skip to Main Content

Minhas melhores lembranças: três preguntas ela me fez. Stella era alguém que nomeava o outro – por Mirta Zbrun

No início de 1977, chegava eu ao Brasil, como mútuos argentinos de nossa aérea, psicanalistas, entre eles estava Stella. Conhecemo-nos e logo participamos de um grupo de estudo sobre o seminário… mais ainda de Lacan. Corria o ano de 1979, numa manhã bem ensolarada caminhando por Ipanema, Stella me pergunta: Mirta, estás embarazada?(gravida?) Ao responder que sim ela completa: también quiero ser mamá. Um tempo depôs nascia sua filha Cecilia.

Anos depôs, por volta de 1987, sua segunda pregunta: – Mirta, queres escutar falar sobre necessidade, demanda e desejo em Lacan? Respondi que sim. Iniciavam-se assim um caminhão que percorreríamos até a fundação da Escola e mais além.

Transcorria o final de 2019, estrabamos na Escola, Stella me pergunta: Mirta, estás cansada? Tantos años que vivimos en Brasil, tanto que trabajamos, tanto que luchamos… a pergunta calou profundamente em mim, gerou surpresa e um vazio, me calei, lembro não de ter respondido a ela.

Em 2020, um último tempo em que todo se cala. Recebi de Stella uma mensagem via e – mail- estava ela em Argentina. Mirta, podés enviarme el contacto de tu editora? Ao enviar o contato ela responde: Gracias! Um beso. Aqui respondo: Gracias Stella.

Rio de Janeiro, 03 de agosto de 2020.
Back To Top