Breve comentário tecido, a convite da Diretoria da Seção-Rio, sobre os textos de Romildo do…
Ecos do IX ENAPOL Por Maria Silvia Garcia F. Hanna
Presidente do Conselho EBP Seção Rio de Janeiro
Tive a oportunidade de participar do IX ENAPOL que reuniu as Escolas da América, EOL, NEL e EBP e seus Institutos em São Paulo nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2019. Foi um encontro onde pude aprender com muitos dos colegas que fizeram suas apresentações e suas intervenções nas Mesas Plenárias e nas Mesas Simultâneas.
Posso dizer que cada um, à sua maneira, dentro da Orientação Lacaniana interpretou o tema do ENAPOL: Ódio, cólera e indignação, trazendo contribuições que permitiram abrir caminhos a partir das experiências clínicas, dos Testemunhos de Passe, sobre o fazer da Escola, na política da psicanálise, entre outros.
A EBP Seção Rio esteve presente através dos AME, de seus membros, de seus cartelizantes, dos participantes de Núcleos de Pesquisa, que levaram suas elaborações em torno do estatuto dos termos que compõem a tríade do título, interrogando como eles aparecem nos dias de hoje nas diferentes experiências, e o destino possível a partir do encontro com o psicanalista. Cito aqui alguns assuntos que foram abordados e que ficaram na minha memória: a tentativas de suicídio e sua relação com o gozo, o ódio do feminino, a indignação a revolta e o encontro com o analista, o ódio da burocracia, o terror e o gozo no fundamentalismo, entre muitos outros.
Parabenizo aos diretores, coordenadores e participantes que em todos os níveis fizeram possível este acontecimento ENAPOL.