone pelo convite de participar da “Noite de Biblioteca” da EBP-Seção Sul, realizada no dia 14/09/2022, onde apresentei um texto cujo título trago acima[1]. Estávamos às vésperas das eleições para a presidência do Brasil, cujos candidatos para o segundo turno de votações eram Jair Bolsonaro e Lula.…

Autismo e posição do sujeito diante da linguagem

Diego Cervelin[1] Neste ano, as Noites de Biblioteca da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise recomeçaram na data de 29 de março. Na primeira delas, Patricio Álvarez Bayón, AME, membro da EOL e da AMP, retomou alguns aspectos centrais do livro El autismo, entre lalengua y la letra, publicado pela Grama Ediciones, em 2020.…

Inauguração da Biblioteca do Paraná da EBP- Seção Sul -14/04/2023

Teresa Pavone (EBP/AMP) Boa Noite a todos! É com grande alegria que abro esse evento como um marco primeiro de um encontro mais pulsativo, mais vivo pela presença de corpo de todos nós, depois das angústias, das perdas, do isolamento das devastações vividas pela pandemia por mais de dois anos. A motivação deste encontro promete…

A BIBLIOTECA E A TRANSMISSÃO DA PSICANÁLISE

Graciela Bessa Boa noite a todos, foi como muita alegria que recebi o convite da Seção Sul através de sua Diretora de Biblioteca Teresa Pavone em estar aqui num momento tão importante para a transmissão da psicanálise, a inauguração da Biblioteca da Seção Sul em Curitiba Segundo Judith Miller no texto Delicadeza[1], “as mudanças no…

A chave da biblioteca

Gustavo Ramos da Silva (EBP/AMP) No dia 14 de abril de 2023 ocorreu a inauguração da Biblioteca da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise no Paraná. Logo após a fala de Graciela Bessa, na época diretora de Biblioteca da EBP, Teresa Pavone, diretora de Biblioteca da Seção Sul, fez um ato simbólico, mas que…

Notícias da Diretoria de Cartéis e Intercâmbio da EBP Seção Sul

  Assim de supetão, qualquer recém-chegado pode fazer avançar a psicanálise? Sim, é essa a aposta inicial da Escola, quando não se define como uma “escola de psicanalistas e candidatos”, mas de trabalhadores; quando não deixa quem a ela se dirige em posição de pedinte à espera de iniciar-se num Suposto Saber, mas quando faz…

SEMINÁRIO POR CONTA E RISCO OS AFETOS NEGATIVOS NA CULTURA: ÓDIO, VIOLÊNCIA, RACISMO E SEGREGAÇÃO.

Zelma Galesi, A.P., membro da EBP/AMP, formação em Psicanálise na ECF-Paris. O Seminário circunscreve o ponto crucial das contingências de nossa cultura, com a qual se confronta a subjetividade do corpo falante. Freud e Lacan sempre se interessaram pelo mal-estar na cultura e pelos sintomas atuais, sob os quais os sujeitos estão submetidos. Queremos dimensionar…

SEMINÁRIO POR CONTA E RISCO REVIRAMENTOS TOPOLÓGICOS E POLÍTICA DO SINTOMA NA CLÍNICA LACANIANA

A partir de dois Seminários de Jacques  Lacan, “L’insu qui sait de l’une-bévue s’aile à mourre”,  o  Seminário 24, e “O momento de concluir”, Seminário 25, nos propomos a seguir e colocar em discussão os caminhos que Lacan trilhou, os impasses que encontrou e os recursos topológicos dos quais ele se serviu para pensar o…

EDITORIAL MODOS DE USAR #04

Teresa Pavone (EBP/AMP) Gustavo Ramos (EBP/AMP) “[…] a topologia é um domínio da ciência através do qual a ciência dá conta de seu fracasso a suturar o sujeito: é por isso que topologia e psicanálise são solidárias” “Essa topologia – que faz parte do porquê a psicanálise procede da ciência, é correlativa à ciência –…

Escola: um refúgio inquietante!

