Tel.:(21) 2539-0960   |   CONTATO
  |    |  

EBP- Seção Rio

Revista LATUSA – Regras de Publicação

  1. Latusa é uma publicação periódica da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Publica textos (artigos, ensaios, seminários, conferências, traduções e resenhas) dedicados ao pensamento de Jacques Lacan e suas interlocuções de natureza clínica, científica, filosófica ou artística. Seu objetivo é divulgar trabalhos de autores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de psicanálise lacaniana para proporcionar a seus leitores produções de interesse.
  2. Cabe ao Editor e ao Conselho Editorial o exame e a aprovação dos trabalhos enviados. É reservado o direito de não publicação de trabalhos em desacordo com a orientação da revista. Os trabalhos serão avaliados segundo seu rigor epistemológico e clareza, e também segundo sua pertinência e relevância ao tema proposto. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus trabalhos no período máximo de dois meses. A comissão editorial se reserva o direito de fazer as devidas revisões sem passar pelo aval dos autores. O autor só será consultado no caso de mudanças significativas no texto.
  3. IMPORTANTE: O próximo número terá o formato e-book (digital). Não serão aceitos casos clínicos, vinhetas ou fragmentos clínicos, e nem testemunhos de passe.
  4. Os pontos de vista e as opiniões emitidas pelos autores são de inteira responsabilidade dos mesmos.
  5. Os artigos aceitos serão publicados conforme a programação da revista e os originais não serão devolvidos.
  6. Os temas de cada número e o prazo final da entrega das colaborações serão divulgados com antecedência pela EBP-Rio.
  7. Os trabalhos devem ser encaminhados em arquivo do programa Word for Windows, versão 6.0 ou superior, fonte Arial, corpo de letra 11, digitados com espaço 1½, com até 8 laudas ou 15.000 caracteres, incluindo os espaços.
  8. Os artigos devem ser acompanhados de resumo (português e inglês) e 3 a 5 palavras-chave (português e inglês).
  9. A apresentação dos trabalhos deve conter:
    • Título; nome do(s) autor(s), filiação científica, endereço para correspondência e e-mail;
    • O autor deve também indicar se tem alguma filiação ao Campo Freudiano: membro da EBP/AMP; aderente da Seção-Rio (ou de outra Seção ou Delegação); cartelizante; aluno do ICP-RJ (ou de outro Instituto do Campo Freudiano); participante de Núcleo de Pesquisa; participante do CIEN.
  10. As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto. No caso de mais de uma obra do mesmo autor, as menções deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.
  11. Todos os trabalhos mencionados no texto devem constar como referência em nota de rodapé, que devem ser situadas no final da respectiva página, respeitando os seguintes modelos:
    1. LIVRO
      LACAN, J. O Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, p. 7.
    2. COLETÂNEA
      FORBES, J. (org.) Psicanálise ou psicoterapia. Campinas: Papirus, 1997, p. 58.
    3. ARTIGO EM COLETÂNEA
      LAURENT, É. “A luta da psicanálise contra a depressão e o tédio”. Em: Kalimeros, A dor de existir. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1997, p. 164.
    4. ARTIGO EM REVISTA
      MILLER, J.-A. “Delenda”. Em: Opção Lacaniana, n.º 18. São Paulo: Eolia, 1997, p. 5.
    5. FONTES ELETRÔNICAS
      PAIVA, G. “Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil”. Em: Psicologia USP. Scielo Scientific Eletronic Library, http://www.scielo.br. Acesso em 12/03/2009.
  12. É responsabilidade do(s) autor(es) a correta apresentação e exatidão das citações no texto, bem como a correta aplicação dos ítens das regras de publicação. Caso contrário, corre-se o risco de recusa do trabalho.
  13. O envio implica automaticamente a autorização do autor e a cessão à revista Latusa dos direitos autorais patrimoniais referentes exclusivamente à publicação na mesma. Cabe ao autor a responsabilidade pelo conteúdo do texto enviado, e à Comissão de Publicação de Latusa a seleção e revisão do mesmo.
  14. ENVIO DOS ARTIGOS : Os artigos deverão ser enviados, com o título “Latusa 25”, seguido do nome do autor, para os seguintes e-mails:
    Cristina Frederico: [email protected]
    Biblioteca da EBP-Rio:  [email protected]
  15. Permutas de exemplares devem ser solicitadas à: Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise – RJ.
    Telefone: (021) 2539-2721
    E-mail: [email protected]
  16. Pedidos de exemplares devem, da mesma forma, ser solicitados à: Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise – RJ.
    Telefone: (021) 2539-2721
    E-mail: [email protected]