skip to Main Content

“Não procuro, eu acho”

Juan Cruz Galigniana

É com grande prazer que trazemos notícias das atividades já iniciadas para a 4° Jornada da EBP-Seção Sul. Inspirados pelo tema que nos convoca, fomos tomados por algumas questões nas quais temos nos detido cuidadosamente: como fazer das referências bibliográficas letra viva capaz de causar o desejo de saber? De que maneira criar um lugar em que o rigor do manejo conceitual e epistêmico possa fazer litoral com o fino grão da loucura de cada um?

São questões sem respostas definitivas, mas que tocam nossos corpos e orientam nossas pesquisas, elaborações e escolhas. É assim que apostamos em possíveis novos modos de fazer, não sem nos valer das experiências e dos aprendizados fruto de nossas Jornadas anteriores.

Em primeiro lugar, este ano nossas publicações acontecerão de maneira periódica e estarão organizadas por linhas temáticas. A partida foi dada pela “Linha A”: Loucura, delírio e liberdade, já disponível em nossa página.

Haverá também, em cada boletim, a escansão de uma referência escrita por um integrante da equipe à luz das propostas presentes no argumento e nos três eixos apresentados em nossas duas preparatórias iniciais.

Finalmente, poderão acompanhar postagens semanais via Instagram. Aqui, além das citações de Freud, Lacan, Miller e outros autores do Campo Freudiano, ganham espaço o cinema, a música e a literatura.

A parceria e o diálogo assíduo com as equipes “Fora de Linha” e “Nas redes, os laços” tem sido essencial no desenho deste caminho. A louco-motiva está em pleno movimento. Convidamo-los a tomar seus acentos, para que cada um, causado pelo seu desejo, possa colocar-se a trabalho e contribuir com a vivificação da psicanálise de orientação lacaniana.

 

Back To Top