#05 - Outubro 2022
Editorial Boletim Ressonâncias #03
“A interpretação é um dizer que visa ao corpo falante para produzir nele um acontecimento, para passar para as tripas, dizia Lacan […] Quando se analisa o inconsciente, o sentido da interpretação é a verdade. Quando se analisa o falasser, o corpo falante, o sentido da interpretação é o gozo”.
MILLER, Jacques-Alain. O osso de uma análise + O inconsciente e o corpo falante. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 136.
Colegas,
Neste terceiro número de RESSONÂNCIAS contaremos, em primeiro lugar, com as instigações destacadas por Licene Garcia em torno da segunda atividade preparatória da 3ª Jornada da EBP-Seção Sul: A escuta analítica, na qual os eixos clínico e epistêmico foram apresentados por Célia Winter (EBP/AMP) e Cínthia Busato (EBP/AMP), “Do sujeito ao falasser” e “Uma pontuação sem texto”, respectivamente, ambos comentados pelo colega Henri Kaufmanner (EBP/AMP).
Em seguida, vocês poderão encontrar os comentários de Eneida Medeiros Santos (EBP/AMP) sobre “Escuta, ressonância, leitura” no percurso investigativo desenhado especialmente por Jacques Lacan. E, finalizando este número, vocês ainda poderão ler as escansões elaboradas por Paula Lermen em torno tanto do texto “Ler um sintoma”, de Jacques-Alain Miller, quanto das águas por onde Lacan navega no Seminário 19.
Como vocês perceberão, os três textos apresentam uma experiência bastante pungente em torno das delícias e dores contidas nos sintomas, as quais cabem ser arejadas ao longo de uma análise, quase no eco da música “Vento sardo”, cantada por Marisa Monte e Jorge Drexler. “Ressonância” e “leitura” são as palavras-chave desse arejamento propiciado por meio da escuta analítica. Note-se, além do mais, que elas perpassam aspectos bastante determinantes do feliz encontro de Jacques Lacan com as elaborações apresentadas por James Joyce, na esteira de Ulisses. Vale lembrar que, como resultado das pesquisas da Comissão de Referências Bibliográficas, já dispomos de uma lista de citações especialmente importantes em torno da escuta analítica – não só importantes como também instigantes para todos aqueles que, por exemplo, consideram escrever algum texto para esta 3ª Jornada. Essas citações e referências podem ser consultadas através do site da 3ª Jornada da EBP-Seção Sul – clique aqui.
Aproveitamos este editorial para lembrar que, no dia 24 de agosto, às 20h, através da plataforma Zoom, ocorrerá a terceira atividade preparatória da 3ª Jornada da EBP-Seção Sul. Desta vez, Lucíola Freitas de Macêdo (EBP/AMP) trará seus comentários a respeito do eixo político que será apresentado por Flávia Cêra (EBP/AMP). Essa terceira atividade preparatória será coordenada por Nohemí Brown (EBP/AMP).
Boa leitura e até logo!