skip to Main Content

Sobre o Lançamento da Revista Desassossegos

Numa interessante noite de intercambio de psicanalistas do Campo Freudiano via Webex aconteceu na sexta feira 28 de junho na EBP-Rio o lançamento da Revista da Antena do Campo Freudiano-Portugal. Uma iniciativa da Diretoria da EBP-Rio que contou com a organização da Biblioteca coordenada por Andrea Vilanova, sua Diretora. A noite foi aberta com a fala via Webex de Angelina Harari, Presidente da AMP quem elogiou a revista e destacou a importância das publicações nas Escolas e no Campo Freudiano, a que ela própria sempre se dedicou.

A seguir, Ondina Machado, coordenadora da mesa convidou Mirta Zbrun quem falou sobre o artigo da sua autoria nesse primeiro numero que intitulo “As peças soltas da escrita poética” onde trata de lalingua/lalangue de Pessoa, utilizando o tal neologismo lacaniano. Cristina Duba, pela sua vez fez um rigoroso e elucidativo apanhado dos artigos que formam este precioso volumem destacando o uso da língua portuguesa pelos analistas, seu valor, e as relações com a Psicanálise, em especial na escrita de Fernando Pessoa.

Logo Filipe Pereirinha, vice-presisente da ACF, desde Lisboa falou sobre a língua portuguesa e a psicanálise, a que se dedica este primeiro número, e se referiu a esta publicação como a conclusão de um desejo da psicanálise de orientação lacaniana em Portugal, agora ‘como um navio atravessando o Atlântico via Webex’. Marcelo Veras, na sua intervenção referiu-se à pertinente escolha do significante que dá nome à revista, inspirado no “Livro (s) dos Desassossegos”, um dos heterónimos de Fernando Pessoa. Por fim uma conversação animada se estabeleceu onde foi aberto ao debate temas como a poesia, o feminino, o amor pela língua que nos habita, a escrita poética, num clima de transmissão e de transferência de trabalho, ‘de um e de outro lado do Atlântico’ que separa e une os analistas lusófonos das Escolas da AMP.

http://ebp.org.br/rj/biblioteca/lancamentos/

Por Mirta Zbrun
Back To Top