skip to Main Content

ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

SEÇÃO Rio de Janeiro

Bem-vindos à EBP-RJ

A Escola Brasileira de Psicanálise- Seção Rio de Janeiro é uma das seis Seções da Escola Brasileira de Psicanálise. Fundada em 1995, a EBP é uma das Escolas da Associação Mundial de Psicanálise – AMP e “inscreve-se no movimento de reconquista do Campo Freudiano lançado por Jacques Lacan no dia 21 de junho de 1964, ao fundar sua Escola”.

A EBP-Rio tem por objetivo estudar, difundir e desenvolver a teoria e a prática da psicanálise a partir do ensino de Lacan. A Escola de Lacan tem o compromisso de manter a descoberta freudiana viva e atualizada respondendo aos desafios dos tempos de hoje. A EBP-Rio, dentro do contexto da EBP e da AMP, dá ênfase à formação permanente de seus membros através de diversas atividades, em especial os Seminários de Orientação Lacaniana, da análise pessoal e da supervisão.

Seminários da Seção Rio

SEMINÁRIO
OEIRNTAÇÃO CLÍNICA
CLÍNICO

SEMINÁRIO
CLÍNICO

SEMINÁRIO
PSICANÁLISE E POLÍTICA

Marina Morena Torres conversa com Daniele Menezes, Geisa de Assis e Jefferson Nascimento

Neste episódio do Radar, a conversa partiu das ressonâncias de um evento realizado pela Diretoria de Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro acerca do livro “Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social”, de Neusa Santos Souza, publicado originalmente em 1983.

Para tratar das discussões propostas pelo livro de Neusa, mas também no intuito de dar um passo a mais e englobar outras discussões que estão em pauta na área atualmente, convidamos à conversa os psicanalistas Geisa de Assis, Daniele Menezes e Jefferson Nascimento.

Os convidados abordam a relação entre psicanálise e racismo, perpassando as temáticas de raça, branquitude, identidade, política e clínica, em uma leitura baseada nas especificidades da cultura brasileira.

LEIA+

Calendário 2024

calendario2024

Boletim Letrear Novembro

img_letrear019

Latusa 25

banner_latusa_Prancheta-1

Arquivos da Biblioteca

arquivos
Back To Top