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Paola Salinas (EBP/AMP)

O tabu da virgindade é abordado e justificado devido à hostilidade e ao desejo de vingança que o defloramento provocaria. Ao desenvolver correlações sobre o tema, Freud destaca a frigidez como aspecto importante na vida sexual da mulher, articulando ao Édipo e ao complexo de castração. Associa tal hostilidade, na base do tabu, à inveja do pênis e ao protesto de masculinidade.

A valorização da virgindade seria a extensão do direito de propriedade à mulher, incluindo seu passado, o que é natural e indiscutível para o homem da época; daí a incompreensibilidade do tabu presente nos povos primitivos, os quais, para evitar a hostilidade do defloramento, o fariam em rituais antes do casamento.

Tal valorização se associa à servidão sexual, dependência de uma pessoa com quem há envolvimento sexual, base do matrimônio, explicada em função da repressão sexual feminina, chegando ao sacrifício dos interesses pessoais.

Contudo, tal valorização também ocorre nos povos primitivos, ao ponto do defloramento ter se tornado tabu, proibição de cunho religioso frente à presença de um perigo, ainda que psicológico, segundo a definição freudiana.

Freud toma o horror à efusão de sangue e a angústia frente a todo ato primeiro, como possíveis motivos para o tabu. Contudo, destaca a importância do defloramento em relação à resistência sexual vencida e o fato de ocorrer apenas uma vez. Estamos diante de um acontecimento intenso e único, que tem o peso de um ato.

Este ato traz uma nova significação pelo furo no saber que engendra, presença de algo incompreensível e inquietante, por vezes tratado em rituais de passagem.

Crawley fala da abrangência do tabu em quase toda a vida sexual: “quase poderia se dizer que a mulher é um tabu em sua totalidade. Não somente em situações derivadas da sua vida sexual, menstruação, gravidez, parto e puerpério”2, exemplificando pela necessidade de afastamento das mulheres, em alguns povos, na época de caça, guerra ou colheita.

Verificamos nesse afastamento um temor fundamental à mulher. Esta ocupa o lugar de enigma, e algo disso persiste. A mulher encarna tal diferença em seu corpo.

Neste ponto, Freud fala do narcisismo das pequenas diferenças: “cada indivíduo se diferencia dos demais por um tabu de isolamento pessoal que constitui as pequenas diferenças entre as pessoas, que quanto ao restante são semelhantes, e constituem a base dos sentimentos de estranheza e hostilidade entre eles”3. Poderíamos hipotetizar a repulsa narcisista à mulher.

Embora Freud diga que o tabu com a mulher em geral não esclarece o tabu da virgindade, abre uma questão sobre o lugar do feminino.

Os motivos levantados não explicam o tabu, a intenção de negar ou evitar ao marido algo que seria inseparável do primeiro ato sexual, mesmo que dali surja uma ligação intensa da mulher com o marido.

A gênese do tabu tem uma ambivalência original, que podemos articular à alteridade que a mulher representa. A relação entre o primeiro coito e a frigidez, estaria de pleno acordo com o perigo psíquico que o defloramento traz à tona. O gozo, pelo avesso, a frigidez, marca um funcionamento pulsional outro, articulado à proibição frente à sexualidade feminina.

Freud destaca a ofensa narcísica que o coito pode assumir pela destruição do órgão (hímen) e pela perda do valor sexual da mulher dele decorrente. Com maior importância fala do poder da distribuição inicial da libido, a fixação intensa da libido em desejos sexuais infantis. Nas mulheres, a libido estaria ligada ao pai ou ao irmão, sendo o marido sempre um substituto.

Destaca a inveja do pênis anterior à fase da escolha do objeto amoroso, mais próxima do narcisismo primitivo do que do objeto de amor. Haveria, portanto, algo do narcisismo feminino em jogo nesta hostilidade, hipótese que podemos aprofundar.

__________________________ 1 FREUD, S. “O tabu da virgindade (Contribuições à psicologia do amor III) (1918 [1917]). In: Edição Standard. Vol. XI, Imago: Rio de Janeiro. 1970. 2 _______. Op. Cit. P. 183. N.A.: Freud refere-se à Crawley (1902), Ploss and Bartels (1891), Frazer (1911) e Havelock Ellis [1913]. 3 _______. Op. Cit. P. 184.

#Editorial Boletim #Cupid #03

(Foto: Instagram @cimkedi)
Por Milena Vicari Crastelo

“Qualquer coisa
pergunta-me qualquer coisa
uma tolice
um mistério indecifrável
simplesmente
para que eu saiba
que queres ainda saber
para que mesmo sem te responder
saibas o que te quero dizer”

Excerto do poema “Pergunta-me”, in Raiz de orvalho e outros poemas. Mia Couto
(Foto: Instagram @estelionathalia)

Em nosso #Cupid, terceiro número, vocês encontrarão contribuições valiosas para a VIII Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise Seção São Paulo – Amor e sexo em tempos de (des)conexões.

A rubrica #orientação traz dois textos, um de nossa convidada Christiane Alberti: Mais longe que o amor, publicado na revista La Cause du Désir n° 92, texto escrito para 45° Journées de l´École da la Cause Freudienne, Journées, que por ocasião do atentado, em Paris de 13 de novembro de 2015, não aconteceu. Alberti, que irá abordar o enigma do fazer par, nos diz: “Fazer par vai mais longe que o amor”.

Carmen Cervelatti em seu texto Que o real esteja ancorado! Tece, à luz do seminário 19, mais precisamente capítulo XIII: Na base da diferença dos sexos, elaborações acerca desta interjeição de Lacan, título de seu texto e que expressa “um apelo em relação ao real”.

#Ecos de quarta traz um texto de Veridiana Marucio, fruto de uma atividade preparatória na Seção SP, que tem o título “A nossa onda de amor não há quem corte”! . Veridiana desenvolve cinco subtítulos, partindo da: Química ou delírio neurótico? até ‘Ainda encontro a fórmula do amor’. Seria o amor uma possibilidade de conexão para dois seres falantes?

Instigada pelo tema de nossa Jornadas Flávia Machado Seidinger Leibovitz traz suas contribuições e questões frente a estes tempos atuais no texto Rumo a uma questão sobre o Supereu em tempos de (des)conexão, que vocês lerão na rubrica #Tempos Modernos.

Na rubrica #Alguma palavras Camila Popadiuk traz uma resenha comentário partindo de uma frase de Lacan, no seminário 11, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise.

#Match traz a exposição “A letra é a traça da letra”, de Helena Trindade que acontece no instituto Tome Ohtake.

#Referências Bibliográficas traz textos fundamentais para inspirar as pesquisas e escrita para a nossa Jornadas. Lembrando que o prazo para entrega de trabalhos termina em 17 de setembro       e no site vocês encontrarão os eixos e as normas para envio dos trabalhos!

Boa leitura a todos!

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