A dessemelhança entre os iguais: psicanálise e democracia Fernanda Baptista Fundado numa questão que subverte,…
Editorial Bricolagens #04
Nesta quarta edição do Bricolagens damos início a apresentação e discussão sobre os eixos de trabalho da 2ª Jornada da EBP Seção Sul – “Falar sobre o que não existe. Do gozo do sentido às bricolagens possíveis”. Serão 4 eixos orientadores com os seguintes temas:
Eixo 1 – Bricolagens: o fazer singular com os restos ao longo de uma análise?
Eixo 2 – A verdade não existe. Qual lugar para a democracia?
Eixo 3 – Subjetividades contemporâneas: o real do gozo e a trama dos discursos
Eixo 4 – Qual o estatuto do que faz falar?
Neste Boletim vocês poderão ler e escutar os autores que desenvolveram os argumentos dos eixos 1 e 4, Liège Goulart e Gilberto Rudek da Fonseca, respectivamente.
A discussão sobre estes eixos continua na coluna Rebotalhos com os comentários de Maria Teresa Wendhausen e Valéria Beatriz Araújo, que destacam pontos fundamentais dos textos de cada eixo, abrindo para novas questões que por si só já materializam os primeiros efeitos de trabalho a partir dos eixos da Jornada.
A comissão de Referências Bibliográficas localiza no Seminário 4 uma indicação-provocação de leitura, num trecho em que Lacan traz a ideia do mito para articular as questões da existência e não-existência.
Na coluna Fragmentos Outros vocês encontrarão uma contribuição de Daniel Wallace a partir do conto “Um pai de família”, de Kafka, que aborda a possibilidade de invenção de uma outra língua como saída frente a angústia.
Por fim, o Bricolagens 4 também anuncia que além do convidado especial Enric Berenguer (AME/ELP/AMP), teremos a participação de Tania Abreu (AE/EBP/AMP) que dará seu testemunho de final de análise em uma mesa de passe com a presença de Marcelo Veras (AME/EBP/AMP), notícia apresentada a partir do instigante convite de Marcia Stival e Louise Lhullier: “É com vistas ao inédito que cada testemunho presentifica, no que tange ao uso que se faz da língua para se virar diante dos encontros com o real, que salientamos a relevância desta mesa e aguardamos a presença de cada um de vocês”.
É com a alegria dos avanços nos preparativos para a nossa Jornada que convidamos vocês a leitura e participação. Boa leitura!