skip to Main Content
07/11, às 11h

Curso: “Identificação segregante: pós-modernidade e Islã”

Coordenação: Ondina Machado e Rachel Amin

A identificação é “a mais remota expressão de um laço emocional com outra pessoa”, mas sabemos que a marca dos tempos se inscreve nesse laço. Desde sempre a humanidade sonha com uma comunidade fraterna, mas pratica a segregação. Ao mesmo tempo, a civilização ocidental se desnorteia diante das grandes mudanças operadas pelo declínio paterno, pela ascensão do capitalismo e pelo elitismo dos mercados comuns. Assim, o sonho da globalização nos dispersa. Por outro lado, constata-se a resistência do Oriente em não ceder de suas tradições religiosas e culturais. O embate gera pânico e um grande movimento migratório, também orquestrado pela miséria destes povos de pós colonialismo, que esperaram, em vão, pelo socorro dos Organismos Internacionais de ajuda e regulação.Pretendemos, como fruto de nossos estudos sobre o Islã, avaliar os modos de incidência da globalização nesta civilização secular pelo recorte da identificação. Caminharemos orientados por 3 casos: um caso clínico de Lacan, ahistóriade um jovem muçulmano imigrante em situação de vulnerabilidade e a radicalização presente no terrorismo. Pretendemos pensar as 3 modulações da presença de Deus no mundo e questionar o que se perde nesse percurso, a ponto do ato terrorista, paradoxalmente, inscrever-se como uma modalidade de gozo bem contemporânea.


Programação:

1ª Aula: Identificação ao pai

O cliente muçulmano de Lacan. O mundo do pai: Deus e a tradição islâmica do pai, o mundo do Todo e a identificação freudiana pela via paterna.

2ª Aula: Identidade e pertencimento

Um jovem imigrante. Conflitos entre a tradição islâmica e o individualismo ocidental. Respostas possíveis e a construção de uma travessia.

3ª Aula: Identidade e gozo

O jovem terrorista. O ideal e o gozo. Radicalização e acontecimento de corpo.

Back To Top