AS SUTILEZAS DO VINHO Rejane Tito Para além do oportuno e necessário debate sobre a…
AS TRANSFORMAÇÕES DA PUBERDADE * – CSPonline#14
AS TRANSFORMAÇÕES DA PUBERDADE *
Maria Célia Reinaldo Kato (EBP/AMP)
Numa manhã ensolarada aconteceu em Ribeirão Preto (24/9/2016) “As transformações da puberdade”, tema de um cartel em andamento. A atividade preparatória para o XXI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano foi promovida pela Diretoria de Intercâmbio e Cartéis da EBP-SP e contou com a presença de Marcelo Veras (AME – EBP/AMP). As cartelizantes apresentaram suas questões: Emelice Prado (Clin-a), “Gravidez na adolescência e passagem ao ato”; Paola Salinas (EBP/AMP), “Escolher um sexo?” e Sílvia Sato (EBP/AMP), “Que corpo em cena na Adolescência?”, discutidas por Marcelo Veras. Em seguida houve uma instigante conversação sobre o tema da Adolescência.
LEIA MAIS
Nesta conversação, Marcelo questionou o que é o adolescente no século dos objetos e pontuou que é nesta fase que os objetos do desejo (voz e olhar) se apresentam, Há no contemporâneo um fracasso da separação do objeto olhar: o olhar busca o je (o eu na cena) e não o objeto.
Com sua “baianidade” e presença marcantes, Marcelo apresentou de forma esclarecedora algumas possibilidades de leitura do esquema L e utilizou-se dele para tratar das noções de alteridade: corpo, Outro e gozo. Pontuou também que é a linguagem que nos faz ter um corpo e não ser um corpo.
“Haverá sempre um mal-estar na civilização diante da inexistência da relação sexual, mas é possível que no um-a-um se encontre um modo de lidar com isso”, disse Veras. Esta é a particularidade da psicanálise lacaniana que tem como norte o “isso falha” e é a partir desta referência que o analista deve se orientar.
*Atividade realizada no Anfiteatro Ivo Torres da FEA-USP/RP