Celia Winter Um ditado popular diz que “em time que está ganhando não se mexe”. Pensar a Seção Sul como um time me agrada, pelo que evoca: pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes, que buscam um fim comum. Concebendo como fim comum justamente uma Seção Sul, a proposta não poderia ser outra, que não a…

Um SOL para 2023:

Flávia Cêra Presidente do Conselho da EBP-Sul Um dos horizontes de trabalho de um seminário é poder semear ideias, hipóteses, proposições, leituras. Dos seus efeitos de ensino, espera-se que essas sementes germinem, dando frutos, flores, novas ideias, caminhos, outras sementes. É pensando nesta lógica que o conselho da EBP-Sul vem trabalhando o Seminário de Orientação…

SUSTENTAR O REAL PARA QUE A PSICANÁLISE SOBREVIVA: A PRESENÇA DOS PSICANALISTAS NO MUNDO

Samyra Assad  INTRODUÇÃO Primeiramente, agradeço à colega Teresa Pavone pelo convite de participar da “Noite de Biblioteca” da EBP-Seção Sul, realizada no dia 14/09/2022, onde apresentei um texto cujo título trago acima[1]. Estávamos às vésperas das eleições para a presidência do Brasil, cujos candidatos para o segundo turno de votações eram Jair Bolsonaro e Lula.…

Autismo e posição do sujeito diante da linguagem

Diego Cervelin[1] Neste ano, as Noites de Biblioteca da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise recomeçaram na data de 29 de março. Na primeira delas, Patricio Álvarez Bayón, AME, membro da EOL e da AMP, retomou alguns aspectos centrais do livro El autismo, entre lalengua y la letra, publicado pela Grama Ediciones, em 2020.…

Inauguração da Biblioteca do Paraná da EBP- Seção Sul -14/04/2023

Teresa Pavone (EBP/AMP) Boa Noite a todos! É com grande alegria que abro esse evento como um marco primeiro de um encontro mais pulsativo, mais vivo pela presença de corpo de todos nós, depois das angústias, das perdas, do isolamento das devastações vividas pela pandemia por mais de dois anos. A motivação deste encontro promete…

A BIBLIOTECA E A TRANSMISSÃO DA PSICANÁLISE

Graciela Bessa Boa noite a todos, foi como muita alegria que recebi o convite da Seção Sul através de sua Diretora de Biblioteca Teresa Pavone em estar aqui num momento tão importante para a transmissão da psicanálise, a inauguração da Biblioteca da Seção Sul em Curitiba Segundo Judith Miller no texto Delicadeza[1], “as mudanças no…

A chave da biblioteca

Gustavo Ramos da Silva (EBP/AMP) No dia 14 de abril de 2023 ocorreu a inauguração da Biblioteca da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise no Paraná. Logo após a fala de Graciela Bessa, na época diretora de Biblioteca da EBP, Teresa Pavone, diretora de Biblioteca da Seção Sul, fez um ato simbólico, mas que…

Notícias da Diretoria de Cartéis e Intercâmbio da EBP Seção Sul

Assim de supetão, qualquer recém-chegado pode fazer avançar a psicanálise? Sim, é essa a aposta inicial da Escola, quando não se define como uma “escola de psicanalistas e candidatos”, mas de trabalhadores; quando não deixa quem a ela se dirige em posição de pedinte à espera de iniciar-se num Suposto Saber, mas quando faz desse…

SEMINÁRIO POR CONTA E RISCO – OS AFETOS NEGATIVOS NA CULTURA: ÓDIO, VIOLÊNCIA, RACISMO E SEGREGAÇÃO. 

Zelma Galesi, A.P., membro da EBP/AMP, formação em Psicanálise na ECF-Paris. O Seminário circunscreve o ponto crucial das contingências de nossa cultura, com a qual se confronta a subjetividade do corpo falante. Freud e Lacan sempre se interessaram pelo mal-estar na cultura e pelos sintomas atuais, sob os quais os sujeitos estão submetidos. Queremos dimensionar…

SEMINÁRIO POR CONTA E RISCO – REVIRAMENTOS TOPOLÓGICOS E POLÍTICA DO SINTOMA NA CLÍNICA LACANIANA

Arte: Yayoi Kusama A partir de dois Seminários de Jacques  Lacan, “L’insu qui sait de l’une-bévue s’aile à mourre”,  o  Seminário 24, e “O momento de concluir”, Seminário 25, nos propomos a seguir e colocar em discussão os caminhos que Lacan trilhou, os impasses que encontrou e os recursos topológicos dos quais ele se serviu…

