skip to Main Content

2023

SEMINÁRIO CLÍNICO

“Fazer existir o inconsciente”

Angélica Bastos e Maria do Rosário Colier do Rego Barros

Fazer existir o inconsciente é o tema do Seminário Clínico da Seção Rio da EBP para 2023. A psicanálise depende do real e a aposta do psicanalista no inconsciente é indissociável do real da civilização no século XXI. A introdução da dimensão do inconsciente concerne à prática da psicanálise e aos dispositivos de escuta nas instituições e na cidade. Como fazer existir o inconsciente a partir do real? Buscaremos circunscrever como a operação analítica pode dar lugar ao inconsciente transferencial e ao inconsciente real. Essa questão guiará nosso encaminhamento na discussão das análises que se iniciam, daquelas que duram e das que se encerram.

2022

SEMINÁRIO CLÍNICO

O analista e sua prática

Marcia A. Zucchi e Maria Silvia Garcia Fernandez Hanna
Coordenadoras do Seminário Clínico

Inscrições: https://mailchi.mp/ebp/seminrio-clnico

Ao longo de 2022 faremos seis encontros durante os quais manteremos acesa a pergunta sobre o lugar do desejo do analista e sua incidência na experiência nos dias de hoje. Nossa prática muda? O que já podemos dizer sobre essas mudanças?

Os dois primeiros encontros retomarão dois dispositivos: a supervisão e, no segundo encontro, a Apresentação de pacientes.

Os outros quatro encontros serão em torno de casos clínicos publicados, a partir dos quais destacaremos o início do tratamento, o tempo lógico, entre outros.

Contaremos com alguns colegas da Seção Rio e outras Seções para enriquecer o debate.

Esperamos vocês.

Datas: 04 e 11 de abril

2021

SEMINÁRIO CLÍNICO

Coordenação: Marcia Zucchi e Maria Silvia G. F. Hanna
Imagem: Ugo Rondinone, Primitive, Glasgow, 2012.
Imagem: Ugo Rondinone, Primitive, Glasgow, 2012.

É com alegria e entusiasmo que assumimos a coordenação do Seminário Clínico de 2021.

Propomos o tema do amor, em sua vertente transferencial, a partir do qual teceremos conexões com o desejo do analista, a interpretação e o manejo da transferência, interrogando o que há de novo nesse campo e como o analista responde na atualidade.

Para o primeiro semestre escolhemos dois casos comentados por J. Lacan no seminário 10 e no 11.

O caso de Lúcia Tower presente no Seminário livro 10 possibilitará elaborar sobre a função do desejo do analista, como instrumento na passagem do gozo ao desejo.

O caso Unicórnio de Serge Leclaire encontrado no Seminário livro 11 traz outros aspectos importantes, dentre os quais destacamos a interpretação e o fora de sentido, no contexto da formalização das operações de alienação e separação.

Cada caso será lido e discutido previamente por um cartel que participará do seminário apresentando os pontos que foram se destacando.

O cartel que se dedicará ao Caso de Lucia Tower está constituído por: Ana Beatriz Freire, Ana Tereza de Faria Groisman, Maria Correa e Vania Gomes.

O cartel que se ocupará do caso do Sonho do Unicórnio de S. Leclaire está constituído por: Ángela Bernardes, Dinah Kleve, Isabel Bogéa e Rachel Amin.

Contamos com a presença de todos aqueles que queiram nos acompanhar neste percurso.

  • Datas: 19/04; 21/06; 16/08; 18/10
  • Hora: 20h

Bibliografia:
Lacan, J. A mulher, mais verdadeira e mais real (capítulo XIV). Coisa de Macho (capítulo XV). In: Seminário livro 10., Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. Ano 2005.
Lacan, J. DA interpretação à transferência. In: Seminário livro 11, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. Ano 1990.
Leclaire, S. O sonho do Unicórnio. In: Psicanalisar. Rio de Janeiro. Perspectiva. 2019.
Tower, Lúcia E. Contratransferência. In: Acheronta 19.
Pdf. www.acheronta.org/index.htm
Back To Top