skip to Main Content

2023

SEMINÁRIO CLÍNICO

  • Coordenação: Angélica Bastos e Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros

“Fazer existir o inconsciente”

Fazer existir o inconsciente é o tema do Seminário Clínico da Seção Rio da EBP para 2023. A psicanálise depende do real e a aposta do psicanalista no inconsciente é indissociável do real da civilização no século XXI. A introdução da dimensão do inconsciente concerne à prática da psicanálise e aos dispositivos de escuta nas instituições e na cidade. Como fazer existir o inconsciente a partir do real? Buscaremos circunscrever como a operação analítica pode dar lugar ao inconsciente transferencial e ao inconsciente real. Essa questão guiará nosso encaminhamento na discussão das análises que se iniciam, daquelas que duram e das que se encerram.

Em nosso primeiro encontro do Seminário Clínico de 2023, dia 10 de abril às 20:00 h., vamos apresentar o que motivou nossa escolha do tema “Fazer existir o inconsciente”. Trataremos de algumas referências teóricas que vão nos orientar na leitura dos casos clínicos que serão trazidos para nossa conversa e que nos servirão para interrogar nossa clínica num clima de pesquisa que convém à prática da psicanálise. Escolhemos a modalidade presencial, contando com a participação ativa de vocês nos encontros que ocorrerão em nossa sede da Seção Rio.

O Seminário Clínico conta com um cartel, constituído por Sandra Viola, Ana Claudia Jordão e Felipe Viana que se reunirão às coordenadoras Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros e Angélica Bastos.

  • Local: rua Capistrano de Abreu 14
  • Datas: 10/04, 15/05 e 12/06
  • Horário: 20h
  • Formato presencial – Inscrição obrigatória
Back To Top