Boletim Fora de Linha #04

#04 - SETEMBRO 2023 Editorial Boletim Fora de Linha Por Gustavo Ramos (EBP/AMP) Na última preparatória à 4a Jornada da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise, Raúl Antelo e Bianca Tomaselli nos presentearam com a maneira pela qual a arte abordou a questão da locomotiva, em especial o que fica de fora dos trilhos.…

Editorial Boletim Fora de Linha #04

Gustavo Ramos (EBP/AMP) Na última preparatória à 4a Jornada da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise, Raúl Antelo e Bianca Tomaselli nos presentearam com a maneira pela qual a arte abordou a questão da locomotiva, em especial o que fica de fora dos trilhos. Raúl Antelo parte da citação de J.-A. Miller em Perspectiva…

Duas locomotivas

Raúl Antelo Em diálogo com Bianca Tomaselli “Para haver paradigma é preciso haver a singularidade de um caso apreendido como incomparável. Em seguida, engancham-se vagões a essa locomotiva que parte sozinha, tal como o gato de Kipling”[1]. A definição de paradigma, no Lexicon Technologiae Latinorum Rhetoricae (1778), de Johann Christian Gottlieb Ernesti, é de “inductio oratoria, quae fit…

Comentário de Duas Locomotivas de Raúl Antelo

Por Biana Tomaselli Agradeço ao convite de estar na Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Florianópolis, ao lado do Professor Raul Antelo, a quem devo grande parte da minha formação e diante de um grupo de estudiosos cujas pesquisas revelam-se cada vez mais pertinentes para minha área de atuação no campo das Artes Visuais, da…

Paradoxos da fragmentação: identidades, totalização e despatologização. Impasses de um tempo na experiência clínica.

Tainã Pinheiro[1] O contemporâneo parece estar marcado pela experiência da fragmentação. Uma das expressões mais eloquentes desse processo é a formação de grupos cada vez mais particulares, demarcando identidades específicas que se organizam, no interior da sociedade, como comunidades cujos membros podem desenvolver, entre si, laços fraternais. Não foi e não é sem enfrentamentos, tensões…

Trilhos de uma análise

Andrea Tochetto[1] Algumas passagens na psicanálise são especiais para mim. Parto de um trecho do seminário 3 em que Lacan faz metáfora com a estrada. Diz que a estrada é “um significante que merece ser considerado como tal”[2], e para isso faz-se necessário pensar nessa metáfora não apenas como um meio para ir de um…

Comentário sobre o totalitarismo do universal e a singularidade do Um

Artur Cipriani[1] Pretendo aqui dar suporte às questões que têm surgido a partir da proposta do eixo “Salvar a clínica”. Para Miller, o aforismo “Todo mundo é louco” veio a calhar para a ideologia contemporânea da igualdade universal dos seres falantes, onde a fraternidade prenunciada por Lacan, pela qual o terapeuta e o paciente se…

Boletim Fora de Linha #03

#03 - AGOSTO 2023 Editorial Boletim Fora de Linha Por Licene Garcia O que ainda ressoa sobre os eixos Tomando o fio condutor da última edição do Fora de linha e a última atividade preparatória que aconteceu no dia 21 de junho, a terceira edição do nosso Boletim pode ser lida a partir das ressonâncias…

EDITORIAL Boletim Fora de Linha #03

O que ainda ressoa sobre os eixos Por Licene Garcia Tomando o fio condutor da última edição do Fora de linha e a última atividade preparatória que aconteceu no dia 21 de junho, a terceira edição do nosso Boletim pode ser lida a partir das ressonâncias que marcaram a escrita de cada um dos trabalhos…

Comentário do eixo: O objeto a não tem sexo

Por Rafael Marques Longo[1] Inicio anunciando a alegria por mais esta oportunidade de participação mais ativa da cidade de Joinville na Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise. Por este comentário, agradeço o convite de Oscar Reymundo. Seu instigante texto me pôs e tem me posto a trabalho, dada a atualidade do que apresenta e…

Back To Top