skip to Main Content

Boletim Corpografias #1

#01 – MAIO 2024

EDITORIAL

Comissão do Boletim: Juan Cruz Galigniana (Coord.), Andrea Tochetto, Luciana Romagnolli, Paula Nocquet, Silvia Lazarini

O lançamento da 5° Jornada da EBP-Seção Sul, acontecido no dia 08 de maio, causou efeitos. Orientações, questões e inquietações surgidas na conversação marcam o início do caminho rumo a outubro. Fazendo série com esses efeitos, eis a publicação de nosso primeiro número.

Entendemos o Boletim como uma superfície, um corpo – por que não? – que possa ser tocado e atravessado pelo trabalho de cada um de vocês. Nessa direção, e como tão precisamente pontuou Nohemí Brown…

A jornada da formação

Gresiela Nunes da Rosa – Membro da EBP/AMP – Coordenadora da 5ª Jornada da EBP-Sul

O trabalho do psicanalista é solitário. Estando ele no seu consultório privado ou mesmo trabalhando em instituições multiprofissionais, ao fim e ao cabo, seu fazer, seu ato, será sempre o ato de Um sozinho.

Esta solidão não está presente apenas no ato (no fazer prático do psicanalista), ela está em toda parte, inclusive na formação do psicanalista, pois tem algo de impossível de se ensinar nesta função. No texto “A formação do analista”, Miller (2003, p. 29) nos diz…

Argumento

Discursos e corpos: a causa do dizer

Nohemí Brown (EBP/AMP) – Coordenadora da comissão epistêmica da 5ª Jornada da EBP-Sul

Partimos de uma conjunção de dois termos colocados no plural. Trata-se de um par? De uma articulação ou de uma separação em uma conjunção forçada? A qual dos dois termos devemos dar mais ênfase?

Importância da Jornada para a Seção

Célia Ferreira Carta Winter (EBP/AMP) – Diretora Geral da EBP-Sul

Boa noite! É com muita alegria que nos reunimos hoje para o lançamento da 5ª Jornada da Seção Sul, Discursos e corpos: a causa do dizer. Estamos presencialmente em Curitiba, Florianópolis, Tubarão, Ponta Grossa, Joinville e Londrina, e on-line para as demais regiões, atestando essa força viva, que o trabalho e o desejo de Escola reúnem em torno de uma Jornada de Seção. Todos os anos, as seções da EBP, cada uma, com a sua forma singular, trabalham em torno do tema proposto, ou pelo Encontro Brasileiro, como acontece este ano, cujo título é: Os Corpos Aprisionados pelos Discursos…e seus restos, ou, no próximo ano, orientadas pelo Congresso da AMP.

“moradas IV” – Francisco Faria, Técnica mista, 80×160 cm. 1992

Baptista, J.V & Faria, F. Corpografias: Autópsia poética das passagens. São Paulo, Ed. Iluminuras, 1992, p. 79.

Comissão de Divulgação

Na quadratura do círculo, às vezes, o círculo é uma elipse

Comissão de Divulgação: Diego Cervelin (coord.), Licene Garcia, Luciana Romagnolli, Priscila de Sá Santos, Valéria Beatriz Araujo

Como discursos, corpos e a causa do dizer poderiam se transformar em imagens-convites ao trabalho? Após mais de um século de intensos debates na arte, política e psicanálise, poderíamos falar em “representação” ou “figuração”? Não haveria aí o perigo de abrir mão da potência subversiva da psicanálise? Como sustentar a importância do dizer como suporte de implicação subjetiva se engrossássemos o coro de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? E os restos que adquirem uma contextura tão palpável em nossos divãs?

Comissão de Referências Bibliográficas

Comissão de Referências: Verônica Paola Montenegro (coord.), Priscila de Sá Santos, Soledad Torres, Rafaela Maester, Mauro Agosti, Leonardo Mendonça

Nós, da equipe da Comissão de Referências Bibliográficas da 5ª Jornada da Seção Sul, apostamos que tanto a leitura quanto o uso das referências podem ser transmitidos com uma precisão atrativa, que nos tire do engessamento da teoria como inalcançável, convocando a um impulso que movimente a pesquisa no uso das referências e na escrita dos textos para a Jornada.

Comissão de Acolhimento

Comissão de Acolhimento: Andrea Tochetto, Cauana Mestre, Juliana Rego Silva (coord.), Maria Luiza Rovaris, Mariana Queiroz

A Comissão de Acolhimento da 5° Jornada da EBP – Seção Sul toma como seu horizonte de trabalho, mais do que sistemáticas organizativas de hospitalidade, formas de acolher e receber não só os participantes da jornada, mas, sobretudo, seu tema. Discursos e Corpos: A Causa do Dizernos atravessa como tom investigativo de pesquisa. De que maneira esse tema nos toca? O que pode ser causa de dizer e elucubração em cada eixo temático? Como poder construir uma experiência de vociferação, daquilo que nos causa como dizer, daquilo que nos convoca ao que há de mais vivo em uma experiência?

Diretoria – Célia Ferreira Carta Winter, Mariana Zelis, Teresa Pavone, Adriana Rodrigues

Coordenação – Gresiela Nunes da Rosa (EBP/AMP)

Comissão de Boletim: Juan Cruz Galigniana (coord.), Andrea Tochetto, Luciana Romagnolli, Paula Nocquet e Sílvia Lazarini.

Criação e Editoração: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com

Back To Top