skip to Main Content

A Escola é o lugar de um saber submetido a um não-saber, à diferença das sociedades, que estabelecem a formação por cursos que seguem um itinerário padrão, segundo uma pedagogia traçada antecipadamente. Na Escola de Lacan, procede-se de forma totalmente diferente, de forma contrária, “procede-se pela imersão do sujeito em um meio que agita a falta de saber”. A Escola de Lacan é o lugar para onde convergem os paradoxos que engendram o postulado da formação do psicanalista: alguém que é produto de uma análise — e que, portanto, se forma num tratamento — e do saber que deve deter para a realização da prática futura da psicanálise.

Um ensino digno do nome de Freud, como reitera Lacan “é aquele capaz de produzir uma verdade subjetiva, isto é, capaz de resgatar ou restaurar a enunciação de um desejo singular, que se manifesta na cultura pela via da transmissão de um estilo”.  Como aponta Eric Laurent, dizer que é impossível ensinar é dizer que é preciso, incessantemente, remeter ao canteiro de obras tudo o que apareceu, em um dado momento, como uma solução para essa aporia.

A Seção Sul, resulta da nova geografia, proposta pela AMP,do trabalho de dissolução da Delegação Paraná e da Seção Santa Catarina. Anova geografia nos colocouo vivo de repensar o lugar, a função e o porquê, uma das formas do impossível do encontro sem resto. A partir desse encontro, comosempre, surpreendidos pelo muro da linguagem, seguimos aprendendo, e a Seção Sul, uma experiencia de Escola e de trabalho pautado na orientação lacaniana.

Em consonância com a orientação da EBP e da AMP, nos guiamos pelos princípios da psicanálise em intensão, não sem colocá-los à prova, à luz dos desafios da ‘subjetividade da época’, que se apresenta como resposta às formas atuais de emergência do real. Tarefa complexa e desafiadora, cabe à psicanálise pensar o mal-estar de seu tempo, sem perder de vista seus princípios.


ADMINISTRAÇÃO

A administração das Seções da EBP é de responsabilidade da sua Diretoria, auxiliada por comissões e em correspondência ao Conselho da Seção e à Assembléia Geral.

DIRETORIA (BIÊNIO 2023-2024)

  • Célia Ferreira Carta Winter: Diretoria Geral
  • Mariana Zelis: Diretora Secretaria/Tesouraria
  • Teresa Pavone: Diretora de Biblioteca
  • Adriana Rodrigues: Diretora de Cartel e Intercâmbio

CONSELHO DELIBERATIVO

O Conselho Deliberativo é o órgão consultivo e decisório da Seção, sendo composto por 06 (seis) membros , nos seguintes moldes:

a) três membros da Escola, filiados à Seção, eleitos, por candidatura, pela Assembléia Geral;

b) três membros da Escola, filiados à Seção, indicados pelo Conselho daquela

CONSELHO DELIBERATIVO (BIÊNIO 2023-2024)

  • Cleudes Maria Slongo
  • Flavia Cêra  (Presidente)
  • Leonardo Duarte Scofield  (Secretário)
  • Marcia Maria Stival Onyszkiewicz
  • Maria Teresa Wendhausen
  • Nohemí Ibáñez Brown
Back To Top